Avaliação de sistemas de descoberta e entrega na perspectiva da encontrabilidade da informação e da arquitetura da informação pervasiva: um enfoque nas bibliotecas universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathália Britto Pinheiro da [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182391
Resumo: As bibliotecas universitárias podem ser caracterizadas como uma ecologia informacional complexa, considerando o paradigma Pós-Custodial da Ciência da Informação. Tendo em vista que os Sistemas de Descoberta e Entrega (SDE) se caracterizam como ecossistemas informacionais nesse contexto, objetivou-se avaliar os SDE implementados nas bibliotecas universitárias brasileiras na perspectiva da Encontrabilidade da Informação (EI) e da Arquitetura da Informação Pervasiva (AIP). Para tanto, o método quadripolar foi utilizado como base metodológica, sendo constituído pelos polos epistemológico, teórico, técnico e morfológico. No polo epistemológico, são enfatizados os SDE no paradigma pós-custodial no contexto das Bibliotecas Universitárias. O polo teórico é caracterizado pela revisão de literatura acerca das temáticas da pesquisa, quais sejam Sistemas de Descoberta e Entrega, Encontrabilidade da Informação, Arquitetura da Informação Pervasiva e Bibliotecas Universitárias. No polo técnico, as recomendações internacionais NISO RP-19-2014 Open Discovery Initiative e Recommended Practices: Discovery Services – NFAIS para SDE e os atributos de EI e AIP foram correlacionados e analisados resultando no Questionário para aplicação junto aos profissionais Bibliotecários. Com a análise, no polo morfológico, foi elaborado o Questionário para profissional Bibliotecário sobre Sistema de Descoberta e Entrega em bibliotecas, bem como foram identificadas as Bibliotecas Universitárias brasileiras que utilizam o sistema em seu âmbito de trabalho, sendo assim foi aplicado o questionário com três bibliotecas universitárias, indicando bibliotecários fazem uso do sistema. Os resultados obtidos foram que os SDE implementados estão em consonância com a maioria das recomendações e com atributos, revelando que a Encontrabilidade da Informação e da Arquitetura da Informação Pervasiva são imprescindíveis para gestão do sistema, já que favorecem uma visão ampla do ecossistema informacional do SDE. Conclui-se que o sistema possibilita diminuir o esforço do sujeito informacional na busca e o encontro dos recursos informacionais, porém as bibliotecas universitárias ainda precisam realizar estudos sobre o comportamento informacional com o SDE a fim de elaborar as estratégias e o planejamento de acordo com as necessidades informacionais e para potencializar o uso do sistema.
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Tendo em vista que os Sistemas de Descoberta e Entrega (SDE) se caracterizam como ecossistemas informacionais nesse contexto, objetivou-se avaliar os SDE implementados nas bibliotecas universitárias brasileiras na perspectiva da Encontrabilidade da Informação (EI) e da Arquitetura da Informação Pervasiva (AIP). Para tanto, o método quadripolar foi utilizado como base metodológica, sendo constituído pelos polos epistemológico, teórico, técnico e morfológico. No polo epistemológico, são enfatizados os SDE no paradigma pós-custodial no contexto das Bibliotecas Universitárias. O polo teórico é caracterizado pela revisão de literatura acerca das temáticas da pesquisa, quais sejam Sistemas de Descoberta e Entrega, Encontrabilidade da Informação, Arquitetura da Informação Pervasiva e Bibliotecas Universitárias. No polo técnico, as recomendações internacionais NISO RP-19-2014 Open Discovery Initiative e Recommended Practices: Discovery Services – NFAIS para SDE e os atributos de EI e AIP foram correlacionados e analisados resultando no Questionário para aplicação junto aos profissionais Bibliotecários. Com a análise, no polo morfológico, foi elaborado o Questionário para profissional Bibliotecário sobre Sistema de Descoberta e Entrega em bibliotecas, bem como foram identificadas as Bibliotecas Universitárias brasileiras que utilizam o sistema em seu âmbito de trabalho, sendo assim foi aplicado o questionário com três bibliotecas universitárias, indicando bibliotecários fazem uso do sistema. Os resultados obtidos foram que os SDE implementados estão em consonância com a maioria das recomendações e com atributos, revelando que a Encontrabilidade da Informação e da Arquitetura da Informação Pervasiva são imprescindíveis para gestão do sistema, já que favorecem uma visão ampla do ecossistema informacional do SDE. Conclui-se que o sistema possibilita diminuir o esforço do sujeito informacional na busca e o encontro dos recursos informacionais, porém as bibliotecas universitárias ainda precisam realizar estudos sobre o comportamento informacional com o SDE a fim de elaborar as estratégias e o planejamento de acordo com as necessidades informacionais e para potencializar o uso do sistema.University libraries can be characterized as a complex informational ecology, considering the Post-Custodial paradigm of Information Science. Given that the Web-scale Discovery System (WDS) are characterized as informational ecosystems in this context, the objective was to evaluate the WDS implemented in the Brazilian university libraries from the perspective of Finding of Information (FI) and the Pervasive Information Architecture (PIA) . For that, the four-way method was used as a methodological basis, being constituted by the epistemological, theoretical, technical and morphological poles. In the epistemological pole, the WDS are emphasized in the post-custodial paradigm in the context of University Libraries. The theoretical pole is characterized by a review of the literature on the research topics, such as Web-scale Discovery System, Finding of Information; Pervasive Information Architecture and University Libraries. In the technical cluster, the international recommendations NISO RP-19-2014 Open Discovery Initiative and Recommended Practices: Discovery Services - NFAIS for WDS and the attributes of FI and PIA were correlated and analyzed resulting in the Questionnaire for application with the professionals Librarians. With the analysis, at the morphological pole, the Questionnaire for Professional Librarian on Library Web-scale Discovery System was elaborated, as well as the Brazilian University Libraries that used the system in their scope of work were identified, being thus applied the questionnaire with three university libraries, indicating librarians make use of the system. The results obtained were that the implemented SDEs are in line with most of the recommendations and with attributes, revealing that the Finding of Information and the Pervasive Information Architecture are essential for system management, since they favor a broad view of the informational ecosystem of SDE. It is concluded that the system makes it possible to reduce the effort of the informational subject in the search and the meeting of the informational resources, but the university libraries still need to carry out studies on the informational behavior with the WDS in order to elaborate the strategies and the planning according to the information needs and to enhance the use of the system.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPq: 168025/2017-5CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vechiato, Fernando Luiz [UNESP]Shintaku, MiltonUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Nathália Britto Pinheiro da [UNESP]2019-06-26T13:06:06Z2019-06-26T13:06:06Z2019-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18239100091800933004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:10:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182391Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:10:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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