A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204825 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a maneira como se manifesta a argumentação durante o desenvolvimento de uma atividade experimental demonstrativa investigativa envolvendo o uso do Arduino, a fim de verificar a capacidade de produção de subsídios que possibilitam o docente realizar adequações no percurso metodológico, bem como de ampliar as possibilidades de instrumentos de avaliação. A atividade experimental investigativa com o Arduíno envolvendo a condução de calor, foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola técnica estadual da cidade de São Paulo. A transcrição dos registros de áudio e vídeo das interações argumentativas dos discentes ocorridas durante o desenvolvimento da atividade experimental investigativa, nos proporcionou desenvolver a análise das ocorrências, e de possíveis apropriações de conceitos pelos discentes. A partir da análise dos dados, foi possível constatar significativas contribuições anexadas ao processo ensino e aprendizagem, advindas da manifestação do padrão de argumento, das operações epistemológicas, dos níveis qualitativos de argumentação e dos indicadores de alfabetização científica que, por atuarem como condutores das expressões espontâneas das interações argumentativas dos discentes, estabeleceram ao docente um real momento para percepção e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNSP_cd80e395a4ceae459c814a794178c758 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/204825 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduínoThe manifestation of argumentation during activity involving the use of the arduino platformArgumentaçãoArduinoAtividade InvestigativaArgumentationInvestigative ActivityEste trabalho teve como objetivo analisar a maneira como se manifesta a argumentação durante o desenvolvimento de uma atividade experimental demonstrativa investigativa envolvendo o uso do Arduino, a fim de verificar a capacidade de produção de subsídios que possibilitam o docente realizar adequações no percurso metodológico, bem como de ampliar as possibilidades de instrumentos de avaliação. A atividade experimental investigativa com o Arduíno envolvendo a condução de calor, foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola técnica estadual da cidade de São Paulo. A transcrição dos registros de áudio e vídeo das interações argumentativas dos discentes ocorridas durante o desenvolvimento da atividade experimental investigativa, nos proporcionou desenvolver a análise das ocorrências, e de possíveis apropriações de conceitos pelos discentes. A partir da análise dos dados, foi possível constatar significativas contribuições anexadas ao processo ensino e aprendizagem, advindas da manifestação do padrão de argumento, das operações epistemológicas, dos níveis qualitativos de argumentação e dos indicadores de alfabetização científica que, por atuarem como condutores das expressões espontâneas das interações argumentativas dos discentes, estabeleceram ao docente um real momento para percepção e avaliação do processo de ensino e aprendizagem.This work aimed to analyze the way in which the argument is manifested during the development of an experimental demonstrative investigative activity involving the use of Arduino, in order to verify the capacity to produce subsidies that enable the teacher to make adjustments in the methodological path, as well as to expand the possibilities of assessment instruments. The investigative experimental activity with the Arduino involving the conduction of heat, was applied to a class of the 2nd year of high school at a state technical school in the city of São Paulo. The transcription of the audio and video records of the students' argumentative interactions that occurred during the development of the investigative experimental activity, allowed us to develop the analysis of the occurrences, and of possible appropriations of concepts by the students. From the analysis of the data, it was possible to verify significant contributions attached to the teaching and learning process, arising from the manifestation of the argument pattern, of the epistemological operations, of the qualitative levels of argumentation and of the scientific literacy indicators that, by acting as conductors of the expressions spontaneous of the students' argumentative interactions, established the teacher a real moment for perception and evaluation of the teaching and learning process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Celio de Sousa2021-05-31T13:31:59Z2021-05-31T13:31:59Z2020-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20482533004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-30T06:13:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204825Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:29:17.408407Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno The manifestation of argumentation during activity involving the use of the arduino platform |
title |
A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno |
spellingShingle |
A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno Barros, Celio de Sousa Argumentação Arduino Atividade Investigativa Argumentation Investigative Activity |
title_short |
A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno |
title_full |
A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno |
title_fullStr |
A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno |
title_full_unstemmed |
A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno |
title_sort |
A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno |
author |
Barros, Celio de Sousa |
author_facet |
Barros, Celio de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Celio de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Arduino Atividade Investigativa Argumentation Investigative Activity |
topic |
Argumentação Arduino Atividade Investigativa Argumentation Investigative Activity |
description |
Este trabalho teve como objetivo analisar a maneira como se manifesta a argumentação durante o desenvolvimento de uma atividade experimental demonstrativa investigativa envolvendo o uso do Arduino, a fim de verificar a capacidade de produção de subsídios que possibilitam o docente realizar adequações no percurso metodológico, bem como de ampliar as possibilidades de instrumentos de avaliação. A atividade experimental investigativa com o Arduíno envolvendo a condução de calor, foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola técnica estadual da cidade de São Paulo. A transcrição dos registros de áudio e vídeo das interações argumentativas dos discentes ocorridas durante o desenvolvimento da atividade experimental investigativa, nos proporcionou desenvolver a análise das ocorrências, e de possíveis apropriações de conceitos pelos discentes. A partir da análise dos dados, foi possível constatar significativas contribuições anexadas ao processo ensino e aprendizagem, advindas da manifestação do padrão de argumento, das operações epistemológicas, dos níveis qualitativos de argumentação e dos indicadores de alfabetização científica que, por atuarem como condutores das expressões espontâneas das interações argumentativas dos discentes, estabeleceram ao docente um real momento para percepção e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-03 2021-05-31T13:31:59Z 2021-05-31T13:31:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/204825 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/204825 |
identifier_str_mv |
33004056079P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128659174719488 |