Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grisi, Roseni Nunes de Figueiredo [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/100393
Resumo: O estudo teve como objetivo verificar a associação entre o nível de atividade física habitual (NAFH) e a prática de AF realizada na infância em escolares do Ensino Fundamental de João Pessoa-PB. Caracterizou-se como um estudo descritivo, exploratório, quantitativo, de base escolar. A amostra constituiu-se de 342 escolares, com idade entre 9 e 17 anos (12,9 ± 1,3), sendo 196 (57,3%) do sexo feminino e 146 (42,7%) do masculino. O NAFH foi avaliado por meio do Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C), que investigou a prática de esportes e jogos, AF na escola e no tempo de lazer. O escore final foi efetuado pela média de todas as questões, cujos valores de (1) muito sedentário a (5) muito ativo indicaram a classificação dos escolares: inativos (escores < 3) ou ativos (escores ≥ 3). Para avaliar o nível de AF (NAF) infantil, foram incluídas duas perguntas no questionário aplicado aos pais/responsáveis, atribuindo-se, para cada alternativa, os valores: (0) não; (1) raramente e (2) frequentemente, cujo escore correspondeu à soma de todas as AF realizadas. O escore final foi obtido por meio de medidas de posição, com valores acima do percentil 75 (P75), como ativos. Desse modo, no NAF infantil de 0-4 anos de idade, os escolares foram classificados: inativos (escores ≤ 8 pontos) e ativos (escores ≥ 9) e no NAF infantil, de 5-10 anos, inativos (escores ≤12 pontos) e ativos (escores ≥ 13). Para análise descritiva, utilizou-se médias, desvios-padrão, porcentagens, valores mínimos e máximos. Nas análises multivariáveis, optou-se pela Regressão Logística, como medida de associação, cuja Razão de Odds (RO), nos modelos bruto e ajustado, considerou o intervalo de confiança (IC) em 95% e a inatividade física (IF) dos escolares como desfecho. Foi estabelecido o nível de significância de p < 0,05 em todas as análises. Foram analisadas as...
id UNSP_cc0bf9e09b96dc630aa30f23856d0906
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/100393
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PBCapacidade motoraCriançasAdolescentesAtividade físicaPhysical activityChildAdolescentO estudo teve como objetivo verificar a associação entre o nível de atividade física habitual (NAFH) e a prática de AF realizada na infância em escolares do Ensino Fundamental de João Pessoa-PB. Caracterizou-se como um estudo descritivo, exploratório, quantitativo, de base escolar. A amostra constituiu-se de 342 escolares, com idade entre 9 e 17 anos (12,9 ± 1,3), sendo 196 (57,3%) do sexo feminino e 146 (42,7%) do masculino. O NAFH foi avaliado por meio do Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C), que investigou a prática de esportes e jogos, AF na escola e no tempo de lazer. O escore final foi efetuado pela média de todas as questões, cujos valores de (1) muito sedentário a (5) muito ativo indicaram a classificação dos escolares: inativos (escores < 3) ou ativos (escores ≥ 3). Para avaliar o nível de AF (NAF) infantil, foram incluídas duas perguntas no questionário aplicado aos pais/responsáveis, atribuindo-se, para cada alternativa, os valores: (0) não; (1) raramente e (2) frequentemente, cujo escore correspondeu à soma de todas as AF realizadas. O escore final foi obtido por meio de medidas de posição, com valores acima do percentil 75 (P75), como ativos. Desse modo, no NAF infantil de 0-4 anos de idade, os escolares foram classificados: inativos (escores ≤ 8 pontos) e ativos (escores ≥ 9) e no NAF infantil, de 5-10 anos, inativos (escores ≤12 pontos) e ativos (escores ≥ 13). Para análise descritiva, utilizou-se médias, desvios-padrão, porcentagens, valores mínimos e máximos. Nas análises multivariáveis, optou-se pela Regressão Logística, como medida de associação, cuja Razão de Odds (RO), nos modelos bruto e ajustado, considerou o intervalo de confiança (IC) em 95% e a inatividade física (IF) dos escolares como desfecho. Foi estabelecido o nível de significância de p < 0,05 em todas as análises. Foram analisadas as...This study aimed mainly to investigate the association between the habitual physical activity level (HPAL) and the practice of PA performed in childhood in primary schools in João Pessoa/PB. A descriptive, exploratory and quantitative of school-based study was developed. The sample consisted of 342 schoolchildren aged between 9 and 17 years (12.9 ± 1.3), 196 female (57.3%) and 146 males (42.7%). The HPAL was assessed by the Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C), which investigated the practice of sports and games, PA in school and in leisure time. The final score was made by averaging all the issues, the values of (1) very sedentary (5) very active to classify scholars in: inactive (scores < 3) or active (scores ≥ 3). For assessing the children PA level (PAL), two questions were included in questionnaire for the parents/guardians. For each alternative, the values were: (0) no, (1) rarely and (2) often, which score according to the sum of all the PA offered. The final score was obtained by position’s measures with values above the 75th percentile (P75) as active. Thus, in the children’s PAL of 0-4 years, the students were classified: inactive (score ≤ 8 points) and active (scores ≥ 9) and in the children’s PAL of 5-10 years, the schoolchildren were classified: inactive with scores ≤ 12 points and inactive as active with scores ≥ 13. We used means, standard deviations, percentages, minimum and maximum values for descriptive analysis. In multivariable analysis, we chose Logistic Regression as a measure of association whose odds ratio (OR) considered crude and adjusted models and the confidence interval (CI) in 95% and physical inactivity (PI) of the students as an outcome. We established the significance level of p <0.05 in all analysis. Variables were analyzed: sex, age, NAF children of 0-4 and 5-10 years, NAF parents/guardians, body mass index (BMI) ... