Evaluation of tractive performance of four agricultural tractors in laterally inclined terrain
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162011000500010 http://hdl.handle.net/11449/5146 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho operacional de quatro tratores agrícolas com tração dianteira auxiliar, em função de seis inclinações laterais, em uma pista lateral de ensaios, pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Botucatu. As inclinações laterais foram 0; 5; 10; 15; 20 e 25 graus. em todas estas situações, os tratores operaram com carga predeterminada de tração imposta ao trator tracionado de 40 kN na inclinação de 0 grau. Portanto, foi utilizado um delineamento em blocos casualizados (DBC), sendo seis inclinações e quatro tratores, e com três repetições para cada tratamento. As variáveis analisadas foram patinhagem, força de tração, consumo horário de combustível e velocidade de deslocamento. Concluiu-se que a configuração dos rodados pneumáticos influenciaram no desempenho operacional dos tratores, conforme aumentaram as inclinações laterais do terreno. |
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Evaluation of tractive performance of four agricultural tractors in laterally inclined terrainAvaliação do desempenho operacional de quatro tratores agrícolas em terreno inclinado lateralmenteforça de traçãopatinhagemdeclividade lateraltractive forceslippagelateral steepnessO presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho operacional de quatro tratores agrícolas com tração dianteira auxiliar, em função de seis inclinações laterais, em uma pista lateral de ensaios, pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Botucatu. As inclinações laterais foram 0; 5; 10; 15; 20 e 25 graus. em todas estas situações, os tratores operaram com carga predeterminada de tração imposta ao trator tracionado de 40 kN na inclinação de 0 grau. Portanto, foi utilizado um delineamento em blocos casualizados (DBC), sendo seis inclinações e quatro tratores, e com três repetições para cada tratamento. As variáveis analisadas foram patinhagem, força de tração, consumo horário de combustível e velocidade de deslocamento. Concluiu-se que a configuração dos rodados pneumáticos influenciaram no desempenho operacional dos tratores, conforme aumentaram as inclinações laterais do terreno.The present work aimed to evaluate the tractive performance of four agricultural tractors with auxiliary front traction in function of six lateral inclinations in a lateral track of trials, which belongs to the Agronomic Sciences Faculty from the São Paulo State University, Campus of Botucatu. The lateral inclinations were 0; 5; 10; 15; 20 and 25 degrees. In all of these situations, the tractors operated with predetermined load of an imposed traction to the pulled tractor of 40 kN in the inclination of 0 degrees. Hence a delineation in random blocks was used, considering six inclinations and four tractors, and with three repetitions for each treatment. The analyzed variables were slippage, tractive force, hourly fuel consumption, and speed. It was concluded that the pneumatic tire configurations influenced in the tractive performance of the tractors, as they increased the lateral inclinations of the terrain.Universidade Estadual de Maringá (UEM) Departamento de Máquinas e ImplementosUNESP Faculdade de Engenharia MecânicaUNESP FCA Depto. de Eng. RuralUEMS Departamento de AgronomiaUNESP Faculdade de Engenharia MecânicaUNESP FCA Depto. de Eng. RuralAssociação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)Universidade Estadual de Maringá (UEM)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)Leite, FabricioSantos, João E. G. dos [UNESP]Lanças, Kleber Pereira [UNESP]Leite Júnior, João B.2014-05-20T13:19:30Z2014-05-20T13:19:30Z2011-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article923-929application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162011000500010Engenharia Agrícola. Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, v. 31, n. 5, p. 923-929, 2011.0100-6916http://hdl.handle.net/11449/514610.1590/S0100-69162011000500010S0100-69162011000500010WOS:000306569100010S0100-69162011000500010.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPengEngenharia Agrícola0.3870,305info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T14:00:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/5146Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:17:41.270943Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho operacional de quatro tratores agrícolas com tração dianteira auxiliar, em função de seis inclinações laterais, em uma pista lateral de ensaios, pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Botucatu. As inclinações laterais foram 0; 5; 10; 15; 20 e 25 graus. em todas estas situações, os tratores operaram com carga predeterminada de tração imposta ao trator tracionado de 40 kN na inclinação de 0 grau. Portanto, foi utilizado um delineamento em blocos casualizados (DBC), sendo seis inclinações e quatro tratores, e com três repetições para cada tratamento. As variáveis analisadas foram patinhagem, força de tração, consumo horário de combustível e velocidade de deslocamento. Concluiu-se que a configuração dos rodados pneumáticos influenciaram no desempenho operacional dos tratores, conforme aumentaram as inclinações laterais do terreno. |
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