Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Isabella Fernanda [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90296
Resumo: Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar a teoria da Pedagogia das Competências formulada, especialmente, por Philippe Perrenoud, e sua influência na formação de professores da educação básica no Brasil. Para tanto procuramos em um primeiro momento efetuar o estudo das obras de Philippe Perrenoud, com o objetivo de compreender a sua proposta pedagógica para a formação de professores; o estudo dos documentos normativos construídos ao longo dos dez últimos anos sobre a formação de professores no Brasil; o estudo de outras produções acadêmicas que se preocuparam com a mesma temática, ainda que com questões diferentes. Em um segundo momento, o trabalho se preocupou em estabelecer as seguintes análises subdivididas em duas grandes categorias: a análise da apropriação da política educacional brasileira da pedagogia das competências para a formação de professores da educação básica e a análise dos slogans ideológicos construídos e suas contradições, tanto pela teoria da pedagogia das competências como da política educacional brasileira. Terminadas estas análises, a presente dissertação defende a central idéia de que a pedagogia das competências tem colaborado para o que os frankfurtianos denominam de semiformação cultural dos docentes da educação básica no Brasil.
id UNSP_cd916dd0719564cacb837cbc99a30651
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90296
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docenteProfessores - FormaçãoEducaçãoEstruturalismo (Analise literaria)EducationEsta pesquisa teve como principal objetivo investigar a teoria da Pedagogia das Competências formulada, especialmente, por Philippe Perrenoud, e sua influência na formação de professores da educação básica no Brasil. Para tanto procuramos em um primeiro momento efetuar o estudo das obras de Philippe Perrenoud, com o objetivo de compreender a sua proposta pedagógica para a formação de professores; o estudo dos documentos normativos construídos ao longo dos dez últimos anos sobre a formação de professores no Brasil; o estudo de outras produções acadêmicas que se preocuparam com a mesma temática, ainda que com questões diferentes. Em um segundo momento, o trabalho se preocupou em estabelecer as seguintes análises subdivididas em duas grandes categorias: a análise da apropriação da política educacional brasileira da pedagogia das competências para a formação de professores da educação básica e a análise dos slogans ideológicos construídos e suas contradições, tanto pela teoria da pedagogia das competências como da política educacional brasileira. Terminadas estas análises, a presente dissertação defende a central idéia de que a pedagogia das competências tem colaborado para o que os frankfurtianos denominam de semiformação cultural dos docentes da educação básica no Brasil.This research had as objective principal to investigate the theory of the Pedagogy of the Competences formulated, especially, for Philippe Perrenoud, and your influence in the teachers' formation of the basic education in Brazil. For so much we sought in a first moment to make the study of Philippe Perrenoud's works, with the objective of understanding your pedagogic proposal for the teachers' formation; the study of the normative documents built along the last ten years about the teachers' formation in Brazil; the study of other academic productions that worried about the same thematic, although with different subjects. In a second moment, the work worried in establishing the following analyses subdivided in two great categories: the analysis of the appropriation of the politics educational Brazilian of the pedagogy of the competences for the teachers' formation of the basic education and the analysis of the built ideological slogans and your contradictions, so much for the theory of the pedagogy of the competences as for the Brazilian educational politics. Finished these analyses, to present dissertation it defends the central idea that the pedagogy of the competences has been collaborating for that the frankfurtian’s denominates cultural semiformation of the teachers' of the basic education in Brazil.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Isabella Fernanda [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2007-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis212 f.application/pdfFERREIRA, Isabella Fernanda. Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente. 2007. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90296000508791ferreira_if_me_arafcl.pdf33004030079P217880635512472540000-0001-9620-5964Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90296Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:03:26.828626Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente
title Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente
spellingShingle Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente
Ferreira, Isabella Fernanda [UNESP]
Professores - Formação
Educação
Estruturalismo (Analise literaria)
Education
title_short Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente
title_full Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente
title_fullStr Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente
title_full_unstemmed Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente
title_sort Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente
author Ferreira, Isabella Fernanda [UNESP]
author_facet Ferreira, Isabella Fernanda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Isabella Fernanda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação
Estruturalismo (Analise literaria)
Education
topic Professores - Formação
Educação
Estruturalismo (Analise literaria)
Education
description Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar a teoria da Pedagogia das Competências formulada, especialmente, por Philippe Perrenoud, e sua influência na formação de professores da educação básica no Brasil. Para tanto procuramos em um primeiro momento efetuar o estudo das obras de Philippe Perrenoud, com o objetivo de compreender a sua proposta pedagógica para a formação de professores; o estudo dos documentos normativos construídos ao longo dos dez últimos anos sobre a formação de professores no Brasil; o estudo de outras produções acadêmicas que se preocuparam com a mesma temática, ainda que com questões diferentes. Em um segundo momento, o trabalho se preocupou em estabelecer as seguintes análises subdivididas em duas grandes categorias: a análise da apropriação da política educacional brasileira da pedagogia das competências para a formação de professores da educação básica e a análise dos slogans ideológicos construídos e suas contradições, tanto pela teoria da pedagogia das competências como da política educacional brasileira. Terminadas estas análises, a presente dissertação defende a central idéia de que a pedagogia das competências tem colaborado para o que os frankfurtianos denominam de semiformação cultural dos docentes da educação básica no Brasil.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-03
2014-06-11T19:24:35Z
2014-06-11T19:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Isabella Fernanda. Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente. 2007. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90296
000508791
ferreira_if_me_arafcl.pdf
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
identifier_str_mv FERREIRA, Isabella Fernanda. Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente. 2007. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000508791
ferreira_if_me_arafcl.pdf
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
url http://hdl.handle.net/11449/90296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 212 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129279229165568