A educação ambiental no ensino infantil para a construção da cidadania e da consciência da preservação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fatorelli, Leandra [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Mastrandéa, André [UNESP], Sant´Ana, Camila Rosa [UNESP], Bachiega, João Covolan [UNESP], Silva, Ramon Felipe Bicudo da [UNESP], Távora, Renata Souza [UNESP], Silva, Ricardo Rodrigues da [UNESP], Garms, Taís Forte [UNESP], Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio03.htm
http://hdl.handle.net/11449/148467
Resumo: Introdução: A educação ambiental é um processo contínuo, que possibilita ao indivíduo e à coletividade a conscientização sobre o meio e as condições em que vivem, a reflexão crítica e a participação ativa e responsável para a melhoria do seu habitat. Programas de educação ambiental vêm sendo implantados por diversos segmentos governamentais, acadêmicos, científicos e da sociedade civil, compreendendo que apenas a implementação de mecanismos de correção dos problemas ambientais é insuficiente para a manutenção da vida no planeta. No artigo 225 da Constituição Federal de 1988, a educação ambiental é promulgada em todos os níveis de ensino, visando possibilitar a conscientização pública e a preservação do ambiente. A educação infantil é voltada para crianças de 0 a 6 anos de idade, fase em que estas se mostram curiosas e investigativas diante dos fenômenos naturais e sociais, e quando o contato com o mundo lhes permite construir conhecimentos sobre o meio e interagir com este. Objetivo: Este projeto tem por objetivo utilizar a educação ambiental visando a participação ativa das crianças na construção de um ambiente saudável e socialmente feliz. As ações vêm sendo desenvolvidas desde abril de 2002, com 65 crianças do Centro de Valorização da Criança, localizado no núcleo residencial Presidente Geisel (Bauru, SP). Métodos: Após diagnóstico inicial das necessidades e expectativas da clientela, e considerando que as crianças são agrupadas por faixa etária (2-3; 4-5 e 6 anos), foram programadas as atividades a serem desenvolvidas nestes grupos, segundo metodologias propostas pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Cada grupo de aproximadamente 20 crianças tem sido visitado duas vezes por semana, por 3 a 4 estagiários, alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FC/UNESP-Bauru, responsáveis pelo desenvolvimento das atividades propostas e desenvolvidas de forma integrada com aquelas programadas pelas monitoras da creche. Estão sendo abordados temas como a importância da água para a vida, uso e ocupação adequados do solo e o papel da vegetação. Também serão discutidos aspectos de saneamento ambiental e qualidade de vida, o resgate de valores como a ética, a auto-estima, a solidariedade, o respeito por si próprio, pelo próximo e pelo ambiente. Resultados: Espera-se que, através das atividades programadas, as crianças percebam sua integração com o meio ambiente e se sintam cidadãs responsáveis pela conservação do mesmo e pela melhoria da qualidade de vida. Também é esperado que as monitoras da creche, participando do processo, possam dar continuidade ao mesmo.
id UNSP_cf7b5be170f31ca267df467fe1ffe15e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148467
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A educação ambiental no ensino infantil para a construção da cidadania e da consciência da preservaçãoIntrodução: A educação ambiental é um processo contínuo, que possibilita ao indivíduo e à coletividade a conscientização sobre o meio e as condições em que vivem, a reflexão crítica e a participação ativa e responsável para a melhoria do seu habitat. Programas de educação ambiental vêm sendo implantados por diversos segmentos governamentais, acadêmicos, científicos e da sociedade civil, compreendendo que apenas a implementação de mecanismos de correção dos problemas ambientais é insuficiente para a manutenção da vida no planeta. No artigo 225 da Constituição Federal de 1988, a educação ambiental é promulgada em todos os níveis de ensino, visando possibilitar a conscientização pública e a preservação do ambiente. A educação infantil é voltada para crianças de 0 a 6 anos de idade, fase em que estas se mostram curiosas e investigativas diante dos fenômenos naturais e sociais, e quando o contato com o mundo lhes permite construir conhecimentos sobre o meio e interagir com este. Objetivo: Este projeto tem por objetivo utilizar a educação ambiental visando a participação ativa das crianças na construção de um ambiente saudável e socialmente feliz. As ações vêm sendo desenvolvidas desde abril de 2002, com 65 crianças do Centro de Valorização da Criança, localizado no núcleo residencial Presidente Geisel (Bauru, SP). Métodos: Após diagnóstico inicial das necessidades e expectativas da clientela, e considerando que as crianças são agrupadas por faixa etária (2-3; 4-5 e 6 anos), foram programadas as atividades a serem desenvolvidas nestes grupos, segundo metodologias propostas pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Cada grupo de aproximadamente 20 crianças tem sido visitado duas vezes por semana, por 3 a 4 estagiários, alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FC/UNESP-Bauru, responsáveis pelo desenvolvimento das atividades propostas e desenvolvidas de forma integrada com aquelas programadas pelas monitoras da creche. Estão sendo abordados temas como a importância da água para a vida, uso e ocupação adequados do solo e o papel da vegetação. Também serão discutidos aspectos de saneamento ambiental e qualidade de vida, o resgate de valores como a ética, a auto-estima, a solidariedade, o respeito por si próprio, pelo próximo e pelo ambiente. Resultados: Espera-se que, através das atividades programadas, as crianças percebam sua integração com o meio ambiente e se sintam cidadãs responsáveis pela conservação do mesmo e pela melhoria da qualidade de vida. Também é esperado que as monitoras da creche, participando do processo, possam dar continuidade ao mesmo.