Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orti, Paulo Sérgio [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93062
Resumo: Um dos grandes desafios da empresa moderna é manter-se atualizada e pró-ativa no mercado em que atua para poder obter vantagens competitivas e diferenciarem-se no mercado, agregando valor aos seus produtos e serviços. A Gestão do Conhecimento e a Educação Corporativa têm sido grandes recursos nesse sentido, devido ao fato de estimularem e possibilitarem o processo de criação, captação, codificação, armazenamento e distribuição de conhecimento em toda a organização. Apesar da importância dessas atividades encontram-se poucos recursos de métricas para a gestão de desempenho dessas atividades tal como as exigentes em outras áreas como Gestão da Qualidade, Governança Corporativa, Tecnologia da Informação, entre outros. Um dos recursos utilizados pelas empresas na busca pela excelência em gestão, os modelos de maturidade, que constituem na descrição dos níveis de evolução no que se referem a processos, pessoas, tecnologia e a organização como um todo. Devido à importância desses temas para a vida organizacional propôs-se uma ferramenta de diagnóstico de gestão dos estágios de maturidade desses processos tanto internamente, quanto comparado às melhores práticas do mercado em seus vários processos de trabalho, podendo assim, planejar suas ações, implantar melhorias, inovar e, com isso, obter uma gestão consistente e crescimento consciente e focado nos objetivos planejados. Esta pesquisa pretende, portanto, fazer um estudo de caso exploratório sobre a viabilidade e efetividade de uma ferramenta de diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa - uma das áreas ainda pouco parametrizadas dentro das organizações - para que haja uma melhor avaliação, compreensão e desenvolvimento dessas atividades, tal como as demais áreas que já possuem modelos de maturidade melhor estruturados e de forma prática e detalhada
id UNSP_cf145143cca65813ba3db62ef11000e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93062
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de casoMaturidadeGestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalMaturity modelsKnowledge managmentOrganization learningMetrics of managmentManagement diagnosis toolUm dos grandes desafios da empresa moderna é manter-se atualizada e pró-ativa no mercado em que atua para poder obter vantagens competitivas e diferenciarem-se no mercado, agregando valor aos seus produtos e serviços. A Gestão do Conhecimento e a Educação Corporativa têm sido grandes recursos nesse sentido, devido ao fato de estimularem e possibilitarem o processo de criação, captação, codificação, armazenamento e distribuição de conhecimento em toda a organização. Apesar da importância dessas atividades encontram-se poucos recursos de métricas para a gestão de desempenho dessas atividades tal como as exigentes em outras áreas como Gestão da Qualidade, Governança Corporativa, Tecnologia da Informação, entre outros. Um dos recursos utilizados pelas empresas na busca pela excelência em gestão, os modelos de maturidade, que constituem na descrição dos níveis de evolução no que se referem a processos, pessoas, tecnologia e a organização como um todo. Devido à importância desses temas para a vida organizacional propôs-se uma ferramenta de diagnóstico de gestão dos estágios de maturidade desses processos tanto internamente, quanto comparado às melhores práticas do mercado em seus vários processos de trabalho, podendo assim, planejar suas ações, implantar melhorias, inovar e, com isso, obter uma gestão consistente e crescimento consciente e focado nos objetivos planejados. Esta pesquisa pretende, portanto, fazer um estudo de caso exploratório sobre a viabilidade e efetividade de uma ferramenta de diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa - uma das áreas ainda pouco parametrizadas dentro das organizações - para que haja uma melhor avaliação, compreensão e desenvolvimento dessas atividades, tal como as demais áreas que já possuem modelos de maturidade melhor estruturados e de forma prática e detalhadaOne of the main challenges of modern business is to keep updated and pro-active in the market in which operates in order to gain competitive advantage and differentiate themselves in the market, adding value to their products and services. In this paper we discuss the importance of Knowledge Management and Organization Learning as resources in assisting the search for competitive advantage, because they allow the process of creating, capturing, encoding, storage and distribution of knowledge across the organization. Despite the importance of knowledge Management and Organization Learning, there are few resources of performance metrics for such activities, as those in other areas such as Quality Management, Corporate Governance, Information technology, among others. Organization Learning is one of the resources used by companies in pursuit of excellence in management and it is used to disseminate knowledge in the organization and ofter its employees opportunities for learning that enables a better understanding of the realities and challenges of organization, by creating appropriate responses to the strategic challenges presented. Maturity models have been used in various fiels of knowledge to ofter a description of levels of development as they relate to processes, people and organization as one. They constitute a benchmark for organization as one. They constitute a benchmark for organization to evaluate their progress on certain issues, projects and processes, as well to comparate themselves to the best practices in the market field in question. Because of the importance of these issues to organizational life, this work presents a bibliographic study on the topic of maturity models and their applicability in the area of Organization Learning, proposing a diagnostic tool of maturity to maturity levels for monitoring of internal practices and comparison to best market practices in ... