Guy de Maupassant e Villiers de L'Isle-Adam: a ilusão e o amor em Fort comme la mort e L'Ève future

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kedrini Domingos dos [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154523
Resumo: Esta tese tem por objetivo realizar um estudo comparado entre os escritores Guy de Maupassant e Villiers de L’Isle-Adam (1838-1889), importantes escritores franceses da segunda metade do século XIX. Ao aproximar esses dois escritores, com estéticas tão distintas (Villiers é comumente associado ao Simbolismo/Decadentismo, enquanto Maupassant é relacionado ao Realismo/Naturalismo), buscamos observar como eles desenvolvem, de forma pessoal e única, a temática da ilusão e do amor em suas obras, especialmente nos romances L’Ève future (1883), de Villiers, e Fort comme la mort (1889), de Maupassant. Nestas duas obras, o amor e a ilusão associam-se à figura feminina, central no mundo civilizado, a qual é vista com desconfiança. Além disso, encontramos nos dois romances a crítica à sociedade francesa contemporânea e a seus valores. O artista, em meio a esse mundo ilusório e superficial, depara-se com o desdobramento do ser amado, aspecto que permite entrever a fratura entre o eu e o mundo e pensar a questão da existência humana e de sua finitude.
id UNSP_cd6f5c3c4e46bbbd4617bb102b1300f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154523
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Guy de Maupassant e Villiers de L'Isle-Adam: a ilusão e o amor em Fort comme la mort e L'Ève futureGuy de Maupassant and Villiers de L'Isle-Adam: The illusion and the love in Fort comme la mort and L'Ève futureVilliers de L'Isle-AdamGuy de MaupassantIlusãoAmorL'Ève futureFort comme la mortLoveIllusionEsta tese tem por objetivo realizar um estudo comparado entre os escritores Guy de Maupassant e Villiers de L’Isle-Adam (1838-1889), importantes escritores franceses da segunda metade do século XIX. Ao aproximar esses dois escritores, com estéticas tão distintas (Villiers é comumente associado ao Simbolismo/Decadentismo, enquanto Maupassant é relacionado ao Realismo/Naturalismo), buscamos observar como eles desenvolvem, de forma pessoal e única, a temática da ilusão e do amor em suas obras, especialmente nos romances L’Ève future (1883), de Villiers, e Fort comme la mort (1889), de Maupassant. Nestas duas obras, o amor e a ilusão associam-se à figura feminina, central no mundo civilizado, a qual é vista com desconfiança. Além disso, encontramos nos dois romances a crítica à sociedade francesa contemporânea e a seus valores. O artista, em meio a esse mundo ilusório e superficial, depara-se com o desdobramento do ser amado, aspecto que permite entrever a fratura entre o eu e o mundo e pensar a questão da existência humana e de sua finitude.This thesis aims to conduct a comparative study between the writers Guy de Maupassant and Villiers de L'Isle-Adam (1838-1889), important French writers of the second half of the nineteenth century. By approaching these two writers, with so distinct aesthetics (Villiers is commonly associated with symbolism/decadent, while Maupassant is related to realism/naturalism), we seek to observe how they develop, in a personal and unique way, the thematic of illusion and love in their works, especially in the novels L’Ève Future (1883), De Villiers, and Fort comme la mort (1889), of Maupassant. In these two works, love and illusion are associated with the female figure, central to the civilized world, considered with suspicion. In addition, we find in both novels criticism of contemporary French society and its values. The artist, in the midst of this illusory and superficial world, finds himself confronted with the doubling of the beloved, an aspect that suggests the fracture between the self and the world and the question of human existence and its finitude.Cette thèse vise à réaliser une étude comparative entre les écrivains Guy de Maupassant et Villiers de L'Isle-Adam (1838-1889), d'importants écrivains français de la seconde moitié du XIXe siècle. En réunissant ces deux écrivains, avec des esthétiques si distinctes (Villiers est souvent associé au Symbolisme / Décadentisme tandis que Maupassant est lié au Réalisme / Naturalisme), nous cherchons à voir comment ils développent, de manière personnelle et unique, le thème de l'illusion et l'amour dans ses œuvres, notamment dans les romans L'Ève future (1883), de Villiers, et Fort comme la mort (1889), de Maupassant. Dans ces deux œuvres, l'amour et l'illusion sont associés à la figure féminine, centrale au monde civilisé, considérée avec suspicion. En outre, nous trouvons dans les deux romans la critique à la société française contemporaine et à ses valeurs. L'artiste, au milieu de ce monde illusoire et superficiel, se trouve face au dédoublement du bien-aimé, aspect qui laisse entrevoir la fracture entre le soi et le monde et penser la question de l'existence humaine et de sa finitudeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.180354/2018-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Kedrini Domingos dos [UNESP]2018-07-16T17:20:21Z2018-07-16T17:20:21Z2018-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15452300090593133004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T19:21:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154523Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:36:49.489720Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Guy de Maupassant e Villiers de L'Isle-Adam: a ilusão e o amor em Fort comme la mort e L'Ève future
Guy de Maupassant and Villiers de L'Isle-Adam: The illusion and the love in Fort comme la mort and L'Ève future
title Guy de Maupassant e Villiers de L'Isle-Adam: a ilusão e o amor em Fort comme la mort e L'Ève future
spellingShingle Guy de Maupassant e Villiers de L'Isle-Adam: a ilusão e o amor em Fort comme la mort e L'Ève future
Santos, Kedrini Domingos dos [UNESP]
Villiers de L'Isle-Adam
Guy de Maupassant
Ilusão
Amor
L'Ève future
Fort comme la mort
Love
Illusion
title_short Guy de Maupassant e Villiers de L'Isle-Adam: a ilusão e o amor em Fort comme la mort e L'Ève future
title_full Guy de Maupassant e Villiers de L'Isle-Adam: a ilusão e o amor em Fort comme la mort e L'Ève future
title_fullStr Guy de Maupassant e Villiers de L'Isle-Adam: a ilusão e o amor em Fort comme la mort e L'Ève future
title_full_unstemmed Guy de Maupassant e Villiers de L'Isle-Adam: a ilusão e o amor em Fort comme la mort e L'Ève future
title_sort Guy de Maupassant e Villiers de L'Isle-Adam: a ilusão e o amor em Fort comme la mort e L'Ève future
author Santos, Kedrini Domingos dos [UNESP]
author_facet Santos, Kedrini Domingos dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Guacira Marcondes Machado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Kedrini Domingos dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Villiers de L'Isle-Adam
Guy de Maupassant
Ilusão
Amor
L'Ève future
Fort comme la mort
Love
Illusion
topic Villiers de L'Isle-Adam
Guy de Maupassant
Ilusão
Amor
L'Ève future
Fort comme la mort
Love
Illusion
description Esta tese tem por objetivo realizar um estudo comparado entre os escritores Guy de Maupassant e Villiers de L’Isle-Adam (1838-1889), importantes escritores franceses da segunda metade do século XIX. Ao aproximar esses dois escritores, com estéticas tão distintas (Villiers é comumente associado ao Simbolismo/Decadentismo, enquanto Maupassant é relacionado ao Realismo/Naturalismo), buscamos observar como eles desenvolvem, de forma pessoal e única, a temática da ilusão e do amor em suas obras, especialmente nos romances L’Ève future (1883), de Villiers, e Fort comme la mort (1889), de Maupassant. Nestas duas obras, o amor e a ilusão associam-se à figura feminina, central no mundo civilizado, a qual é vista com desconfiança. Além disso, encontramos nos dois romances a crítica à sociedade francesa contemporânea e a seus valores. O artista, em meio a esse mundo ilusório e superficial, depara-se com o desdobramento do ser amado, aspecto que permite entrever a fratura entre o eu e o mundo e pensar a questão da existência humana e de sua finitude.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16T17:20:21Z
2018-07-16T17:20:21Z
2018-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154523
000905931
33004030016P0
url http://hdl.handle.net/11449/154523
identifier_str_mv 000905931
33004030016P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128387981508608