Diagnóstico do processo de terceirização do transporte rodoviário de madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Fernanda Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90626
Resumo: A terceirização do setor de transporte rodoviário de madeira pode trazer vantagens para as empresas desde que, feita de maneira correta, organizada e com a aplicação dos conceitos de logística. Além de movimentar grandes volumes, o transporte é responsável por cerca da metade dos custos da madeira posta nas fábricas. Este trabalho teve como objetivos: avaliar o transporte rodoviário de madeira de reflorestamentos e classificar as empresas de acordo com o volume anual de madeira transportada. As informações gerais foram obtidas através de questionário de consulta os quais foram enviados através dos correios. Foram avaliadas as empresas que utilizam o serviço de transporte próprio bem como as prestadoras de serviços (terceiros). As empresas foram agrupadas de acordo com o volume de madeira. Foram avaliados aspectos relacionados à terceirização do transporte rodoviário de madeira. Os resultados obtidos com base no levantamento de dados das empresas pesquisadas revelaram que o volume total de madeira transportada (Eucalyptus e Pinus), totalizou cerca de 20,5 milhões de m³/ano, sendo o volume mínimo transportado de 126,5 mil m³/ano, já o volume médio superou 1 milhão de m³/ano e o volume máximo transportado totalizou 5 milhões m³/ano. Das empresas pesquisadas, 94 % utilizam transporte terceirizado. Ele responde por 92,8 % do volume de madeira transportada. De toda a madeira transportada, 83 % é Eucalyptus e 17 % é Pinus. Do total de Eucalyptus, 58 % da madeira é transportada com casca e 25 % sem casca e do total de Pinus, 15 % da madeira é transportada com casca e 2 % sem casca. No transporte de madeira foi detectado que a maioria dos veículos utilizados pertencem às classes pesados e extrapesados, ou seja, acima de 30 toneladas. A idade média da frota utilizada no transporte rodoviário de madeira foi de 4,5 anos.
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