Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Valdeci Luiz Fontoura dos [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90201
Resumo: Esta dissertação descreve, a partir de uma pesquisa realizada na área de formação de professores, um programa de formação contínua destinado aos docentes da rede municipal de ensino da cidade de Andradina, Estado de São Paulo. Parti do pressuposto de que as práticas formativas direcionadas aos professores que estão no exercício da profissão diferenciam-se segundo objetivos e formas de organização, buscando, assim, na literatura disponível, conceituar o que viria a ser a formação contínua em serviço. A metodologia adotada foi o estudo de caso, tendo como instrumentos principais para a coleta dos dados, a observação e a aplicação de questionários e de entrevistas reflexivas. A descrição e a análise do referido programa possibilitaram, principalmente a partir da fala dos sujeitos da pesquisa, conceituar a formação contínua em serviço enquanto modalidade específica dentro da formação contínua.
id UNSP_cf2c765c936ad2401933af28f90a0ab5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90201
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SPEducaçãoProfessores - FormaçãoPolíticas públicasFormação contínua em serviçoPublic politicsTeachers' formationContinued formation in serviceEsta dissertação descreve, a partir de uma pesquisa realizada na área de formação de professores, um programa de formação contínua destinado aos docentes da rede municipal de ensino da cidade de Andradina, Estado de São Paulo. Parti do pressuposto de que as práticas formativas direcionadas aos professores que estão no exercício da profissão diferenciam-se segundo objetivos e formas de organização, buscando, assim, na literatura disponível, conceituar o que viria a ser a formação contínua em serviço. A metodologia adotada foi o estudo de caso, tendo como instrumentos principais para a coleta dos dados, a observação e a aplicação de questionários e de entrevistas reflexivas. A descrição e a análise do referido programa possibilitaram, principalmente a partir da fala dos sujeitos da pesquisa, conceituar a formação contínua em serviço enquanto modalidade específica dentro da formação contínua.This dissertation describes, from a research done in the teachers' formation area, a continued formation program destined to the teachers of the municipal system of official teaching in Andradina city, Sao Paulo state, in 2003. I've started from the presupposition that the formative practices directed to the teachers who are in the exercise of the profession differ according to the objectives and organization forms, seeking, this way, in the available literature, to understand what would come to be the continued formation in service. The methodology adopted was the case study with the observation and the application of questionnaires and reflexive interviews as main instruments for data collection. The description and the analysis of the referred program have permitted, mainly from the research subjects' speech, consider the continued formation in service as a specific modality inside the continued formation.Prefeitura Municipal de AndradinaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Valdeci Luiz Fontoura dos [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2005-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis204 f. : il.application/pdfSANTOS, Valdeci Luiz Fontoura dos. Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP. 2005. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2005.http://hdl.handle.net/11449/90201000326862santos_vlf_me_prud.pdf33004129044P64339807008555214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90201Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:28.571113Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP
title Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP
spellingShingle Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP
Santos, Valdeci Luiz Fontoura dos [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Políticas públicas
Formação contínua em serviço
Public politics
Teachers' formation
Continued formation in service
title_short Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP
title_full Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP
title_fullStr Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP
title_full_unstemmed Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP
title_sort Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP
author Santos, Valdeci Luiz Fontoura dos [UNESP]
author_facet Santos, Valdeci Luiz Fontoura dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Valdeci Luiz Fontoura dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Políticas públicas
Formação contínua em serviço
Public politics
Teachers' formation
Continued formation in service
topic Educação
Professores - Formação
Políticas públicas
Formação contínua em serviço
Public politics
Teachers' formation
Continued formation in service
description Esta dissertação descreve, a partir de uma pesquisa realizada na área de formação de professores, um programa de formação contínua destinado aos docentes da rede municipal de ensino da cidade de Andradina, Estado de São Paulo. Parti do pressuposto de que as práticas formativas direcionadas aos professores que estão no exercício da profissão diferenciam-se segundo objetivos e formas de organização, buscando, assim, na literatura disponível, conceituar o que viria a ser a formação contínua em serviço. A metodologia adotada foi o estudo de caso, tendo como instrumentos principais para a coleta dos dados, a observação e a aplicação de questionários e de entrevistas reflexivas. A descrição e a análise do referido programa possibilitaram, principalmente a partir da fala dos sujeitos da pesquisa, conceituar a formação contínua em serviço enquanto modalidade específica dentro da formação contínua.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
2014-06-11T19:24:21Z
2014-06-11T19:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Valdeci Luiz Fontoura dos. Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP. 2005. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/90201
000326862
santos_vlf_me_prud.pdf
33004129044P6
4339807008555214
identifier_str_mv SANTOS, Valdeci Luiz Fontoura dos. Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP. 2005. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2005.
000326862
santos_vlf_me_prud.pdf
33004129044P6
4339807008555214
url http://hdl.handle.net/11449/90201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129267963265024