Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Gabriela Flores [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235409
Resumo: Este trabalho, que agora se materializa em reflexão teórico prática no âmbito da universidade, não é somente fruto destes quatro anos de Graduação em Licenciatura em Arte-Teatro, mas também fruto de uma longa caminhada como atriz e professora de teatro em diferentes contextos, com diferentes abordagens e objetivos. Nosso intuito é tecer uma reflexão cotejando a análise da minha própria experiência com diferentes visões de teatro e suas respectivas pedagogias, no sentido de problematizar e lançar olhares para o campo do ensino da arte/teatro no Brasil. Através da diferenciação entre teatro dramático e teatro performativo, passando pelo teatro pós dramático, investigaremos também, as transformações fundamentais que ocorreram no teatro e como estas transformações influenciaram ou não as pedagogias do teatro e ampliaram ou não os modos do fazer/acontecer do(a) professor(a)/artista de teatro. Interessa-nos escavar as possíveis relações e tensões entre teoria e prática, entre teatro e educação e entre tradição e contemporaneidade. Estas tensões, entendidas aqui como opostos que se complementam, dizem respeito à toda uma constelação de assuntos que fatalmente mobilizam a prática do(a) professor(a) de teatro, seja no âmbito do ensino formal, seja no âmbito do ensino não formal. Estamos, portanto, num campo híbrido de investigação, um “espaço entre”. Neste campo a perspectiva que nos interessa observar é a práxis do(a) professor(a)/artista. Atuando em processos tanto artísticos quanto pedagógicos este profissional, também híbrido, conjuga na sua ação duas grandes áreas de conhecimento Arte e Educação.
id UNSP_cc1966f865c2f8dc8e7c2444d9035161
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235409
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?Between the dramatic and the performative: how to make tradition and contemporaneity coexist in the practice of the artist teacher?Pedagogia do teatroArtes cênicasTeatro performativoTeatro-educaçãoTeatro dramáticoEste trabalho, que agora se materializa em reflexão teórico prática no âmbito da universidade, não é somente fruto destes quatro anos de Graduação em Licenciatura em Arte-Teatro, mas também fruto de uma longa caminhada como atriz e professora de teatro em diferentes contextos, com diferentes abordagens e objetivos. Nosso intuito é tecer uma reflexão cotejando a análise da minha própria experiência com diferentes visões de teatro e suas respectivas pedagogias, no sentido de problematizar e lançar olhares para o campo do ensino da arte/teatro no Brasil. Através da diferenciação entre teatro dramático e teatro performativo, passando pelo teatro pós dramático, investigaremos também, as transformações fundamentais que ocorreram no teatro e como estas transformações influenciaram ou não as pedagogias do teatro e ampliaram ou não os modos do fazer/acontecer do(a) professor(a)/artista de teatro. Interessa-nos escavar as possíveis relações e tensões entre teoria e prática, entre teatro e educação e entre tradição e contemporaneidade. Estas tensões, entendidas aqui como opostos que se complementam, dizem respeito à toda uma constelação de assuntos que fatalmente mobilizam a prática do(a) professor(a) de teatro, seja no âmbito do ensino formal, seja no âmbito do ensino não formal. Estamos, portanto, num campo híbrido de investigação, um “espaço entre”. Neste campo a perspectiva que nos interessa observar é a práxis do(a) professor(a)/artista. Atuando em processos tanto artísticos quanto pedagógicos este profissional, também híbrido, conjuga na sua ação duas grandes áreas de conhecimento Arte e Educação.This work, which now materializes in practical theoretical reflection within the university, is not only the fruit of these four years of Undergraduate Degree in ArtTheater, but also the fruit of a long walk as an actress and theater teacher in different contexts, with different approaches and objectives. Our intention is to weave a reflection comparing the analysis of my own practice with different visions of theater and their respective pedagogies, in the sense of problematizing and throwing glances for the field of teaching of art / theater in Brazil. Through the differentiation between dramatic theater and performative theater, through post-dramatic theater, we will also investigate the fundamental transformations that occurred in the theater and how these transformations influenced theater pedagogies and whether or not they broadened the ways of doing teacher / theater artist. We are interested in excavating the possible relations and tensions between practice and theory, between theater and education, and between tradition and contemporaneity. These tensions, understood here as complementary opposites, concern the whole constellation of subjects that fatally mobilize the theater teacher's practice, whether in the context of formal teaching or in the field of non-formal teaching. We are, therefore, in a hybrid field of investigation, a "space between". In this field, the perspective that we are interested to observe is the praxis of the teacher / artist. Acting in both artistic and pedagogical processes, this professional, also a hybrid, combines two areas of knowledge in Art and Education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Pedro Haddad [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Gabriela Flores [UNESP]2022-06-29T14:00:53Z2022-06-29T14:00:53Z2018-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:13:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235409Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:44:29.092349Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?
Between the dramatic and the performative: how to make tradition and contemporaneity coexist in the practice of the artist teacher?
title Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?
spellingShingle Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?
Nunes, Gabriela Flores [UNESP]
Pedagogia do teatro
Artes cênicas
Teatro performativo
Teatro-educação
Teatro dramático
title_short Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?
title_full Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?
title_fullStr Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?
title_full_unstemmed Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?
title_sort Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?
author Nunes, Gabriela Flores [UNESP]
author_facet Nunes, Gabriela Flores [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Pedro Haddad [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Gabriela Flores [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do teatro
Artes cênicas
Teatro performativo
Teatro-educação
Teatro dramático
topic Pedagogia do teatro
Artes cênicas
Teatro performativo
Teatro-educação
Teatro dramático
description Este trabalho, que agora se materializa em reflexão teórico prática no âmbito da universidade, não é somente fruto destes quatro anos de Graduação em Licenciatura em Arte-Teatro, mas também fruto de uma longa caminhada como atriz e professora de teatro em diferentes contextos, com diferentes abordagens e objetivos. Nosso intuito é tecer uma reflexão cotejando a análise da minha própria experiência com diferentes visões de teatro e suas respectivas pedagogias, no sentido de problematizar e lançar olhares para o campo do ensino da arte/teatro no Brasil. Através da diferenciação entre teatro dramático e teatro performativo, passando pelo teatro pós dramático, investigaremos também, as transformações fundamentais que ocorreram no teatro e como estas transformações influenciaram ou não as pedagogias do teatro e ampliaram ou não os modos do fazer/acontecer do(a) professor(a)/artista de teatro. Interessa-nos escavar as possíveis relações e tensões entre teoria e prática, entre teatro e educação e entre tradição e contemporaneidade. Estas tensões, entendidas aqui como opostos que se complementam, dizem respeito à toda uma constelação de assuntos que fatalmente mobilizam a prática do(a) professor(a) de teatro, seja no âmbito do ensino formal, seja no âmbito do ensino não formal. Estamos, portanto, num campo híbrido de investigação, um “espaço entre”. Neste campo a perspectiva que nos interessa observar é a práxis do(a) professor(a)/artista. Atuando em processos tanto artísticos quanto pedagógicos este profissional, também híbrido, conjuga na sua ação duas grandes áreas de conhecimento Arte e Educação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-08
2022-06-29T14:00:53Z
2022-06-29T14:00:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235409
url http://hdl.handle.net/11449/235409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128851814907904