Mulheres fazem isso? Análise das estratégias de gestão do rúgbi feminino no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, José Carlos [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cafeo, Marta Regina Garcia [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/91
http://hdl.handle.net/11449/135486
Resumo: This paper presents the integrated sports marketing to female rugby management in Brazil and analyzes the strategies used to popularize this sport. The Brazilian Confederation of Rugby in 2011 developed a strategic planning with the objective of restructuring mode and has been using sports marketing concepts to promote rugby, aiming its growth, both in numbers of practitioners, as supporters and fans. To perform the proposed objective was conducted a survey exploratory on the rugby modality that will be present at the Olympic Games in 2016. We analyze also the history of women's Rugby Team and the tools of marketing and sportive management used by the Confederation. At the end is a study of the strategies of sports management female rugby in Brazil, taking into consideration also the gender issue, especially the obstacles women face athletes in a sport that is blended with the virility and strength male.
id UNSP_cbaf429f3d194e39dfb1e7a4c6a0c679
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135486
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mulheres fazem isso? Análise das estratégias de gestão do rúgbi feminino no BrasilWomen do it? Analysis of women's rugby management strategies in BrazilMujeres hacer eso? Análisis de la gestión de rugby femenino estrategias en BrasilRugbySportMarketingManagementWomanRugbyDeporteComercializaciónGestiónMujeresRúgbiEsporteMarketingGestãoMulherThis paper presents the integrated sports marketing to female rugby management in Brazil and analyzes the strategies used to popularize this sport. The Brazilian Confederation of Rugby in 2011 developed a strategic planning with the objective of restructuring mode and has been using sports marketing concepts to promote rugby, aiming its growth, both in numbers of practitioners, as supporters and fans. To perform the proposed objective was conducted a survey exploratory on the rugby modality that will be present at the Olympic Games in 2016. We analyze also the history of women's Rugby Team and the tools of marketing and sportive management used by the Confederation. At the end is a study of the strategies of sports management female rugby in Brazil, taking into consideration also the gender issue, especially the obstacles women face athletes in a sport that is blended with the virility and strength male.Este artículo presenta el marketing deportivo integrado de la gestión de rugby femenino en Brasil y analiza las estrategias utilizadas para popularizar este deporte. La Confederación Brasileña de Rugby en 2011 desarrolló una planificación estratégica con el fin de reestructurar el deporte y ha estado utilizando deportivos conceptos de marketing para promocionar el rugby, con el objetivo de su crecimiento, tanto en número de practicantes, como seguidores y fans. Para llevar a cabo el objetivo propuesto, la investigación exploratoria se realizó en la modalidad de rugby que estará presente en los Juegos Olímpicos en 2016. Se analiza también la historia de Rugby de la mujer y de marketing y gestión deportiva herramientas utilizadas por la Confederación. Al final es un estudio de las estrategias de gestión deportiva femenina de rugby en Brasil, teniendo en cuenta también la cuestión de género, en particular, los obstáculos que las mujeres enfrentan los atletas en un deporte que se alió con la masculinidad y la fuerza masculina.Este artigo apresenta o marketing esportivo integrado à gestão do rúgbi feminino no Brasil e analisa as estratégias utilizadas para a popularização desta modalidade esportiva. A Confederação Brasileira de Rúgbi, em 2011 elaborou um planejamento estratégico com o objetivo de reestruturar a modalidade e vem utilizando conceitos de marketing esportivo para fomento do rúgbi, visando o seu crescimento, tanto em números de praticantes, como de apoiadores e torcedores. Para realização do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa exploratória sobre o rúgbi, modalidade que estará presente nos Jogos Olímpicos de 2016. Analisam-se ainda a história da Seleção feminina de Rúgbi e as ferramentas de marketing e gestão esportiva utilizada pela Confederação. Ao final é realizado um estudo das estratégias da gestão esportiva do rúgbi feminino no Brasil, levando-se em consideração também a questão de gênero, em especial os obstáculos que as mulheres esportistas enfrentam em um esporte que está aliado à virilidade e à força masculina.