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albino, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Orti, Paulo Sérgio [UNESP]2014-06-11T19:26:17Z2014-06-11T19:26:17Z2010-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f. : il.application/pdfORTI, Paulo Sérgio. Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso. 2010. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/93062000638771orti_ps_me_bauru.pdf33004056086P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T19:05:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93062Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:38.185337Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso
title Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso
spellingShingle Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso
Orti, Paulo Sérgio [UNESP]
Maturidade
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Maturity models
Knowledge managment
Organization learning
Metrics of managment
Management diagnosis tool
title_short Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso
title_full Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso
title_fullStr Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso
title_full_unstemmed Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso
title_sort Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso
author Orti, Paulo Sérgio [UNESP]
author_facet Orti, Paulo Sérgio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albino, João Pedro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Orti, Paulo Sérgio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Maturidade
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Maturity models
Knowledge managment
Organization learning
Metrics of managment
Management diagnosis tool
topic Maturidade
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Maturity models
Knowledge managment
Organization learning
Metrics of managment
Management diagnosis tool
description Um dos grandes desafios da empresa moderna é manter-se atualizada e pró-ativa no mercado em que atua para poder obter vantagens competitivas e diferenciarem-se no mercado, agregando valor aos seus produtos e serviços. A Gestão do Conhecimento e a Educação Corporativa têm sido grandes recursos nesse sentido, devido ao fato de estimularem e possibilitarem o processo de criação, captação, codificação, armazenamento e distribuição de conhecimento em toda a organização. Apesar da importância dessas atividades encontram-se poucos recursos de métricas para a gestão de desempenho dessas atividades tal como as exigentes em outras áreas como Gestão da Qualidade, Governança Corporativa, Tecnologia da Informação, entre outros. Um dos recursos utilizados pelas empresas na busca pela excelência em gestão, os modelos de maturidade, que constituem na descrição dos níveis de evolução no que se referem a processos, pessoas, tecnologia e a organização como um todo. Devido à importância desses temas para a vida organizacional propôs-se uma ferramenta de diagnóstico de gestão dos estágios de maturidade desses processos tanto internamente, quanto comparado às melhores práticas do mercado em seus vários processos de trabalho, podendo assim, planejar suas ações, implantar melhorias, inovar e, com isso, obter uma gestão consistente e crescimento consciente e focado nos objetivos planejados. Esta pesquisa pretende, portanto, fazer um estudo de caso exploratório sobre a viabilidade e efetividade de uma ferramenta de diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa - uma das áreas ainda pouco parametrizadas dentro das organizações - para que haja uma melhor avaliação, compreensão e desenvolvimento dessas atividades, tal como as demais áreas que já possuem modelos de maturidade melhor estruturados e de forma prática e detalhada
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-20
2014-06-11T19:26:17Z
2014-06-11T19:26:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORTI, Paulo Sérgio. Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso. 2010. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/93062
000638771
orti_ps_me_bauru.pdf
33004056086P6
identifier_str_mv ORTI, Paulo Sérgio. Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso. 2010. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.
000638771
orti_ps_me_bauru.pdf
33004056086P6
url http://hdl.handle.net/11449/93062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 136 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129587356368896