Mundo e narrativa, tempo e ética: os limiares da fantasia contemporânea como ramificação da grande épica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luís Otávio Araujo Leal de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238155
Resumo: Este trabalho visa a estudar a fantasia contemporânea como narrativa e, partindo das teorias da narrativa, do fantástico e do romance, colocá-la em paralelo com gêneros da grande épica, como o romance e a epopeia, partindo de obras do gênero, a saber, O nome do vento (2009), O temor do sábio (2011) e A música do silêncio (2014), de Patrick Rothfuss, As mentiras de Locke Lamora (2014), de Scott Lynch e O Circo Mecânico Tresaulti (2016), de Geneviéve Valentine. Tais obras, depois de devidamente expostas as bases teóricas que alicerçarão este trabalho, serão analisadas a partir dos escopos formal (o narrador, o ponto de vista, os personagens, a organização temporal, as ferramentas narrativas utilizadas para criação de efeitos de sentido etc.) e temático (a representação do mundo, o conceito de real, a ética, os conflitos dramáticos, os elementos sobrenaturais etc.) e contrastadas com obras pertencentes a gêneros já consolidados da grande épica, com o intuito de compreender se a fantasia contemporânea melhor seria descrita como um gênero, uma corrente, um modo ou um subgênero do romance ao qual é imanente certa carga temática, bem como de situar a fantasia em relação ao fantástico e ao maravilhoso, de forma a compreender quais papeis são desempenhados pelos elementos sobrenaturais na fantasia contemporânea e quais de seus efeitos de sentido e artifícios formais poderiam ser reproduzidos ou replicados separadamente do elemento sobrenatural e de outros fenômenos temáticos e formais que vierem a se mostrar mais ou menos inerentes à fantasia contemporânea. Por fim, é também do interesse deste trabalho compreender quais das características das obras selecionadas como objetos de estudo mostram-se uma espécie de tendência entre narrativas de fantasia e quais mais parecem uma peculiaridade do autor ou de dita obra, para que seja assim possível traçar os limites da fantasia contemporânea, seja como gênero, modo, corrente ou simples carga de elementos temáticos.
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