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Ciências Humanas, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Ciências Humanas, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, José Carlos [UNESP]Cafeo, Marta Regina Garcia [UNESP]2016-03-02T13:03:00Z2016-03-02T13:03:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article26-40application/pdfhttp://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/91Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, v. 3, n. 2, p. 26-40, 2014.2316-932Xhttp://hdl.handle.net/11449/135486ISSN2316-932X-2014-03-02-26-40.pdf1983002105394146Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPodium: Sport, Leisure and Tourism Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T15:50:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135486Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:14:50.958947Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres fazem isso? Análise das estratégias de gestão do rúgbi feminino no Brasil
Women do it? Analysis of women's rugby management strategies in Brazil
Mujeres hacer eso? Análisis de la gestión de rugby femenino estrategias en Brasil
title Mulheres fazem isso? Análise das estratégias de gestão do rúgbi feminino no Brasil
spellingShingle Mulheres fazem isso? Análise das estratégias de gestão do rúgbi feminino no Brasil
Marques, José Carlos [UNESP]
Rugby
Sport
Marketing
Management
Woman
Rugby
Deporte
Comercialización
Gestión
Mujeres
Rúgbi
Esporte
Marketing
Gestão
Mulher
title_short Mulheres fazem isso? Análise das estratégias de gestão do rúgbi feminino no Brasil
title_full Mulheres fazem isso? Análise das estratégias de gestão do rúgbi feminino no Brasil
title_fullStr Mulheres fazem isso? Análise das estratégias de gestão do rúgbi feminino no Brasil
title_full_unstemmed Mulheres fazem isso? Análise das estratégias de gestão do rúgbi feminino no Brasil
title_sort Mulheres fazem isso? Análise das estratégias de gestão do rúgbi feminino no Brasil
author Marques, José Carlos [UNESP]
author_facet Marques, José Carlos [UNESP]
Cafeo, Marta Regina Garcia [UNESP]
author_role author
author2 Cafeo, Marta Regina Garcia [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, José Carlos [UNESP]
Cafeo, Marta Regina Garcia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Rugby
Sport
Marketing
Management
Woman
Rugby
Deporte
Comercialización
Gestión
Mujeres
Rúgbi
Esporte
Marketing
Gestão
Mulher
topic Rugby
Sport
Marketing
Management
Woman
Rugby
Deporte
Comercialización
Gestión
Mujeres
Rúgbi
Esporte
Marketing
Gestão
Mulher
description This paper presents the integrated sports marketing to female rugby management in Brazil and analyzes the strategies used to popularize this sport. The Brazilian Confederation of Rugby in 2011 developed a strategic planning with the objective of restructuring mode and has been using sports marketing concepts to promote rugby, aiming its growth, both in numbers of practitioners, as supporters and fans. To perform the proposed objective was conducted a survey exploratory on the rugby modality that will be present at the Olympic Games in 2016. We analyze also the history of women's Rugby Team and the tools of marketing and sportive management used by the Confederation. At the end is a study of the strategies of sports management female rugby in Brazil, taking into consideration also the gender issue, especially the obstacles women face athletes in a sport that is blended with the virility and strength male.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:03:00Z
2016-03-02T13:03:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/91
Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, v. 3, n. 2, p. 26-40, 2014.
2316-932X
http://hdl.handle.net/11449/135486
ISSN2316-932X-2014-03-02-26-40.pdf
1983002105394146
url http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/91
http://hdl.handle.net/11449/135486
identifier_str_mv Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, v. 3, n. 2, p. 26-40, 2014.
2316-932X
ISSN2316-932X-2014-03-02-26-40.pdf
1983002105394146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Podium: Sport, Leisure and Tourism Review
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26-40
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129178729447424