Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90299
Resumo: A experiência profissional e os impasses enfrentados no cotidiano de trabalho atual, quando se trata de crianças com algum diagnóstico a serem incluídas na escola regular, instigaramnos a realizar o presente estudo. Partindo do princípio de que a inclusão implica no trabalho de toda instituição escolar é que buscamos na Pedagogia Institucional sustentação para nossa pesquisa. A Pedagogia Institucional, corpo de conhecimentos teóricos que, articulado a prática pedagógica, transforma a classe num laboratório de trabalho constante vem a ser a perspectiva da leitura da prática da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Integrado de Desenvolvimento - CID. Os sujeitos foram todos os profissionais e professores desta escola, os alunos do último ano da educação infantil, alunos da primeira série e alunos da última série do ensino fundamental, os pais e uma profissional da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho, escola que recebe alunos egressos do CID. Os dados coletados constituíram os seguintes focos de análise: 1. A escola como promotora da unidade. 2. A escola como promotora da autonomia. 3. A troca com os pais. 4. A escola como promotora do diálogo com a sociedade. 5. O trabalho em grupo. 6. A escuta como exercício da ética. 7. A equipe interdisciplinar como suporte. 8. A prática da avaliação. Após analise e discussão reflexiva, consideramos que o cerne da inclusão é a prática instituída no cotidiano da escola e, pensamos que a relevância desta pesquisa está na possibilidade de contribuir com aqueles setores que pretendem instituir a inclusão.
id UNSP_ce1dc612946f51b429321c27e7b5ddf6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90299
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusãoEducaçãoEducação inclusivaEnsinoA experiência profissional e os impasses enfrentados no cotidiano de trabalho atual, quando se trata de crianças com algum diagnóstico a serem incluídas na escola regular, instigaramnos a realizar o presente estudo. Partindo do princípio de que a inclusão implica no trabalho de toda instituição escolar é que buscamos na Pedagogia Institucional sustentação para nossa pesquisa. A Pedagogia Institucional, corpo de conhecimentos teóricos que, articulado a prática pedagógica, transforma a classe num laboratório de trabalho constante vem a ser a perspectiva da leitura da prática da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Integrado de Desenvolvimento - CID. Os sujeitos foram todos os profissionais e professores desta escola, os alunos do último ano da educação infantil, alunos da primeira série e alunos da última série do ensino fundamental, os pais e uma profissional da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho, escola que recebe alunos egressos do CID. Os dados coletados constituíram os seguintes focos de análise: 1. A escola como promotora da unidade. 2. A escola como promotora da autonomia. 3. A troca com os pais. 4. A escola como promotora do diálogo com a sociedade. 5. O trabalho em grupo. 6. A escuta como exercício da ética. 7. A equipe interdisciplinar como suporte. 8. A prática da avaliação. Após analise e discussão reflexiva, consideramos que o cerne da inclusão é a prática instituída no cotidiano da escola e, pensamos que a relevância desta pesquisa está na possibilidade de contribuir com aqueles setores que pretendem instituir a inclusão.Professional experience and difficulties faced in the routine of current work, concerning children with some kind of diagnostic to be included in the regular school, encouraged us to accomplish the present work. Our work is supported by Institutional Pedagogy for we think that inclusion is the work of the whole school institution. Institutional Pedagogy, theoretical knowledge which when related to pedagogical practice turns the classroom into a laboratory of constant work, is the perspective from what practiced is understood at the Elementary and Middle school CID (Centro Integrado de Desenvolvimento). The subjects were all professionals and teachers from this school, students from the last grade of elementary school and from the first and last grade of middle school, parents and one professional from Bom Conselho school, which admits students from CIC. The collected data were related to the following focus of analysis: 1. The school as unity provider; 2. The school as autonomy provider; 3. Connections between parents and school; 4. The school as dialogue provider in the society; 5. The group work; 6. Hearing as ethics exercise; 7. The interdisciplinary team as support and 8. Evaluation practice. After the analysis and discussion, we have considered the practice instituted in the school routine the key for the inclusion. We think that the relevance of this study is in the possibility of contributing to those sectors which intend to institute the inclusion.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis203 f. : il.application/pdfABRANTES, Aline Reck Padilha. Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão. 2007. 203 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90299000489719abrantes_arp_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90299Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:54:59.622380Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão
title Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão
spellingShingle Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão
Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]
Educação
Educação inclusiva
Ensino
title_short Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão
title_full Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão
title_fullStr Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão
title_full_unstemmed Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão
title_sort Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão
author Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]
author_facet Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação inclusiva
Ensino
topic Educação
Educação inclusiva
Ensino
description A experiência profissional e os impasses enfrentados no cotidiano de trabalho atual, quando se trata de crianças com algum diagnóstico a serem incluídas na escola regular, instigaramnos a realizar o presente estudo. Partindo do princípio de que a inclusão implica no trabalho de toda instituição escolar é que buscamos na Pedagogia Institucional sustentação para nossa pesquisa. A Pedagogia Institucional, corpo de conhecimentos teóricos que, articulado a prática pedagógica, transforma a classe num laboratório de trabalho constante vem a ser a perspectiva da leitura da prática da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Integrado de Desenvolvimento - CID. Os sujeitos foram todos os profissionais e professores desta escola, os alunos do último ano da educação infantil, alunos da primeira série e alunos da última série do ensino fundamental, os pais e uma profissional da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho, escola que recebe alunos egressos do CID. Os dados coletados constituíram os seguintes focos de análise: 1. A escola como promotora da unidade. 2. A escola como promotora da autonomia. 3. A troca com os pais. 4. A escola como promotora do diálogo com a sociedade. 5. O trabalho em grupo. 6. A escuta como exercício da ética. 7. A equipe interdisciplinar como suporte. 8. A prática da avaliação. Após analise e discussão reflexiva, consideramos que o cerne da inclusão é a prática instituída no cotidiano da escola e, pensamos que a relevância desta pesquisa está na possibilidade de contribuir com aqueles setores que pretendem instituir a inclusão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2014-06-11T19:24:35Z
2014-06-11T19:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABRANTES, Aline Reck Padilha. Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão. 2007. 203 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90299
000489719
abrantes_arp_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv ABRANTES, Aline Reck Padilha. Instituição ou instituído?: análise de uma prática escolar de inclusão. 2007. 203 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000489719
abrantes_arp_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128999838187520