Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000200007 http://hdl.handle.net/11449/6382 |
Resumo: | Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo. |
id |
UNSP_cc377a1608776cb78497df5efd7e0a0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6382 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambientalTemática ambientalprocesso educativocartesianismoEnvironmental issueseducational processcartesianismEste trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.This paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências LetrasUniversidasde Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de DidáticaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciano Fernandes [UNESP]Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]2014-05-20T13:21:57Z2014-05-20T13:21:57Z2000-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article169-179application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000200007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 2, p. 169-179, 2000.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/638210.1590/S1516-73132000000200007S1516-73132000000200007S1516-73132000000200007.pdf07923096242704670000-0003-1939-3580SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6382Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:12:45.266715Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental |
title |
Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental |
spellingShingle |
Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental Silva, Luciano Fernandes [UNESP] Temática ambiental processo educativo cartesianismo Environmental issues educational process cartesianism |
title_short |
Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental |
title_full |
Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental |
title_fullStr |
Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental |
title_full_unstemmed |
Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental |
title_sort |
Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental |
author |
Silva, Luciano Fernandes [UNESP] |
author_facet |
Silva, Luciano Fernandes [UNESP] Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciano Fernandes [UNESP] Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Temática ambiental processo educativo cartesianismo Environmental issues educational process cartesianism |
topic |
Temática ambiental processo educativo cartesianismo Environmental issues educational process cartesianism |
description |
Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-01-01 2014-05-20T13:21:57Z 2014-05-20T13:21:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000200007 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 2, p. 169-179, 2000. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/6382 10.1590/S1516-73132000000200007 S1516-73132000000200007 S1516-73132000000200007.pdf 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000200007 http://hdl.handle.net/11449/6382 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 2, p. 169-179, 2000. 1516-7313 10.1590/S1516-73132000000200007 S1516-73132000000200007 S1516-73132000000200007.pdf 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
169-179 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129595944206336 |