Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/97685 |
Resumo: | Nos últimos anos, os educadores têm se interessado por questões relacionadas à disciplina/indisciplina em sala de aula. Temos observado também que, paralelamente a esses conceitos, idéias sobre limites aparecem nas práticas pedagógicas. Dessa forma, em consonância com esse interesse, trazemos a presente pesquisa visando contribuir com a produção teórica sobre o assunto e, assim, auxiliar a práxis dos profissionais da educação, em particular da educação infantil. Este trabalho pretende investigar como se caracterizam as práticas educativas voltadas para lidar com as questões relativas à disciplina. Buscamos conhecer o que os educadores de uma instituição pública de educação infantil compreendem por disciplina / indisciplina e limites e, quais ações desenvolvem para trabalhar com essa temática. Trata-se de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participam de seu cotidiano.Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não-estruturadas e semi- estruturadas com os educadores que atuam na creche e na pré-escola. Analisamos também, os seguintes documentos: o Projeto Político Pedagógico e as Diretrizes Pedagógicas. Os dados foram analisados de acordo com a perspectiva dialética. Desse modo, em nossa pesquisa bibliográfica procuramos realizar uma análise histórica das práticas disciplinares na educação e concomitantemente buscamos investigar as possíveis relações entre os conceitos de infância e disciplina. Podemos considerar, a partir de nosso estudo, que os educadores de crianças de zero a seis anos pesquisados compreendem os conceitos de limites e disciplina como sinônimos.... |
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Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de casoEducação de criançasDisciplinaIndisciplinaLimitesDisciplineIndisciplineLimitsChildren educationNos últimos anos, os educadores têm se interessado por questões relacionadas à disciplina/indisciplina em sala de aula. Temos observado também que, paralelamente a esses conceitos, idéias sobre limites aparecem nas práticas pedagógicas. Dessa forma, em consonância com esse interesse, trazemos a presente pesquisa visando contribuir com a produção teórica sobre o assunto e, assim, auxiliar a práxis dos profissionais da educação, em particular da educação infantil. Este trabalho pretende investigar como se caracterizam as práticas educativas voltadas para lidar com as questões relativas à disciplina. Buscamos conhecer o que os educadores de uma instituição pública de educação infantil compreendem por disciplina / indisciplina e limites e, quais ações desenvolvem para trabalhar com essa temática. Trata-se de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participam de seu cotidiano.Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não-estruturadas e semi- estruturadas com os educadores que atuam na creche e na pré-escola. Analisamos também, os seguintes documentos: o Projeto Político Pedagógico e as Diretrizes Pedagógicas. Os dados foram analisados de acordo com a perspectiva dialética. Desse modo, em nossa pesquisa bibliográfica procuramos realizar uma análise histórica das práticas disciplinares na educação e concomitantemente buscamos investigar as possíveis relações entre os conceitos de infância e disciplina. Podemos considerar, a partir de nosso estudo, que os educadores de crianças de zero a seis anos pesquisados compreendem os conceitos de limites e disciplina como sinônimos....In the last few years, some educators have been interested in subjects related to discipline/indiscipline in the classroom. We've noticed that together with these subjects, ideas about the limits have arisen in the educational practice, too. In this way, together with this interest, this research was developed to try to contribute with the theoretic production about the subject, and consequently, to help the education professionals praxis, in particular, the ones who work with children. This work intends to investigate how the educational practices focused on these subjects related to discipline are chacterized. In other words, we've researched how the educators from a public institution for children define discipline/indiscipline and limits, and what procedures they have taken to deal with this theme. It's an investigation format characterized as an Ethnographical Case Study. This way of researching allowed us to know deeply the culture of an institution, and the professional's prospects that make part in its every day life. In this way, we've made systematic observations of the institutional routine, as well as, structured and non-structured interviews with the educators who work with the creche and pre-school pupils. We've also analysed the following documents: Political Pedagogical Project and the Pedagogical Guidelines. The data were analysed according to the dialectic perspective. Thus, in our bibliographical research we've tried to analyse the history of the practices related to discipline in education, and at the same time to investigate the possible links between the concepts of childhood and discipline. We are allowed to consider from our study that the educators of children, from zero to six years old, who were researched have the same concepts about limits and discipline, and they see both words as synonyms ...(Complete abstract, click electronic address below).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:29:04Z2014-06-11T19:29:04Z2005-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 f. : il.application/pdfSCHICOTTI, Rosana Vera de Oliveira. Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso. 2005. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2005.http://hdl.handle.net/11449/97685000329595schicotti_rvo_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:44:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97685Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:31:16.136790Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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