Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102036
Resumo: O ensino de ecologia em manuais e na abordagem didática de professores de Educação Básica apresenta-se, de maneira geral, descontextualizado. É comum o uso de exemplos estrangeiros nos manuais didáticos; e os conceitos são tratados de forma fragmentada, expostos em diferentes disciplinas ou eixos temáticos, que desconsideram as interações e interdependência entre os conceitos. Somadas a isso, as abordagens didáticas em ecologia, geralmente reducionistas, não consideram a complexidade dos fenômenos ecológicos, a história da ciência ecologia e suas implicações na sociedade atual. Essas questões foram investigadas no Grupo de Pesquisas em Epistemologia da Biologia, formado por professores universitários, pós-graduandos e alunos de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus da UNESP de Bauru, em dois momentos: (1) durante o desenvolvimento de pesquisas em iniciação científica; (2) durante os encontros do Grupo, nos quais as atividades objetivaram os estudos em ecologia e o seu entendimento como ciência. Os conceitos de sucessão ecológica e interações ecológicas foram selecionados como integradores da ciência ecológica e, por meio de discussões teóricas e aplicadas desses conceitos, foi possível constituir os dados e as análises da presente tese: (a) desenvolver estudos sobre as relações e interações e ecológicas tendo o conceito de comunidade vegetal como elementos central, e sua interdependência com os demais níveis de organização biológica presente em comunidades vegetais de cerrado do interior do Estado de São Paulo, localizado na Reserva Legal do Campus da UNESP de Bauru; (c) formar, em nível inicial, professores/pesquisadores capazes de elaborar sequências didáticas para o Ensino Médio de Biologia, mediante a visão integradora da ecologia
id UNSP_cf6fbaf3954a27ee7070565a49f2f795
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102036
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerradoSucessão ecologicaEcologia - Estudo e ensinoBiologia - Formação de professoresBiossemióticaEpistemologia da ecologiaEcology teachingEpistemological of ecologyBiossemioticFormation of professors/researchersEcological successionO ensino de ecologia em manuais e na abordagem didática de professores de Educação Básica apresenta-se, de maneira geral, descontextualizado. É comum o uso de exemplos estrangeiros nos manuais didáticos; e os conceitos são tratados de forma fragmentada, expostos em diferentes disciplinas ou eixos temáticos, que desconsideram as interações e interdependência entre os conceitos. Somadas a isso, as abordagens didáticas em ecologia, geralmente reducionistas, não consideram a complexidade dos fenômenos ecológicos, a história da ciência ecologia e suas implicações na sociedade atual. Essas questões foram investigadas no Grupo de Pesquisas em Epistemologia da Biologia, formado por professores universitários, pós-graduandos e alunos de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus da UNESP de Bauru, em dois momentos: (1) durante o desenvolvimento de pesquisas em iniciação científica; (2) durante os encontros do Grupo, nos quais as atividades objetivaram os estudos em ecologia e o seu entendimento como ciência. Os conceitos de sucessão ecológica e interações ecológicas foram selecionados como integradores da ciência ecológica e, por meio de discussões teóricas e aplicadas desses conceitos, foi possível constituir os dados e as análises da presente tese: (a) desenvolver estudos sobre as relações e interações e ecológicas tendo o conceito de comunidade vegetal como elementos central, e sua interdependência com os demais níveis de organização biológica presente em comunidades vegetais de cerrado do interior do Estado de São Paulo, localizado na Reserva Legal do Campus da UNESP de Bauru; (c) formar, em nível inicial, professores/pesquisadores capazes de elaborar sequências didáticas para o Ensino Médio de Biologia, mediante a visão integradora da ecologiaThe ecology teaching has been regarded as out of context when it is concerned not only to manuals but also to professors' approach. Foreign examples have been commonly used in didactical manuals: the concepts which are addressed in different disciplines or thematic fields are approached in a fragmented was without taking into account, interaction and interdependence among concepts. Besides that the didactical approaches in the Biology field are rather reductionists and do not consider the complexity of ecological phenomena, the History of ecological science and its implications on our current society. Those questions have been investigated by the Research Group for Epistemology of Biology in two moments: (1) during the development of researches in scientific initiation (2) during the group meetings in which the activities aimed the studies in ecology and its understanding as science. The concept of ecologic sequence and the concept of ecological interaction were selected as integrating concepts of ecological science and, by means of theoretical and applied discussions from those concepts, it was