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kokubun, Eduardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grisi, Roseni Nunes de Figueiredo [UNESP]2014-06-11T19:30:52Z2014-06-11T19:30:52Z2011-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis103 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfGRISI, Roseni Nunes de Figueiredo. Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB. 2011. 103 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/100393000647818grisi_rnf_dr_rcla.pdf33004137062P036508439187556820000-0002-9404-3444Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:18:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/100393Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:25:52.688260Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB
title Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB
spellingShingle Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB
Grisi, Roseni Nunes de Figueiredo [UNESP]
Capacidade motora
Crianças
Adolescentes
Atividade física
Physical activity
Child
Adolescent
title_short Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB
title_full Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB
title_fullStr Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB
title_full_unstemmed Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB
title_sort Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB
author Grisi, Roseni Nunes de Figueiredo [UNESP]
author_facet Grisi, Roseni Nunes de Figueiredo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kokubun, Eduardo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Grisi, Roseni Nunes de Figueiredo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade motora
Crianças
Adolescentes
Atividade física
Physical activity
Child
Adolescent
topic Capacidade motora
Crianças
Adolescentes
Atividade física
Physical activity
Child
Adolescent
description O estudo teve como objetivo verificar a associação entre o nível de atividade física habitual (NAFH) e a prática de AF realizada na infância em escolares do Ensino Fundamental de João Pessoa-PB. Caracterizou-se como um estudo descritivo, exploratório, quantitativo, de base escolar. A amostra constituiu-se de 342 escolares, com idade entre 9 e 17 anos (12,9 ± 1,3), sendo 196 (57,3%) do sexo feminino e 146 (42,7%) do masculino. O NAFH foi avaliado por meio do Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C), que investigou a prática de esportes e jogos, AF na escola e no tempo de lazer. O escore final foi efetuado pela média de todas as questões, cujos valores de (1) muito sedentário a (5) muito ativo indicaram a classificação dos escolares: inativos (escores < 3) ou ativos (escores ≥ 3). Para avaliar o nível de AF (NAF) infantil, foram incluídas duas perguntas no questionário aplicado aos pais/responsáveis, atribuindo-se, para cada alternativa, os valores: (0) não; (1) raramente e (2) frequentemente, cujo escore correspondeu à soma de todas as AF realizadas. O escore final foi obtido por meio de medidas de posição, com valores acima do percentil 75 (P75), como ativos. Desse modo, no NAF infantil de 0-4 anos de idade, os escolares foram classificados: inativos (escores ≤ 8 pontos) e ativos (escores ≥ 9) e no NAF infantil, de 5-10 anos, inativos (escores ≤12 pontos) e ativos (escores ≥ 13). Para análise descritiva, utilizou-se médias, desvios-padrão, porcentagens, valores mínimos e máximos. Nas análises multivariáveis, optou-se pela Regressão Logística, como medida de associação, cuja Razão de Odds (RO), nos modelos bruto e ajustado, considerou o intervalo de confiança (IC) em 95% e a inatividade física (IF) dos escolares como desfecho. Foi estabelecido o nível de significância de p < 0,05 em todas as análises. Foram analisadas as...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-25
2014-06-11T19:30:52Z
2014-06-11T19:30:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRISI, Roseni Nunes de Figueiredo. Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB. 2011. 103 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/100393
000647818
grisi_rnf_dr_rcla.pdf
33004137062P0
3650843918755682
0000-0002-9404-3444
identifier_str_mv GRISI, Roseni Nunes de Figueiredo. Associação entre o nível de atividade física habitual e a prática de atividade física realizada na infância em escolares do ensino fundamental de João Pessoa - PB. 2011. 103 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000647818
grisi_rnf_dr_rcla.pdf
33004137062P0
3650843918755682
0000-0002-9404-3444
url http://hdl.handle.net/11449/100393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 f. : il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129066900914176