Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Teresa Mendes de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90072
Resumo: Este projeto se propõe a investigar os significados atribuídos por professores e professoras e pelo próprio grupo de estudantes em relação às questões de gênero e sexualidade e suas manifestações no cotidiano escolar. Constituem-se objetivos específicos deste estudo investigar e caracterizar as concepções de masculino, de feminino e de sexualidade presentes nas falas e práticas de professores e professoras; identificar e analisar a percepção dos docentes sobre seus alunos e alunas; investigar e caracterizar nas falas dos alunos e alunas, a concepção de masculino, feminino e de sexualidade; examinar a percepção dos alunos e alunas em relação à atuação de seus professores e professoras em sala de aula e na escola; investigar os contornos da relação educadores – estudantes conforme o sexo; caracterizar e analisar os estereótipos presentes nas percepções dos entrevistados. Para tanto utilizamos diferentes instrumentos de pesquisa qualitativa, no intuito de sinalizar nas falas e posturas dos diferentes protagonistas indícios da forma pela qual se representam e relacionam quanto ao gênero e a sexualidade. O estudo ao tratar mais especificamente das interações destes estudantes (alunos e alunas) com seus professores e professoras no cotidiano escolar, procura constatar em um primeiro momento, se existem diferenças na forma de atuação destes educadores e educadoras, quais são elas e como os estudantes a percebem. Posteriormente, essas informações foram analisadas localizando o quanto estas constroem ou não padrões de relacionamento dentro da escola. Após a coleta e a analise dos dados obtidos, buscaremos relacionar a postura dos alunos e alunas às concepções presentes na prática de seus professores e professoras, verificando o quanto essas concepções se relacionam, estão imbricadas, ou não
id UNSP_cb07c8469223b45a0af37406e2b33aef
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90072
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental IISexo - Manifestações no cotidiano escolarSexuality - Manifestations in school routineEste projeto se propõe a investigar os significados atribuídos por professores e professoras e pelo próprio grupo de estudantes em relação às questões de gênero e sexualidade e suas manifestações no cotidiano escolar. Constituem-se objetivos específicos deste estudo investigar e caracterizar as concepções de masculino, de feminino e de sexualidade presentes nas falas e práticas de professores e professoras; identificar e analisar a percepção dos docentes sobre seus alunos e alunas; investigar e caracterizar nas falas dos alunos e alunas, a concepção de masculino, feminino e de sexualidade; examinar a percepção dos alunos e alunas em relação à atuação de seus professores e professoras em sala de aula e na escola; investigar os contornos da relação educadores – estudantes conforme o sexo; caracterizar e analisar os estereótipos presentes nas percepções dos entrevistados. Para tanto utilizamos diferentes instrumentos de pesquisa qualitativa, no intuito de sinalizar nas falas e posturas dos diferentes protagonistas indícios da forma pela qual se representam e relacionam quanto ao gênero e a sexualidade. O estudo ao tratar mais especificamente das interações destes estudantes (alunos e alunas) com seus professores e professoras no cotidiano escolar, procura constatar em um primeiro momento, se existem diferenças na forma de atuação destes educadores e educadoras, quais são elas e como os estudantes a percebem. Posteriormente, essas informações foram analisadas localizando o quanto estas constroem ou não padrões de relacionamento dentro da escola. Após a coleta e a analise dos dados obtidos, buscaremos relacionar a postura dos alunos e alunas às concepções presentes na prática de seus professores e professoras, verificando o quanto essas concepções se relacionam, estão imbricadas, ou nãoThis project proposes to investigate the meanings attributed by professors and by the group of students in relation to gender and sexuality and understand their manifestations in school routine. Constitute specific objectives of this study to investigate and characterize the concepts of gender and sexuality present in the discourse and practices of teachers, to identify and analyze the perceptions of teachers about their students, to investigate and characterize the speech of students, the conception of gender and sexuality, examine the perceptions of students regarding the role of their teachers in the classroom and school; investigate the contours of the relationship educators - students according to sex, characterize and analyze the stereotypes present in the perceptions of those interviewed. For this purpose we’ll use various instruments of qualitative research in order to signal the speeches and postures of the