Trajetória escolar de adolescentes mães de 10 a 14 anos de idade no município de Santarém-Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cláudia Érika Siqueira do Nascimento
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254457
Resumo: Uma gestação que ocorre na adolescência, especialmente em adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos de idade, é considerado crime sexual contra vulnerável pelo Código Penal Brasileiro, e pode trazer inúmeras repercussões para jovem mãe, entre elas, a interrupção de seus estudos, risco este que pode ecoar no seu futuro profissional, na sua condição socioeconômica e projeto de vida. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre as características da trajetória escolar de adolescentes mães de 10 a 14 anos de idade nos anos de 2020 e 2021 no município de Santarém-PA e a ocorrência da gravidez na adolescência. Propõe-se também, traçar o perfil socioeconômico das adolescentes mães do estudo, identificar os fatores que influenciam no seu percurso escolar, e verificar se a escola oferece algum apoio para que adolescentes mães permaneçam na escola durante a gravidez ou após o nascimento do bebê. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, no qual participaram sete adolescentes mães que engravidaram com idade 10 a 14 anos e foram atendidas durante o pré-natal pelo Centro de Referência em Saúde da Mulher em Santarém-PA. A coleta de dados ocorreu através da análise dos prontuários e da realização de uma entrevista semiestruturada com as adolescentes mães. As análises e interpretação dos dados coletados foi feita através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, caracterizaram o perfil das adolescentes mães como mães solteiras que não planejaram a gestação, engravidaram com idade entre 12 e 14 anos de idade, não possuem renda, pertencem a famílias numerosas e tendem a permanecer com a sua família de origem, não formando novos núcleos familiares a partir do episódio reprodutivo. Predominou entre as participantes trajetórias escolares irregulares, com interrupção no período gestacional e retorno para escola em momento posterior a gravidez, o discurso das participantes enfatizou o apoio familiar como um fator importante para continuidade dos seus estudos, já o apoio escolar não recebeu destaque em suas falas. Este estudo sinaliza a necessidade do reconhecimento social do papel da escola nas ações de permanência e êxito das adolescentes mães neste ambiente, e dos serviços de saúde e educação nas ações de promoção de saúde e prevenção com foco nas crianças e adolescentes.
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Propõe-se também, traçar o perfil socioeconômico das adolescentes mães do estudo, identificar os fatores que influenciam no seu percurso escolar, e verificar se a escola oferece algum apoio para que adolescentes mães permaneçam na escola durante a gravidez ou após o nascimento do bebê. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, no qual participaram sete adolescentes mães que engravidaram com idade 10 a 14 anos e foram atendidas durante o pré-natal pelo Centro de Referência em Saúde da Mulher em Santarém-PA. A coleta de dados ocorreu através da análise dos prontuários e da realização de uma entrevista semiestruturada com as adolescentes mães. As análises e interpretação dos dados coletados foi feita através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos, caracterizaram o perfil das adolescentes mães como mães solteiras que não planejaram a gestação, engravidaram com idade entre 12 e 14 anos de idade, não possuem renda, pertencem a famílias numerosas e tendem a permanecer com a sua família de origem, não formando novos núcleos familiares a partir do episódio reprodutivo. Predominou entre as participantes trajetórias escolares irregulares, com interrupção no período gestacional e retorno para escola em momento posterior a gravidez, o discurso das participantes enfatizou o apoio familiar como um fator importante para continuidade dos seus estudos, já o apoio escolar não recebeu destaque em suas falas. Este estudo sinaliza a necessidade do reconhecimento social do papel da escola nas ações de permanência e êxito das adolescentes mães neste ambiente, e dos serviços de saúde e educação nas ações de promoção de saúde e prevenção com foco nas crianças e adolescentes.A pregnancy that occurs during adolescence, especially in adolescents aged 10 to 14 years old, is considered a sexual crime against vulnerable people by the Brazilian Penal Code, and can have numerous repercussions for a young mother, including the interruption of her studies, this risk can affect your professional future, your socioeconomic condition and life project. This research aims to investigate the relationship between the characteristics of the school trajectory of teenage mothers aged 10 to 14 years old in the years 2020 and 2021 in the city of Santarem - PA and the occurrence of teenage pregnancy. It is also proposed to outline the socioeconomic profile of the teenage mothers in the study, identify the factors that influence their school career, and check whether the school offers any support for teenage mothers to remain in school during pregnancy or after the birth of the baby. This is a descriptive study, with a qualitative approach, in which seven teenage mothers who became pregnant aged 10 to 14 years and were attended to during prenatal care by the Women's Health Reference Center in Santarem-PA participated. Data collection occurred through the analysis of medical records and a semi-structured interview with teenage mothers. The analysis and interpretation of the collected data was done through content analysis. The results obtained characterized the profile of teenage mothers as single mothers who did not plan their pregnancy, became pregnant between the ages of 12 and 14, have no income, belong to large families and tend to remain with their family of origin, not forming new family nuclei from the reproductive episode. Irregular school trajectories predominated among the participants, with interruption in the gestational period and return to the school environment after pregnancy. The participants' speech emphasized family support as an important factor for the continuity of their studies, while school support was not highlighted in your speeches. This study highlights the need for social recognition of the school's role in ensuring the permanence and success of teenage mothers in this environment, and of health and education services in health promotion and prevention actions focusing on children and adolescents.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Raul Aragão [UNESP]Lima, Cláudia Érika Siqueira do Nascimento2024-03-21T18:13:54Z2024-03-21T18:13:54Z2024-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Cláudia Érika Siqueira do Nascimento. Trajetória escolar de adolescentes mães de 10 a 14 anos de idade no município de Santarém-Pará. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25445733004110040P526115528854500800000-0001-5998-8189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-22T06:17:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254457Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-03-22T06:17:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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