Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlo, Francisco de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Zaniolo, Leandro Osni [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2010v44n2p451
http://hdl.handle.net/11449/124975
Resumo: This report comes from psychological appointments to families of teenagers within the socio-educational approach of Assisted Freedom. The interventions were carried out to give teenagers the pertaining feeling to a family back and to manage conflict situations. The method included interviews and home appointments with the whole family, appointments in family groups within the institution and also with an available psychological attendance for urgent and emergent matters. In the mediator psychologist view, getting along with the family decreased teenagers feelings of abandonment and also their negative actions. Study results demonstrated the relevance of the proposal to improve the quality of the relationship between adolescents with their family, school and society in which they belong.
id UNSP_ccd083909cd2db4729e63aba636c4d9c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124975
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiênciaSchool dropoutsTeenagersSocio-educational approachInterventions in the family systemVulnerable environmentAggressivenessEvasão escolarAdolescentesMedida socioeducativaIntervenções no sistema familiarAmbiente vulnerávelAgressividadeThis report comes from psychological appointments to families of teenagers within the socio-educational approach of Assisted Freedom. The interventions were carried out to give teenagers the pertaining feeling to a family back and to manage conflict situations. The method included interviews and home appointments with the whole family, appointments in family groups within the institution and also with an available psychological attendance for urgent and emergent matters. In the mediator psychologist view, getting along with the family decreased teenagers feelings of abandonment and also their negative actions. Study results demonstrated the relevance of the proposal to improve the quality of the relationship between adolescents with their family, school and society in which they belong.O texto relata uma experiência de mediação psicológica no trabalho de orientação às famílias de adolescentes inseridos nas Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida. As intervenções tinham o objetivo de devolver aos jovens o sentimento de pertencimento a uma família e mediar a resolução de conflitos. O método contou com entrevistas e atendimentos domiciliares com todo o sistema familiar, atendimentos em grupos de famílias na instituição e também com a disponibilização de um serviço de plantão psicológico, para o acolhimento de questões de urgência e emergência. Na percepção do mediador, a retomada da convivência mais saudável com parte, ou até com a família toda, diminuía o desamparo percebido e as ações negativas desses jovens. Resultados do estudo demonstraram a relevância da proposta para a melhoria da qualidade do vínculo dos adolescentes com a família, com a escola e com a sociedade na qual estão inseridos.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carlo, Francisco deZaniolo, Leandro Osni [UNESP]2015-07-15T18:28:07Z2015-07-15T18:28:07Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article451-464application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2010v44n2p451Revista de Ciências Humanas, v. 44, n. 2, p. 451-464, 2010.0101-9589http://hdl.handle.net/11449/124975ISSN0101-9589-2010-44-02-451-464.pdf8134353768180999Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Ciências Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124975Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:23.958658Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência
title Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência
spellingShingle Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência
Carlo, Francisco de
School dropouts
Teenagers
Socio-educational approach
Interventions in the family system
Vulnerable environment
Aggressiveness
Evasão escolar
Adolescentes
Medida socioeducativa
Intervenções no sistema familiar
Ambiente vulnerável
Agressividade
title_short Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência
title_full Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência
title_fullStr Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência
title_full_unstemmed Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência
title_sort Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência
author Carlo, Francisco de
author_facet Carlo, Francisco de
Zaniolo, Leandro Osni [UNESP]
author_role author
author2 Zaniolo, Leandro Osni [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlo, Francisco de
Zaniolo, Leandro Osni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv School dropouts
Teenagers
Socio-educational approach
Interventions in the family system
Vulnerable environment
Aggressiveness
Evasão escolar
Adolescentes
Medida socioeducativa
Intervenções no sistema familiar
Ambiente vulnerável
Agressividade
topic School dropouts
Teenagers
Socio-educational approach
Interventions in the family system
Vulnerable environment
Aggressiveness
Evasão escolar
Adolescentes
Medida socioeducativa
Intervenções no sistema familiar
Ambiente vulnerável
Agressividade
description This report comes from psychological appointments to families of teenagers within the socio-educational approach of Assisted Freedom. The interventions were carried out to give teenagers the pertaining feeling to a family back and to manage conflict situations. The method included interviews and home appointments with the whole family, appointments in family groups within the institution and also with an available psychological attendance for urgent and emergent matters. In the mediator psychologist view, getting along with the family decreased teenagers feelings of abandonment and also their negative actions. Study results demonstrated the relevance of the proposal to improve the quality of the relationship between adolescents with their family, school and society in which they belong.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-07-15T18:28:07Z
2015-07-15T18:28:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2010v44n2p451
Revista de Ciências Humanas, v. 44, n. 2, p. 451-464, 2010.
0101-9589
http://hdl.handle.net/11449/124975
ISSN0101-9589-2010-44-02-451-464.pdf
8134353768180999
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2010v44n2p451
http://hdl.handle.net/11449/124975
identifier_str_mv Revista de Ciências Humanas, v. 44, n. 2, p. 451-464, 2010.
0101-9589
ISSN0101-9589-2010-44-02-451-464.pdf
8134353768180999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Ciências Humanas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 451-464
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128554951507968