Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90296 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar a teoria da Pedagogia das Competências formulada, especialmente, por Philippe Perrenoud, e sua influência na formação de professores da educação básica no Brasil. Para tanto procuramos em um primeiro momento efetuar o estudo das obras de Philippe Perrenoud, com o objetivo de compreender a sua proposta pedagógica para a formação de professores; o estudo dos documentos normativos construídos ao longo dos dez últimos anos sobre a formação de professores no Brasil; o estudo de outras produções acadêmicas que se preocuparam com a mesma temática, ainda que com questões diferentes. Em um segundo momento, o trabalho se preocupou em estabelecer as seguintes análises subdivididas em duas grandes categorias: a análise da apropriação da política educacional brasileira da pedagogia das competências para a formação de professores da educação básica e a análise dos slogans ideológicos construídos e suas contradições, tanto pela teoria da pedagogia das competências como da política educacional brasileira. Terminadas estas análises, a presente dissertação defende a central idéia de que a pedagogia das competências tem colaborado para o que os frankfurtianos denominam de semiformação cultural dos docentes da educação básica no Brasil. |
id |
UNSP_cd916dd0719564cacb837cbc99a30651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90296 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docenteProfessores - FormaçãoEducaçãoEstruturalismo (Analise literaria)EducationEsta pesquisa teve como principal objetivo investigar a teoria da Pedagogia das Competências formulada, especialmente, por Philippe Perrenoud, e sua influência na formação de professores da educação básica no Brasil. Para tanto procuramos em um primeiro momento efetuar o estudo das obras de Philippe Perrenoud, com o objetivo de compreender a sua proposta pedagógica para a formação de professores; o estudo dos documentos normativos construídos ao longo dos dez últimos anos sobre a formação de professores no Brasil; o estudo de outras produções acadêmicas que se preocuparam com a mesma temática, ainda que com questões diferentes. Em um segundo momento, o trabalho se preocupou em estabelecer as seguintes análises subdivididas em duas grandes categorias: a análise da apropriação da política educacional brasileira da pedagogia das competências para a formação de professores da educação básica e a análise dos slogans ideológicos construídos e suas contradições, tanto pela teoria da pedagogia das competências como da política educacional brasileira. Terminadas estas análises, a presente dissertação defende a central idéia de que a pedagogia das competências tem colaborado para o que os frankfurtianos denominam de semiformação cultural dos docentes da educação básica no Brasil.This research had as objective principal to investigate the theory of the Pedagogy of the Competences formulated, especially, for Philippe Perrenoud, and your influence in the teachers' formation of the basic education in Brazil. For so much we sought in a first moment to make the study of Philippe Perrenoud's works, with the objective of understanding your pedagogic proposal for the teachers' formation; the study of the normative documents built along the last ten years about the teachers' formation in Brazil; the study of other academic productions that worried about the same thematic, although with different subjects. In a second moment, the work worried in establishing the following analyses subdivided in two great categories: the analysis of the appropriation of the politics educational Brazilian of the pedagogy of the competences for the teachers' formation of the basic education and the analysis of the built ideological slogans and your contradictions, so much for the theory of the pedagogy of the competences as for the Brazilian educational politics. Finished these analyses, to present dissertation it defends the central idea that the pedagogy of the competences has been collaborating for that the frankfurtian’s denominates cultural semiformation of the teachers' of the basic education in Brazil.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Isabella Fernanda [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2007-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis212 f.application/pdfFERREIRA, Isabella Fernanda. Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente. 2007. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90296000508791ferreira_if_me_arafcl.pdf33004030079P217880635512472540000-0001-9620-5964Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90296Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:03:26.828626Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente |
title |
Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente |
spellingShingle |
Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente Ferreira, Isabella Fernanda [UNESP] Professores - Formação Educação Estruturalismo (Analise literaria) Education |
title_short |
Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente |
title_full |
Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente |
title_fullStr |
Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente |
title_full_unstemmed |
Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente |
title_sort |
Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente |
author |
Ferreira, Isabella Fernanda [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Isabella Fernanda [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Paula Ramos de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Isabella Fernanda [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação Estruturalismo (Analise literaria) Education |
topic |
Professores - Formação Educação Estruturalismo (Analise literaria) Education |
description |
Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar a teoria da Pedagogia das Competências formulada, especialmente, por Philippe Perrenoud, e sua influência na formação de professores da educação básica no Brasil. Para tanto procuramos em um primeiro momento efetuar o estudo das obras de Philippe Perrenoud, com o objetivo de compreender a sua proposta pedagógica para a formação de professores; o estudo dos documentos normativos construídos ao longo dos dez últimos anos sobre a formação de professores no Brasil; o estudo de outras produções acadêmicas que se preocuparam com a mesma temática, ainda que com questões diferentes. Em um segundo momento, o trabalho se preocupou em estabelecer as seguintes análises subdivididas em duas grandes categorias: a análise da apropriação da política educacional brasileira da pedagogia das competências para a formação de professores da educação básica e a análise dos slogans ideológicos construídos e suas contradições, tanto pela teoria da pedagogia das competências como da política educacional brasileira. Terminadas estas análises, a presente dissertação defende a central idéia de que a pedagogia das competências tem colaborado para o que os frankfurtianos denominam de semiformação cultural dos docentes da educação básica no Brasil. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-03 2014-06-11T19:24:35Z 2014-06-11T19:24:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Isabella Fernanda. Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente. 2007. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. http://hdl.handle.net/11449/90296 000508791 ferreira_if_me_arafcl.pdf 33004030079P2 1788063551247254 0000-0001-9620-5964 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Isabella Fernanda. Discurso das competências: solidão, tecnicismo e semiformação do profissional docente. 2007. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. 000508791 ferreira_if_me_arafcl.pdf 33004030079P2 1788063551247254 0000-0001-9620-5964 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
212 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129279229165568 |