Educação infantil em tempo integral: organização do trabalho pedagógico nas escolas municipais de Marília - SP
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236216 |
Resumo: | A presente dissertação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Campus de Marília, na linha Teoria e Práticas Pedagógicas e tem como objeto de estudo a educação infantil em tempo integral. A pesquisa teve como objetivo geral investigar a organização do trabalho pedagógico nas escolas municipais de educação infantil em tempo integral da cidade de MaríliaSP. Os objetivos específicos foram: sistematizar aspectos político-legais da educação infantil brasileira, com ênfase nas concepções e diretrizes para a oferta da educação integral em tempo integral; analisar os projetos político-pedagógicos das escolas municipais de educação infantil que oferecem tempo integral, sistematizando concepções, intencionalidades e diretrizes às práticas pedagógicas; e analisar a rotina das escolas municipais de educação infantil que oferecem tempo integral, categorizando atividades e espaços das práticas pedagógicas. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, analisando documentos específicos relacionados ao nosso objeto de estudo: Proposta Curricular do município, Projetos Político-Pedagógicos das escolas e os quadros de horários elaborados e utilizados pelas escolas para definir os tempos e os espaços a serem utilizados pelos docentes. Ao final da pesquisa, pode-se concluir que os tempos vividos pelas crianças no interior das escolas de educação infantil são predeterminados pelos espaços que elas devem utilizar ao longo da jornada e que existe pouca variação entre a organização do tempo no período da manhã e no período da tarde, indicando uma possível repetição de rotinas nos dois períodos além de pouca personalização do tempo de acordo com as necessidades individuais das crianças, contrapondo-se à concepção de criança ativa e protagonista dos documentos norteadores da educação infantil no Brasil. |
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Educação infantil em tempo integral: organização do trabalho pedagógico nas escolas municipais de Marília - SPEarly childhood education full-time: organization of the pedagogical work in municipal preschools in Marília - SPEducação infantilEducação em tempo integralOrganização do trabalho pedagógicoEarly childhood educationFull-time educationOrganization of pedagogical workA presente dissertação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Campus de Marília, na linha Teoria e Práticas Pedagógicas e tem como objeto de estudo a educação infantil em tempo integral. A pesquisa teve como objetivo geral investigar a organização do trabalho pedagógico nas escolas municipais de educação infantil em tempo integral da cidade de MaríliaSP. Os objetivos específicos foram: sistematizar aspectos político-legais da educação infantil brasileira, com ênfase nas concepções e diretrizes para a oferta da educação integral em tempo integral; analisar os projetos político-pedagógicos das escolas municipais de educação infantil que oferecem tempo integral, sistematizando concepções, intencionalidades e diretrizes às práticas pedagógicas; e analisar a rotina das escolas municipais de educação infantil que oferecem tempo integral, categorizando atividades e espaços das práticas pedagógicas. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, analisando documentos específicos relacionados ao nosso objeto de estudo: Proposta Curricular do município, Projetos Político-Pedagógicos das escolas e os quadros de horários elaborados e utilizados pelas escolas para definir os tempos e os espaços a serem utilizados pelos docentes. Ao final da pesquisa, pode-se concluir que os tempos vividos pelas crianças no interior das escolas de educação infantil são predeterminados pelos espaços que elas devem utilizar ao longo da jornada e que existe pouca variação entre a organização do tempo no período da manhã e no período da tarde, indicando uma possível repetição de rotinas nos dois períodos além de pouca personalização do tempo de acordo com as necessidades individuais das crianças, contrapondo-se à concepção de criança ativa e protagonista dos documentos norteadores da educação infantil no Brasil.This Master’s thesis was carried out at the Graduate Program in Education of the Faculty of Philosophy and Sciences of the São Paulo State University – UNESP/Marília, in the research line Theory and Pedagogical Practices, and aims to study full-time early childhood education. The general objective of the research was to investigate the organization of the pedagogical work in municipal full-time preschools in Marília-SP. The specific objectives were: to systematize political-legal aspects of Brazilian Early Childhood Education, highlighting the concepts and guidelines for the offer of full-time education; to analyze the political-pedagogical projects of municipal preschools that offer full-time education, systematizing conceptions, intentions and guidelines for pedagogical practices; and to analyze the routine of municipal preschools that offer full-time education, categorizing activities and spaces of pedagogical practices. As for the methodology, bibliographic and documentary research was used, analyzing specific documents related to the research aim: Municipal Curriculum Proposal, PoliticalPedagogical Projects of the schools and school times prepared and used by the preschools to define the schedules and spaces to be used by the teachers. At the end of the research, it can be concluded that the time the children spend inside the preschools are predetermined by the spaces they must occupy during the school day, and that there is little variation in the organization between the morning period and the afternoon period, indicating a possible repetition of routines in both periods, in addition to the little personalization of the school day according to the individual needs of the children, in contrast to the conception of an active, protagonist child brought by the guiding documents of early childhood education in Brazil.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Parente, Cláudia da Mota Darós [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Jaqueline Lima Fidalgo e2022-08-19T16:20:23Z2022-08-19T16:20:23Z2022-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Jaqueline Lima Fidalgo e. Educação infantil em tempo integral: organização do trabalho pedagógico nas escolas municipais de Marília - SP. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23621633004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236216Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente dissertação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Campus de Marília, na linha Teoria e Práticas Pedagógicas e tem como objeto de estudo a educação infantil em tempo integral. A pesquisa teve como objetivo geral investigar a organização do trabalho pedagógico nas escolas municipais de educação infantil em tempo integral da cidade de MaríliaSP. Os objetivos específicos foram: sistematizar aspectos político-legais da educação infantil brasileira, com ênfase nas concepções e diretrizes para a oferta da educação integral em tempo integral; analisar os projetos político-pedagógicos das escolas municipais de educação infantil que oferecem tempo integral, sistematizando concepções, intencionalidades e diretrizes às práticas pedagógicas; e analisar a rotina das escolas municipais de educação infantil que oferecem tempo integral, categorizando atividades e espaços das práticas pedagógicas. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, analisando documentos específicos relacionados ao nosso objeto de estudo: Proposta Curricular do município, Projetos Político-Pedagógicos das escolas e os quadros de horários elaborados e utilizados pelas escolas para definir os tempos e os espaços a serem utilizados pelos docentes. Ao final da pesquisa, pode-se concluir que os tempos vividos pelas crianças no interior das escolas de educação infantil são predeterminados pelos espaços que elas devem utilizar ao longo da jornada e que existe pouca variação entre a organização do tempo no período da manhã e no período da tarde, indicando uma possível repetição de rotinas nos dois períodos além de pouca personalização do tempo de acordo com as necessidades individuais das crianças, contrapondo-se à concepção de criança ativa e protagonista dos documentos norteadores da educação infantil no Brasil. |
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