Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2010v44n2p451 http://hdl.handle.net/11449/124975 |
Resumo: | This report comes from psychological appointments to families of teenagers within the socio-educational approach of Assisted Freedom. The interventions were carried out to give teenagers the pertaining feeling to a family back and to manage conflict situations. The method included interviews and home appointments with the whole family, appointments in family groups within the institution and also with an available psychological attendance for urgent and emergent matters. In the mediator psychologist view, getting along with the family decreased teenagers feelings of abandonment and also their negative actions. Study results demonstrated the relevance of the proposal to improve the quality of the relationship between adolescents with their family, school and society in which they belong. |
id |
UNSP_ccd083909cd2db4729e63aba636c4d9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/124975 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiênciaSchool dropoutsTeenagersSocio-educational approachInterventions in the family systemVulnerable environmentAggressivenessEvasão escolarAdolescentesMedida socioeducativaIntervenções no sistema familiarAmbiente vulnerávelAgressividadeThis report comes from psychological appointments to families of teenagers within the socio-educational approach of Assisted Freedom. The interventions were carried out to give teenagers the pertaining feeling to a family back and to manage conflict situations. The method included interviews and home appointments with the whole family, appointments in family groups within the institution and also with an available psychological attendance for urgent and emergent matters. In the mediator psychologist view, getting along with the family decreased teenagers feelings of abandonment and also their negative actions. Study results demonstrated the relevance of the proposal to improve the quality of the relationship between adolescents with their family, school and society in which they belong.O texto relata uma experiência de mediação psicológica no trabalho de orientação às famílias de adolescentes inseridos nas Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida. As intervenções tinham o objetivo de devolver aos jovens o sentimento de pertencimento a uma família e mediar a resolução de conflitos. O método contou com entrevistas e atendimentos domiciliares com todo o sistema familiar, atendimentos em grupos de famílias na instituição e também com a disponibilização de um serviço de plantão psicológico, para o acolhimento de questões de urgência e emergência. Na percepção do mediador, a retomada da convivência mais saudável com parte, ou até com a família toda, diminuía o desamparo percebido e as ações negativas desses jovens. Resultados do estudo demonstraram a relevância da proposta para a melhoria da qualidade do vínculo dos adolescentes com a família, com a escola e com a sociedade na qual estão inseridos.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carlo, Francisco deZaniolo, Leandro Osni [UNESP]2015-07-15T18:28:07Z2015-07-15T18:28:07Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article451-464application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2010v44n2p451Revista de Ciências Humanas, v. 44, n. 2, p. 451-464, 2010.0101-9589http://hdl.handle.net/11449/124975ISSN0101-9589-2010-44-02-451-464.pdf8134353768180999Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Ciências Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124975Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:23.958658Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência |
title |
Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência |
spellingShingle |
Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência Carlo, Francisco de School dropouts Teenagers Socio-educational approach Interventions in the family system Vulnerable environment Aggressiveness Evasão escolar Adolescentes Medida socioeducativa Intervenções no sistema familiar Ambiente vulnerável Agressividade |
title_short |
Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência |
title_full |
Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência |
title_fullStr |
Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência |
title_full_unstemmed |
Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência |
title_sort |
Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência |
author |
Carlo, Francisco de |
author_facet |
Carlo, Francisco de Zaniolo, Leandro Osni [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Zaniolo, Leandro Osni [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlo, Francisco de Zaniolo, Leandro Osni [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
School dropouts Teenagers Socio-educational approach Interventions in the family system Vulnerable environment Aggressiveness Evasão escolar Adolescentes Medida socioeducativa Intervenções no sistema familiar Ambiente vulnerável Agressividade |
topic |
School dropouts Teenagers Socio-educational approach Interventions in the family system Vulnerable environment Aggressiveness Evasão escolar Adolescentes Medida socioeducativa Intervenções no sistema familiar Ambiente vulnerável Agressividade |
description |
This report comes from psychological appointments to families of teenagers within the socio-educational approach of Assisted Freedom. The interventions were carried out to give teenagers the pertaining feeling to a family back and to manage conflict situations. The method included interviews and home appointments with the whole family, appointments in family groups within the institution and also with an available psychological attendance for urgent and emergent matters. In the mediator psychologist view, getting along with the family decreased teenagers feelings of abandonment and also their negative actions. Study results demonstrated the relevance of the proposal to improve the quality of the relationship between adolescents with their family, school and society in which they belong. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-07-15T18:28:07Z 2015-07-15T18:28:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2010v44n2p451 Revista de Ciências Humanas, v. 44, n. 2, p. 451-464, 2010. 0101-9589 http://hdl.handle.net/11449/124975 ISSN0101-9589-2010-44-02-451-464.pdf 8134353768180999 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2010v44n2p451 http://hdl.handle.net/11449/124975 |
identifier_str_mv |
Revista de Ciências Humanas, v. 44, n. 2, p. 451-464, 2010. 0101-9589 ISSN0101-9589-2010-44-02-451-464.pdf 8134353768180999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências Humanas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
451-464 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128554951507968 |