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fatorelli, Leandra [UNESP]Mastrandéa, André [UNESP]Sant´Ana, Camila Rosa [UNESP]Bachiega, João Covolan [UNESP]Silva, Ramon Felipe Bicudo da [UNESP]Távora, Renata Souza [UNESP]Silva, Ricardo Rodrigues da [UNESP]Garms, Taís Forte [UNESP]Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]2017-01-18T18:11:47Z2017-01-18T18:11:47Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio03.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148467PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T15:24:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148467Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:25:23.350722Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental no ensino infantil para a construção da cidadania e da consciência da preservação
title A educação ambiental no ensino infantil para a construção da cidadania e da consciência da preservação
spellingShingle A educação ambiental no ensino infantil para a construção da cidadania e da consciência da preservação
Fatorelli, Leandra [UNESP]
title_short A educação ambiental no ensino infantil para a construção da cidadania e da consciência da preservação
title_full A educação ambiental no ensino infantil para a construção da cidadania e da consciência da preservação
title_fullStr A educação ambiental no ensino infantil para a construção da cidadania e da consciência da preservação
title_full_unstemmed A educação ambiental no ensino infantil para a construção da cidadania e da consciência da preservação
title_sort A educação ambiental no ensino infantil para a construção da cidadania e da consciência da preservação
author Fatorelli, Leandra [UNESP]
author_facet Fatorelli, Leandra [UNESP]
Mastrandéa, André [UNESP]
Sant´Ana, Camila Rosa [UNESP]
Bachiega, João Covolan [UNESP]
Silva, Ramon Felipe Bicudo da [UNESP]
Távora, Renata Souza [UNESP]
Silva, Ricardo Rodrigues da [UNESP]
Garms, Taís Forte [UNESP]
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
author_role author
author2 Mastrandéa, André [UNESP]
Sant´Ana, Camila Rosa [UNESP]
Bachiega, João Covolan [UNESP]
Silva, Ramon Felipe Bicudo da [UNESP]
Távora, Renata Souza [UNESP]
Silva, Ricardo Rodrigues da [UNESP]
Garms, Taís Forte [UNESP]
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fatorelli, Leandra [UNESP]
Mastrandéa, André [UNESP]
Sant´Ana, Camila Rosa [UNESP]
Bachiega, João Covolan [UNESP]
Silva, Ramon Felipe Bicudo da [UNESP]
Távora, Renata Souza [UNESP]
Silva, Ricardo Rodrigues da [UNESP]
Garms, Taís Forte [UNESP]
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
description Introdução: A educação ambiental é um processo contínuo, que possibilita ao indivíduo e à coletividade a conscientização sobre o meio e as condições em que vivem, a reflexão crítica e a participação ativa e responsável para a melhoria do seu habitat. Programas de educação ambiental vêm sendo implantados por diversos segmentos governamentais, acadêmicos, científicos e da sociedade civil, compreendendo que apenas a implementação de mecanismos de correção dos problemas ambientais é insuficiente para a manutenção da vida no planeta. No artigo 225 da Constituição Federal de 1988, a educação ambiental é promulgada em todos os níveis de ensino, visando possibilitar a conscientização pública e a preservação do ambiente. A educação infantil é voltada para crianças de 0 a 6 anos de idade, fase em que estas se mostram curiosas e investigativas diante dos fenômenos naturais e sociais, e quando o contato com o mundo lhes permite construir conhecimentos sobre o meio e interagir com este. Objetivo: Este projeto tem por objetivo utilizar a educação ambiental visando a participação ativa das crianças na construção de um ambiente saudável e socialmente feliz. As ações vêm sendo desenvolvidas desde abril de 2002, com 65 crianças do Centro de Valorização da Criança, localizado no núcleo residencial Presidente Geisel (Bauru, SP). Métodos: Após diagnóstico inicial das necessidades e expectativas da clientela, e considerando que as crianças são agrupadas por faixa etária (2-3; 4-5 e 6 anos), foram programadas as atividades a serem desenvolvidas nestes grupos, segundo metodologias propostas pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Cada grupo de aproximadamente 20 crianças tem sido visitado duas vezes por semana, por 3 a 4 estagiários, alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FC/UNESP-Bauru, responsáveis pelo desenvolvimento das atividades propostas e desenvolvidas de forma integrada com aquelas programadas pelas monitoras da creche. Estão sendo abordados temas como a importância da água para a vida, uso e ocupação adequados do solo e o papel da vegetação. Também serão discutidos aspectos de saneamento ambiental e qualidade de vida, o resgate de valores como a ética, a auto-estima, a solidariedade, o respeito por si próprio, pelo próximo e pelo ambiente. Resultados: Espera-se que, através das atividades programadas, as crianças percebam sua integração com o meio ambiente e se sintam cidadãs responsáveis pela conservação do mesmo e pela melhoria da qualidade de vida. Também é esperado que as monitoras da creche, participando do processo, possam dar continuidade ao mesmo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:11:47Z
2017-01-18T18:11:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio03.htm
http://hdl.handle.net/11449/148467
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio03.htm
http://hdl.handle.net/11449/148467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128358360285184