Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000200007
http://hdl.handle.net/11449/6382
Resumo: Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.
id UNSP_cc377a1608776cb78497df5efd7e0a0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/6382
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambientalTemática ambientalprocesso educativocartesianismoEnvironmental issueseducational processcartesianismEste trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.This paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências LetrasUniversidasde Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de DidáticaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciano Fernandes [UNESP]Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]2014-05-20T13:21:57Z2014-05-20T13:21:57Z2000-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article169-179application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000200007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 2, p. 169-179, 2000.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/638210.1590/S1516-73132000000200007S1516-73132000000200007S1516-73132000000200007.pdf07923096242704670000-0003-1939-3580SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6382Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:12:45.266715Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
title Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
spellingShingle Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
Temática ambiental
processo educativo
cartesianismo
Environmental issues
educational process
cartesianism
title_short Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
title_full Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
title_fullStr Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
title_full_unstemmed Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
title_sort Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
author Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
author_facet Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
author_role author
author2 Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano Fernandes [UNESP]
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Temática ambiental
processo educativo
cartesianismo
Environmental issues
educational process
cartesianism
topic Temática ambiental
processo educativo
cartesianismo
Environmental issues
educational process
cartesianism
description Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
2014-05-20T13:21:57Z
2014-05-20T13:21:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000200007
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 2, p. 169-179, 2000.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/6382
10.1590/S1516-73132000000200007
S1516-73132000000200007
S1516-73132000000200007.pdf
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000200007
http://hdl.handle.net/11449/6382
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 2, p. 169-179, 2000.
1516-7313
10.1590/S1516-73132000000200007
S1516-73132000000200007
S1516-73132000000200007.pdf
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169-179
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129595944206336