Belê: aplicativo de avaliação de produtos de beleza visando os conceitos de User Experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prudente, Caroline Reis Rezende
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217994
Resumo: O setor de produtos cosméticos e de beleza está em crescimento no Brasil nas últimas décadas – o país é considerado o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Os clientes deste setor costumam pesquisar as características dos produtos antes da compra, pois há uma preocupação com a qualidade e efetividade desses itens cosméticos. No entanto, as informações e opiniões dos produtos estão, hoje em dia, pulverizadas por várias plataformas, o que dificulta a busca dos dados pelo consumidor. Observa-se que quando se tem a informação sobre o produto, amplia-se a chance de escolha de itens que atendam o cliente da melhor forma, evitando outras compras e desperdício. Dessa forma, o objetivo deste projeto foi o de criar uma plataforma de avaliação de produtos de beleza, em que os usuários poderão revelar e comentar suas experiências com produtos cosméticos. Utilizando os conceitos de experiência do usuário (UX) foram realizadas pesquisas para conhecer o público-alvo do aplicativo e como resultado prático, foi criado um protótipo de média fidelidade do app, intitulado “Belê”.
id UNSP_cac546e00a605077ba99d8e808a30f6b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217994
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Belê: aplicativo de avaliação de produtos de beleza visando os conceitos de User ExperienceBelê: design de una aplicación de reseña de productos cosméticosBelê: development of an application to evaluate beauty products applying the concepts of User ExperienceExperiência do usuárioAplicativos móveisCosméticosBeleza física (Estética)DesignUser ExperienceMobile appsBeauty, PersonalO setor de produtos cosméticos e de beleza está em crescimento no Brasil nas últimas décadas – o país é considerado o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Os clientes deste setor costumam pesquisar as características dos produtos antes da compra, pois há uma preocupação com a qualidade e efetividade desses itens cosméticos. No entanto, as informações e opiniões dos produtos estão, hoje em dia, pulverizadas por várias plataformas, o que dificulta a busca dos dados pelo consumidor. Observa-se que quando se tem a informação sobre o produto, amplia-se a chance de escolha de itens que atendam o cliente da melhor forma, evitando outras compras e desperdício. Dessa forma, o objetivo deste projeto foi o de criar uma plataforma de avaliação de produtos de beleza, em que os usuários poderão revelar e comentar suas experiências com produtos cosméticos. Utilizando os conceitos de experiência do usuário (UX) foram realizadas pesquisas para conhecer o público-alvo do aplicativo e como resultado prático, foi criado um protótipo de média fidelidade do app, intitulado “Belê”.The cosmetics and beauty sector has been growing in Brazil in the last decades – the country is considered the fourth largest beauty and personal care market in the world. In this sector customers usually research products before purchasing, as there is a concern about the quality and effectiveness of items in this sector. However, information and opinions about the product are, nowadays, spread across several platforms, which makes it difficult for costumers to search for data. It is noted that when there is information about the product, the choice of items that fit the customer in the best way is broader, preventing other purchases and waste. Thus, this project aimed to create a platform for evaluating beauty products, in which users can reveal and comment on their experiences with cosmetic products. Applying the concepts of User Experience (UX) research was made to get to know the target audience of the application and as a practical result, a medium fidelity prototype app was developed, entitled “Belê”.El Brasil es considerado el cuarto mayor mercado de belleza y cuidado personal del mundo. Los clientes de este sector tienden a investigar las características de los productos antes de comprarlos. Esta información se distribuye en varias plataformas online, lo que dificulta que consumidores busquen estos datos. Por lo tanto, el objetivo de este proyecto fue crear una plataforma para evaluar productos de belleza. Utilizando conceptos de experiencia de usuario (UX), se realizó una investigación para conocer el público-objetivo y, como resultado práctico, se creó un prototipo de fidelidad media de la aplicación (app), denominado "Belê", para reseña de cosméticos.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Henriques, Fernanda [UNESP]Margadona, Laís Akemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prudente, Caroline Reis Rezende2022-04-25T18:42:53Z2022-04-25T18:42:53Z2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217994porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-30T06:05:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217994Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-30T06:05:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Belê: aplicativo de avaliação de produtos de beleza visando os conceitos de User Experience
Belê: design de una aplicación de reseña de productos cosméticos
Belê: development of an application to evaluate beauty products applying the concepts of User Experience
title Belê: aplicativo de avaliação de produtos de beleza visando os conceitos de User Experience
spellingShingle Belê: aplicativo de avaliação de produtos de beleza visando os conceitos de User Experience
Prudente, Caroline Reis Rezende
Experiência do usuário
Aplicativos móveis
Cosméticos
Beleza física (Estética)
Design
User Experience
Mobile apps
Beauty, Personal
title_short Belê: aplicativo de avaliação de produtos de beleza visando os conceitos de User Experience
title_full Belê: aplicativo de avaliação de produtos de beleza visando os conceitos de User Experience
title_fullStr Belê: aplicativo de avaliação de produtos de beleza visando os conceitos de User Experience
title_full_unstemmed Belê: aplicativo de avaliação de produtos de beleza visando os conceitos de User Experience
title_sort Belê: aplicativo de avaliação de produtos de beleza visando os conceitos de User Experience
author Prudente, Caroline Reis Rezende
author_facet Prudente, Caroline Reis Rezende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Fernanda [UNESP]
Margadona, Laís Akemi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Prudente, Caroline Reis Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência do usuário
Aplicativos móveis
Cosméticos
Beleza física (Estética)
Design
User Experience
Mobile apps
Beauty, Personal
topic Experiência do usuário
Aplicativos móveis
Cosméticos
Beleza física (Estética)
Design
User Experience
Mobile apps
Beauty, Personal
description O setor de produtos cosméticos e de beleza está em crescimento no Brasil nas últimas décadas – o país é considerado o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Os clientes deste setor costumam pesquisar as características dos produtos antes da compra, pois há uma preocupação com a qualidade e efetividade desses itens cosméticos. No entanto, as informações e opiniões dos produtos estão, hoje em dia, pulverizadas por várias plataformas, o que dificulta a busca dos dados pelo consumidor. Observa-se que quando se tem a informação sobre o produto, amplia-se a chance de escolha de itens que atendam o cliente da melhor forma, evitando outras compras e desperdício. Dessa forma, o objetivo deste projeto foi o de criar uma plataforma de avaliação de produtos de beleza, em que os usuários poderão revelar e comentar suas experiências com produtos cosméticos. Utilizando os conceitos de experiência do usuário (UX) foram realizadas pesquisas para conhecer o público-alvo do aplicativo e como resultado prático, foi criado um protótipo de média fidelidade do app, intitulado “Belê”.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-25T18:42:53Z
2022-04-25T18:42:53Z
2022-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217994
url http://hdl.handle.net/11449/217994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046228498317312