different protagonists evidence of the way they represent themselves and relate to gender and sexuality. The study specifically to treat the interactions of these students (male and female) with their teachers in the school routine, searches at first to see if there are differences in the way of action of these educators, what are they and how students perceive it. Subsequently, this information will be analyzed and locating the construct or not these patterns of relationships within the school. After collecting and analyzing the data obtained, we will seek to relate the attitude of students to the concepts present in the practice of their teachers, checking how these concepts relate, are overlapping or notUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Maria Teresa Mendes de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:24:18Z2014-06-11T19:24:18Z2011-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis210 f. : il.application/pdfLIMA, Maria Teresa Mendes de Oliveira. Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II. 2011. 210 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90072000697995lima_mtmo_me_rcla.pdf33004137064P27864828747687778Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-03T06:12:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90072Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:50:31.458799Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II
title Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II
spellingShingle Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II
Lima, Maria Teresa Mendes de Oliveira [UNESP]
Sexo - Manifestações no cotidiano escolar
Sexuality - Manifestations in school routine
title_short Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II
title_full Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II
title_fullStr Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II
title_sort Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II
author Lima, Maria Teresa Mendes de Oliveira [UNESP]
author_facet Lima, Maria Teresa Mendes de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Teresa Mendes de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sexo - Manifestações no cotidiano escolar
Sexuality - Manifestations in school routine
topic Sexo - Manifestações no cotidiano escolar
Sexuality - Manifestations in school routine
description Este projeto se propõe a investigar os significados atribuídos por professores e professoras e pelo próprio grupo de estudantes em relação às questões de gênero e sexualidade e suas manifestações no cotidiano escolar. Constituem-se objetivos específicos deste estudo investigar e caracterizar as concepções de masculino, de feminino e de sexualidade presentes nas falas e práticas de professores e professoras; identificar e analisar a percepção dos docentes sobre seus alunos e alunas; investigar e caracterizar nas falas dos alunos e alunas, a concepção de masculino, feminino e de sexualidade; examinar a percepção dos alunos e alunas em relação à atuação de seus professores e professoras em sala de aula e na escola; investigar os contornos da relação educadores – estudantes conforme o sexo; caracterizar e analisar os estereótipos presentes nas percepções dos entrevistados. Para tanto utilizamos diferentes instrumentos de pesquisa qualitativa, no intuito de sinalizar nas falas e posturas dos diferentes protagonistas indícios da forma pela qual se representam e relacionam quanto ao gênero e a sexualidade. O estudo ao tratar mais especificamente das interações destes estudantes (alunos e alunas) com seus professores e professoras no cotidiano escolar, procura constatar em um primeiro momento, se existem diferenças na forma de atuação destes educadores e educadoras, quais são elas e como os estudantes a percebem. Posteriormente, essas informações foram analisadas localizando o quanto estas constroem ou não padrões de relacionamento dentro da escola. Após a coleta e a analise dos dados obtidos, buscaremos relacionar a postura dos alunos e alunas às concepções presentes na prática de seus professores e professoras, verificando o quanto essas concepções se relacionam, estão imbricadas, ou não
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-02
2014-06-11T19:24:18Z
2014-06-11T19:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Maria Teresa Mendes de Oliveira. Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II. 2011. 210 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90072
000697995
lima_mtmo_me_rcla.pdf
33004137064P2
7864828747687778
identifier_str_mv LIMA, Maria Teresa Mendes de Oliveira. Entre tapas e beijos quais as possibilidades ?: tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II. 2011. 210 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000697995
lima_mtmo_me_rcla.pdf
33004137064P2
7864828747687778
url http://hdl.handle.net/11449/90072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128708891901952