Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235409 |
Resumo: | Este trabalho, que agora se materializa em reflexão teórico prática no âmbito da universidade, não é somente fruto destes quatro anos de Graduação em Licenciatura em Arte-Teatro, mas também fruto de uma longa caminhada como atriz e professora de teatro em diferentes contextos, com diferentes abordagens e objetivos. Nosso intuito é tecer uma reflexão cotejando a análise da minha própria experiência com diferentes visões de teatro e suas respectivas pedagogias, no sentido de problematizar e lançar olhares para o campo do ensino da arte/teatro no Brasil. Através da diferenciação entre teatro dramático e teatro performativo, passando pelo teatro pós dramático, investigaremos também, as transformações fundamentais que ocorreram no teatro e como estas transformações influenciaram ou não as pedagogias do teatro e ampliaram ou não os modos do fazer/acontecer do(a) professor(a)/artista de teatro. Interessa-nos escavar as possíveis relações e tensões entre teoria e prática, entre teatro e educação e entre tradição e contemporaneidade. Estas tensões, entendidas aqui como opostos que se complementam, dizem respeito à toda uma constelação de assuntos que fatalmente mobilizam a prática do(a) professor(a) de teatro, seja no âmbito do ensino formal, seja no âmbito do ensino não formal. Estamos, portanto, num campo híbrido de investigação, um “espaço entre”. Neste campo a perspectiva que nos interessa observar é a práxis do(a) professor(a)/artista. Atuando em processos tanto artísticos quanto pedagógicos este profissional, também híbrido, conjuga na sua ação duas grandes áreas de conhecimento Arte e Educação. |
id |
UNSP_cc1966f865c2f8dc8e7c2444d9035161 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/235409 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista?Between the dramatic and the performative: how to make tradition and contemporaneity coexist in the practice of the artist teacher?Pedagogia do teatroArtes cênicasTeatro performativoTeatro-educaçãoTeatro dramáticoEste trabalho, que agora se materializa em reflexão teórico prática no âmbito da universidade, não é somente fruto destes quatro anos de Graduação em Licenciatura em Arte-Teatro, mas também fruto de uma longa caminhada como atriz e professora de teatro em diferentes contextos, com diferentes abordagens e objetivos. Nosso intuito é tecer uma reflexão cotejando a análise da minha própria experiência com diferentes visões de teatro e suas respectivas pedagogias, no sentido de problematizar e lançar olhares para o campo do ensino da arte/teatro no Brasil. Através da diferenciação entre teatro dramático e teatro performativo, passando pelo teatro pós dramático, investigaremos também, as transformações fundamentais que ocorreram no teatro e como estas transformações influenciaram ou não as pedagogias do teatro e ampliaram ou não os modos do fazer/acontecer do(a) professor(a)/artista de teatro. Interessa-nos escavar as possíveis relações e tensões entre teoria e prática, entre teatro e educação e entre tradição e contemporaneidade. Estas tensões, entendidas aqui como opostos que se complementam, dizem respeito à toda uma constelação de assuntos que fatalmente mobilizam a prática do(a) professor(a) de teatro, seja no âmbito do ensino formal, seja no âmbito do ensino não formal. Estamos, portanto, num campo híbrido de investigação, um “espaço entre”. Neste campo a perspectiva que nos interessa observar é a práxis do(a) professor(a)/artista. Atuando em processos tanto artísticos quanto pedagógicos este profissional, também híbrido, conjuga na sua ação duas grandes áreas de conhecimento Arte e Educação.This work, which now materializes in practical theoretical reflection within the university, is not only the fruit of these four years of Undergraduate Degree in ArtTheater, but also the fruit of a long walk as an actress and theater teacher in different contexts, with different approaches and objectives. Our intention is to weave a reflection comparing the analysis of my own practice with different visions of theater and their respective pedagogies, in the sense of problematizing and throwing glances for the field of teaching of art / theater in Brazil. Through the differentiation between dramatic theater and performative theater, through post-dramatic theater, we will also investigate the fundamental transformations that occurred in the theater and how these transformations influenced theater pedagogies and whether or not they broadened the ways of doing teacher / theater artist. We are interested in excavating the possible relations and tensions between practice and theory, between theater and education, and between tradition and contemporaneity. These tensions, understood here as complementary opposites, concern the whole constellation of subjects that fatally mobilize the theater teacher's practice, whether in the context of formal teaching or in the field of non-formal teaching. We are, therefore, in a hybrid field of investigation, a "space between". In this field, the perspective that we are interested to observe is the praxis of the teacher / artist. Acting in both artistic and pedagogical processes, this professional, also a hybrid, combines two areas of knowledge in Art and Education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Pedro Haddad [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Gabriela Flores [UNESP]2022-06-29T14:00:53Z2022-06-29T14:00:53Z2018-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:13:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235409Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:44:29.092349Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista? Between the dramatic and the performative: how to make tradition and contemporaneity coexist in the practice of the artist teacher? |
title |
Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista? |
spellingShingle |
Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista? Nunes, Gabriela Flores [UNESP] Pedagogia do teatro Artes cênicas Teatro performativo Teatro-educação Teatro dramático |
title_short |
Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista? |
title_full |
Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista? |
title_fullStr |
Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista? |
title_full_unstemmed |
Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista? |
title_sort |
Entre o dramático e o performativo: como fazer coexistir tradição e contemporaneidade na prática do(a) professor(a) artista? |
author |
Nunes, Gabriela Flores [UNESP] |
author_facet |
Nunes, Gabriela Flores [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Pedro Haddad [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Gabriela Flores [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do teatro Artes cênicas Teatro performativo Teatro-educação Teatro dramático |
topic |
Pedagogia do teatro Artes cênicas Teatro performativo Teatro-educação Teatro dramático |
description |
Este trabalho, que agora se materializa em reflexão teórico prática no âmbito da universidade, não é somente fruto destes quatro anos de Graduação em Licenciatura em Arte-Teatro, mas também fruto de uma longa caminhada como atriz e professora de teatro em diferentes contextos, com diferentes abordagens e objetivos. Nosso intuito é tecer uma reflexão cotejando a análise da minha própria experiência com diferentes visões de teatro e suas respectivas pedagogias, no sentido de problematizar e lançar olhares para o campo do ensino da arte/teatro no Brasil. Através da diferenciação entre teatro dramático e teatro performativo, passando pelo teatro pós dramático, investigaremos também, as transformações fundamentais que ocorreram no teatro e como estas transformações influenciaram ou não as pedagogias do teatro e ampliaram ou não os modos do fazer/acontecer do(a) professor(a)/artista de teatro. Interessa-nos escavar as possíveis relações e tensões entre teoria e prática, entre teatro e educação e entre tradição e contemporaneidade. Estas tensões, entendidas aqui como opostos que se complementam, dizem respeito à toda uma constelação de assuntos que fatalmente mobilizam a prática do(a) professor(a) de teatro, seja no âmbito do ensino formal, seja no âmbito do ensino não formal. Estamos, portanto, num campo híbrido de investigação, um “espaço entre”. Neste campo a perspectiva que nos interessa observar é a práxis do(a) professor(a)/artista. Atuando em processos tanto artísticos quanto pedagógicos este profissional, também híbrido, conjuga na sua ação duas grandes áreas de conhecimento Arte e Educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-08 2022-06-29T14:00:53Z 2022-06-29T14:00:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/235409 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/235409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128851814907904 |