possible to build the data and analysis of this present thesis: (a) to develop studies regarding the relations and also the ecological interaction by having the concept of vegetal community as the central element and its interdependence with the remaining level of biological organization; (b) to produce didactical material about the biological diversity present in vegetable communities at the country of São Paulo state, situated at the Legal Reserve of UNESP's campus in Bauru; (c) to graduate on onitial level, researches/professors who are able to elaborate didactical sequences to the Biology teaching on high school level within the scope of integrating EcologyFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2010-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis255 p. : il.application/pdfBRANDO, Fernanda da Rocha. Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado. 2010. 255 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/102036000615712brando_fr_dr_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T06:19:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102036Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:19:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado
title Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado
spellingShingle Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado
Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]
Sucessão ecologica
Ecologia - Estudo e ensino
Biologia - Formação de professores
Biossemiótica
Epistemologia da ecologia
Ecology teaching
Epistemological of ecology
Biossemiotic
Formation of professors/researchers
Ecological succession
title_short Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado
title_full Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado
title_fullStr Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado
title_full_unstemmed Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado
title_sort Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado
author Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]
author_facet Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sucessão ecologica
Ecologia - Estudo e ensino
Biologia - Formação de professores
Biossemiótica
Epistemologia da ecologia
Ecology teaching
Epistemological of ecology
Biossemiotic
Formation of professors/researchers
Ecological succession
topic Sucessão ecologica
Ecologia - Estudo e ensino
Biologia - Formação de professores
Biossemiótica
Epistemologia da ecologia
Ecology teaching
Epistemological of ecology
Biossemiotic
Formation of professors/researchers
Ecological succession
description O ensino de ecologia em manuais e na abordagem didática de professores de Educação Básica apresenta-se, de maneira geral, descontextualizado. É comum o uso de exemplos estrangeiros nos manuais didáticos; e os conceitos são tratados de forma fragmentada, expostos em diferentes disciplinas ou eixos temáticos, que desconsideram as interações e interdependência entre os conceitos. Somadas a isso, as abordagens didáticas em ecologia, geralmente reducionistas, não consideram a complexidade dos fenômenos ecológicos, a história da ciência ecologia e suas implicações na sociedade atual. Essas questões foram investigadas no Grupo de Pesquisas em Epistemologia da Biologia, formado por professores universitários, pós-graduandos e alunos de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus da UNESP de Bauru, em dois momentos: (1) durante o desenvolvimento de pesquisas em iniciação científica; (2) durante os encontros do Grupo, nos quais as atividades objetivaram os estudos em ecologia e o seu entendimento como ciência. Os conceitos de sucessão ecológica e interações ecológicas foram selecionados como integradores da ciência ecológica e, por meio de discussões teóricas e aplicadas desses conceitos, foi possível constituir os dados e as análises da presente tese: (a) desenvolver estudos sobre as relações e interações e ecológicas tendo o conceito de comunidade vegetal como elementos central, e sua interdependência com os demais níveis de organização biológica presente em comunidades vegetais de cerrado do interior do Estado de São Paulo, localizado na Reserva Legal do Campus da UNESP de Bauru; (c) formar, em nível inicial, professores/pesquisadores capazes de elaborar sequências didáticas para o Ensino Médio de Biologia, mediante a visão integradora da ecologia
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-17
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANDO, Fernanda da Rocha. Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado. 2010. 255 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/102036
000615712
brando_fr_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
identifier_str_mv BRANDO, Fernanda da Rocha. Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado. 2010. 255 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000615712
brando_fr_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
url http://hdl.handle.net/11449/102036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 255 p. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650035427049472