Masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mateus de Araújo [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183291
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar a representação de masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro, a partir da análise crítica na perspectiva da poética cênica e sobre as personagens dos espetáculos Aquilo que o Meu Olhar Guardou para Você e Viúva, porém Honesta. Um dos mais atuantes coletivos da cena contemporânea pernambucana, o Magiluth é um fenômeno teatral recifense surgido no início dos anos 2000, em meio a um processo de transformações democráticas políticas, econômicas e culturais no Brasil, e cuja forma de produção artística está ligada à prática coletiva – que tem entre suas premissas o trabalho continuado de pesquisa de linguagem, relação profícua com o contexto social em que estão inseridos e a horizontalidade das funções criativas. Recorrendo a uma contextualização histórica da passagem dos anos 1990 para 2000, no Brasil, procurou-se pontuar anseios do período de surgimento do Magiluth como parte tanto de um movimento intelectual pernambucano quanto de um resgate de referências estéticas e conceituais anteriores – a exemplo do teatro de grupo em organização micropolítica (COLETTA, 2014; AGUIAR, 2008). A pesquisa abrangeu ainda a reflexão sobre alguns estudos de gênero, intercruzados com o teatro performativo (ROMANO, 2017; MOSTAÇO, 2009; FERNANDES, 2010), a história do movimento LGBT no Brasil (QUINALHA, 2017, 2019; TREVISAN, 2018; LOURO, 2008, 2016) e as identidades de gênero masculino (BENTO, 2015; CONNELL, 1987, 1995; MATHIEU, 1987). Como hipótese, avalia-se que, através das subjetividades dos atores-criadores, o grupo justapõe em cena práticas de diversos tipos de masculinidade, convivendo, assim, com um modelo hegemônico – no caso, de homem nordestino (ALBUQUERQUE JR., 2013) – e outras configurações subversivas, subordinadas e/ou críticas àquele padrão.
id UNSP_cf979abf0e81dfa53004bf51af45d376
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183291
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Masculinidades na cena do Grupo Magiluth de TeatroMasculinities in the scene of the Magiluth Group of TheaterGrupo MagiluthMasculinidadesHomem nordestinoTeatro de grupoMicropolíticaMagiluth GroupMasculinitiesNortheastern manGroup theaterMicropoliticsEsta dissertação tem como objetivo investigar a representação de masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro, a partir da análise crítica na perspectiva da poética cênica e sobre as personagens dos espetáculos Aquilo que o Meu Olhar Guardou para Você e Viúva, porém Honesta. Um dos mais atuantes coletivos da cena contemporânea pernambucana, o Magiluth é um fenômeno teatral recifense surgido no início dos anos 2000, em meio a um processo de transformações democráticas políticas, econômicas e culturais no Brasil, e cuja forma de produção artística está ligada à prática coletiva – que tem entre suas premissas o trabalho continuado de pesquisa de linguagem, relação profícua com o contexto social em que estão inseridos e a horizontalidade das funções criativas. Recorrendo a uma contextualização histórica da passagem dos anos 1990 para 2000, no Brasil, procurou-se pontuar anseios do período de surgimento do Magiluth como parte tanto de um movimento intelectual pernambucano quanto de um resgate de referências estéticas e conceituais anteriores – a exemplo do teatro de grupo em organização micropolítica (COLETTA, 2014; AGUIAR, 2008). A pesquisa abrangeu ainda a reflexão sobre alguns estudos de gênero, intercruzados com o teatro performativo (ROMANO, 2017; MOSTAÇO, 2009; FERNANDES, 2010), a história do movimento LGBT no Brasil (QUINALHA, 2017, 2019; TREVISAN, 2018; LOURO, 2008, 2016) e as identidades de gênero masculino (BENTO, 2015; CONNELL, 1987, 1995; MATHIEU, 1987). Como hipótese, avalia-se que, através das subjetividades dos atores-criadores, o grupo justapõe em cena práticas de diversos tipos de masculinidade, convivendo, assim, com um modelo hegemônico – no caso, de homem nordestino (ALBUQUERQUE JR., 2013) – e outras configurações subversivas, subordinadas e/ou críticas àquele padrão.This dissertation aims to investigate the masculinities representation in the scene of the Magiluth Group of Theater, from the critical analysis of the poetic scenic and the characters of the plays Aquilo que o Meu Olhar Guardou para Você and Viúva, porém Honesta. One of the most active collectives of the contemporary scene in Pernambuco, Magiluth is a Recife theater phenomenon that emerged in the early 2000s, amid a process of political, economic and cultural transformation in Brazil, whose artistic production is based on collective practices - which has among its premises the continuous work of language research, a fruitful relationship with the social context in which they are inserted and the horizontality of creative