Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90201 |
Resumo: | Esta dissertação descreve, a partir de uma pesquisa realizada na área de formação de professores, um programa de formação contínua destinado aos docentes da rede municipal de ensino da cidade de Andradina, Estado de São Paulo. Parti do pressuposto de que as práticas formativas direcionadas aos professores que estão no exercício da profissão diferenciam-se segundo objetivos e formas de organização, buscando, assim, na literatura disponível, conceituar o que viria a ser a formação contínua em serviço. A metodologia adotada foi o estudo de caso, tendo como instrumentos principais para a coleta dos dados, a observação e a aplicação de questionários e de entrevistas reflexivas. A descrição e a análise do referido programa possibilitaram, principalmente a partir da fala dos sujeitos da pesquisa, conceituar a formação contínua em serviço enquanto modalidade específica dentro da formação contínua. |
id |
UNSP_cf2c765c936ad2401933af28f90a0ab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90201 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SPEducaçãoProfessores - FormaçãoPolíticas públicasFormação contínua em serviçoPublic politicsTeachers' formationContinued formation in serviceEsta dissertação descreve, a partir de uma pesquisa realizada na área de formação de professores, um programa de formação contínua destinado aos docentes da rede municipal de ensino da cidade de Andradina, Estado de São Paulo. Parti do pressuposto de que as práticas formativas direcionadas aos professores que estão no exercício da profissão diferenciam-se segundo objetivos e formas de organização, buscando, assim, na literatura disponível, conceituar o que viria a ser a formação contínua em serviço. A metodologia adotada foi o estudo de caso, tendo como instrumentos principais para a coleta dos dados, a observação e a aplicação de questionários e de entrevistas reflexivas. A descrição e a análise do referido programa possibilitaram, principalmente a partir da fala dos sujeitos da pesquisa, conceituar a formação contínua em serviço enquanto modalidade específica dentro da formação contínua.This dissertation describes, from a research done in the teachers' formation area, a continued formation program destined to the teachers of the municipal system of official teaching in Andradina city, Sao Paulo state, in 2003. I've started from the presupposition that the formative practices directed to the teachers who are in the exercise of the profession differ according to the objectives and organization forms, seeking, this way, in the available literature, to understand what would come to be the continued formation in service. The methodology adopted was the case study with the observation and the application of questionnaires and reflexive interviews as main instruments for data collection. The description and the analysis of the referred program have permitted, mainly from the research subjects' speech, consider the continued formation in service as a specific modality inside the continued formation.Prefeitura Municipal de AndradinaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Valdeci Luiz Fontoura dos [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2005-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis204 f. : il.application/pdfSANTOS, Valdeci Luiz Fontoura dos. Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP. 2005. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2005.http://hdl.handle.net/11449/90201000326862santos_vlf_me_prud.pdf33004129044P64339807008555214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90201Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:28.571113Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP |
title |
Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP |
spellingShingle |
Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP Santos, Valdeci Luiz Fontoura dos [UNESP] Educação Professores - Formação Políticas públicas Formação contínua em serviço Public politics Teachers' formation Continued formation in service |
title_short |
Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP |
title_full |
Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP |
title_fullStr |
Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP |
title_full_unstemmed |
Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP |
title_sort |
Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP |
author |
Santos, Valdeci Luiz Fontoura dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Valdeci Luiz Fontoura dos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Valdeci Luiz Fontoura dos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores - Formação Políticas públicas Formação contínua em serviço Public politics Teachers' formation Continued formation in service |
topic |
Educação Professores - Formação Políticas públicas Formação contínua em serviço Public politics Teachers' formation Continued formation in service |
description |
Esta dissertação descreve, a partir de uma pesquisa realizada na área de formação de professores, um programa de formação contínua destinado aos docentes da rede municipal de ensino da cidade de Andradina, Estado de São Paulo. Parti do pressuposto de que as práticas formativas direcionadas aos professores que estão no exercício da profissão diferenciam-se segundo objetivos e formas de organização, buscando, assim, na literatura disponível, conceituar o que viria a ser a formação contínua em serviço. A metodologia adotada foi o estudo de caso, tendo como instrumentos principais para a coleta dos dados, a observação e a aplicação de questionários e de entrevistas reflexivas. A descrição e a análise do referido programa possibilitaram, principalmente a partir da fala dos sujeitos da pesquisa, conceituar a formação contínua em serviço enquanto modalidade específica dentro da formação contínua. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-01 2014-06-11T19:24:21Z 2014-06-11T19:24:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Valdeci Luiz Fontoura dos. Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP. 2005. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2005. http://hdl.handle.net/11449/90201 000326862 santos_vlf_me_prud.pdf 33004129044P6 4339807008555214 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Valdeci Luiz Fontoura dos. Formação contínua em serviço: construção de um conceito a partir do estudo de um programa desenvolvido no município de Andradina - SP. 2005. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2005. 000326862 santos_vlf_me_prud.pdf 33004129044P6 4339807008555214 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
204 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129267963265024 |