functions. Recalling the historical context from the 1990s to the 2000s in Brazil, we sought to point out the yearnings of the period of Magiluth's emergence as part of an intellectual movement in Pernambuco as well as a rescue of previous aesthetic and conceptual references - such as the micropolitical practices in theatrical groups (COLETTA, 2014; AGUIAR, 2008). The research also included the reflection on some gender studies intertwined with the performative theater (ROMANO, 2017; MOSTAÇO, 2009; FERNANDES, 2010), the history of the LGBT movement in Brazil (QUINALHA, 2017, 2019; TREVISAN, 2018; LOURO, 2008, 2016) and male identities (BENTO, 2015; CONNELL, 1987, 1995; MATHIEU, 1982). As a hypothesis, it is evaluated that through the subjectivities of the actors-creators, the group juxtaposes practices of different types of masculinity on the scene, thus living with a hegemonic model, in this case, of the Northeastern man (ALBUQUERQUE JR., 2013).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romano, Lúcia Regina Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Mateus de Araújo [UNESP]2019-08-23T18:31:44Z2019-08-23T18:31:44Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18329100091975033004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-03T06:14:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183291Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-03T06:14:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro
Masculinities in the scene of the Magiluth Group of Theater
title Masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro
spellingShingle Masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro
Silva, Mateus de Araújo [UNESP]
Grupo Magiluth
Masculinidades
Homem nordestino
Teatro de grupo
Micropolítica
Magiluth Group
Masculinities
Northeastern man
Group theater
Micropolitics
title_short Masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro
title_full Masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro
title_fullStr Masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro
title_full_unstemmed Masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro
title_sort Masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro
author Silva, Mateus de Araújo [UNESP]
author_facet Silva, Mateus de Araújo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romano, Lúcia Regina Vieira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mateus de Araújo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo Magiluth
Masculinidades
Homem nordestino
Teatro de grupo
Micropolítica
Magiluth Group
Masculinities
Northeastern man
Group theater
Micropolitics
topic Grupo Magiluth
Masculinidades
Homem nordestino
Teatro de grupo
Micropolítica
Magiluth Group
Masculinities
Northeastern man
Group theater
Micropolitics
description Esta dissertação tem como objetivo investigar a representação de masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro, a partir da análise crítica na perspectiva da poética cênica e sobre as personagens dos espetáculos Aquilo que o Meu Olhar Guardou para Você e Viúva, porém Honesta. Um dos mais atuantes coletivos da cena contemporânea pernambucana, o Magiluth é um fenômeno teatral recifense surgido no início dos anos 2000, em meio a um processo de transformações democráticas políticas, econômicas e culturais no Brasil, e cuja forma de produção artística está ligada à prática coletiva – que tem entre suas premissas o trabalho continuado de pesquisa de linguagem, relação profícua com o contexto social em que estão inseridos e a horizontalidade das funções criativas. Recorrendo a uma contextualização histórica da passagem dos anos 1990 para 2000, no Brasil, procurou-se pontuar anseios do período de surgimento do Magiluth como parte tanto de um movimento intelectual pernambucano quanto de um resgate de referências estéticas e conceituais anteriores – a exemplo do teatro de grupo em organização micropolítica (COLETTA, 2014; AGUIAR, 2008). A pesquisa abrangeu ainda a reflexão sobre alguns estudos de gênero, intercruzados com o teatro performativo (ROMANO, 2017; MOSTAÇO, 2009; FERNANDES, 2010), a história do movimento LGBT no Brasil (QUINALHA, 2017, 2019; TREVISAN, 2018; LOURO, 2008, 2016) e as identidades de gênero masculino (BENTO, 2015; CONNELL, 1987, 1995; MATHIEU, 1987). Como hipótese, avalia-se que, através das subjetividades dos atores-criadores, o grupo justapõe em cena práticas de diversos tipos de masculinidade, convivendo, assim, com um modelo hegemônico – no caso, de homem nordestino (ALBUQUERQUE JR., 2013) – e outras configurações subversivas, subordinadas e/ou críticas àquele padrão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-23T18:31:44Z
2019-08-23T18:31:44Z
2019-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183291
000919750
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/183291
identifier_str_mv 000919750
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649611690147840