Matrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária do Brasil: Análise com ênfase no Ensino da Saúde Pública Veterinária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Eric Mateus Nascimento de [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193545
Resumo: O ensino da Medicina Veterinária no Brasil tem vivenciado um cenário de expansão da oferta de cursos de graduação por todo o território, alcançando números bastante expressivos. De forma geral, os cursos têm uma certa autonomia para construção dos seus projetos político-pedagógicos. As áreas de atuação profissional de um egresso formado em um curso de bacharelado em Medicina Veterinária são bastante amplas. Porém a área de Saúde Pública Veterinária é uma área que tem sido bastante exigida dos médicos veterinários, ainda mais com o advento do conceito de Saúde Única e as demandas mundiais, principalmente em relação às zoonoses, que têm surgido. Desta forma, o presente estudo objetivou compreender a atual situação dos cursos de Medicina Veterinária do Brasil bem como o ensino da Saúde Pública Veterinária nesses cursos e se isso tem atendido às recomendações internacionais. Foi desenvolvido um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de pesquisa e análise documental (dados de registro e matrizes curriculares), em que os objetos de estudo foram cursos de bacharel em Medicina Veterinária autorizados pelo Ministério da Educação. O Brasil possui 410 cursos para formação de bacharéis em Medicina Veterinária. Disponibilizando 58.010 vagas anualmente. Do total de cursos, 390 são cursos presencias em atividade e estão presentes em 239 cidades. As matrizes curriculares dos cursos apresentam uma média de carga horária total de 4.547,6 horas. Desse quantitativo, 3.815,7 horas são referentes às disciplinas obrigatórias, 459,8 horas ao estágio curricular supervisionado, 53,5 horas para trabalho de conclusão de curso, 96,0 horas para disciplinas optativas e 122,6 horas para atividades complementares. 60% de carga horária de disciplinas obrigatórias são destinadas às disciplinas das Ciências da Medicina Veterinária, o que representa uma média de 2.292,9 horas, que se subdivide em Clínica Veterinária, contando com 52,4% da carga horária, seguida de 23,8% para Zootecnia e Produção Animal, 13,4% para Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, 9,3% para Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, e 1,1% para outras disciplinas.
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spelling Matrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária do Brasil: Análise com ênfase no Ensino da Saúde Pública VeterináriaCurriculum matrices of undergraduation courses in Veterinary Medicine in Brazil: analysis with emphasis on teaching Veterinary Public HealthMatrices curriculares de los cursos de pregrado en Medicina Veterinaria de Brasil: Análisis con énfasis en la Enseñanza de la Salud Publica VeterinariaCurrículosEducaçãoEnsino SuperiorMédico VeterinárioSaúde ÚnicaCurriculumEducationHigher EducationVeterinarianOne HealthO ensino da Medicina Veterinária no Brasil tem vivenciado um cenário de expansão da oferta de cursos de graduação por todo o território, alcançando números bastante expressivos. De forma geral, os cursos têm uma certa autonomia para construção dos seus projetos político-pedagógicos. As áreas de atuação profissional de um egresso formado em um curso de bacharelado em Medicina Veterinária são bastante amplas. Porém a área de Saúde Pública Veterinária é uma área que tem sido bastante exigida dos médicos veterinários, ainda mais com o advento do conceito de Saúde Única e as demandas mundiais, principalmente em relação às zoonoses, que têm surgido. Desta forma, o presente estudo objetivou compreender a atual situação dos cursos de Medicina Veterinária do Brasil bem como o ensino da Saúde Pública Veterinária nesses cursos e se isso tem atendido às recomendações internacionais. Foi desenvolvido um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de pesquisa e análise documental (dados de registro e matrizes curriculares), em que os objetos de estudo foram cursos de bacharel em Medicina Veterinária autorizados pelo Ministério da Educação. O Brasil possui 410 cursos para formação de bacharéis em Medicina Veterinária. Disponibilizando 58.010 vagas anualmente. Do total de cursos, 390 são cursos presencias em atividade e estão presentes em 239 cidades. As matrizes curriculares dos cursos apresentam uma média de carga horária total de 4.547,6 horas. Desse quantitativo, 3.815,7 horas são referentes às disciplinas obrigatórias, 459,8 horas ao estágio curricular supervisionado, 53,5 horas para trabalho de conclusão de curso, 96,0 horas para disciplinas optativas e 122,6 horas para atividades complementares. 60% de carga horária de disciplinas obrigatórias são destinadas às disciplinas das Ciências da Medicina Veterinária, o que representa uma média de 2.292,9 horas, que se subdivide em Clínica Veterinária, contando com 52,4% da carga horária, seguida de 23,8% para Zootecnia e Produção Animal, 13,4% para Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, 9,3% para Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, e 1,1% para outras disciplinas.The teaching of Veterinary Medicine in Brazil has experienced a scenario of expansion of the offer of undergraduate courses throughout the territory, reaching quite expressive numbers. In general, the courses have a certain capacity to build their political-pedagogical projects. The professional practice areas formed in a Bachelor's degree in Veterinary Medicine are quite broad. However, the area of Veterinary Public Health is an area that has been highly demanded by veterinarians, especially with the concept of Unique Health and as worldwide demands, especially in relation to zoonoses, who undergo surgery. Thus, the present study aimed to understand the current situation of the Veterinary Medicine courses in Brazil, as well as the teaching of Veterinary Public Health, in the courses and if these actions are met as international recommendations. It was developed in an exploratory, descriptive study with a quantitative and qualitative approach, through documentary research and analysis (registration data and curricular matrices), in which objects of study were given bachelor courses in Veterinary Medicine in Brazil. Brazil has 410 courses for the formation of bachelors in Veterinary Medicine. Providing 58,010 vacancies started. In total courses, 390 are face-to-face courses in activity and are present in 239 cities. As curricular matrices of the courses, they present an average total workload of 4,547.6 hours. This quantitative amount, 3,815.7 hours refer to mandatory subjects, 459.8 hours in the curricular supervision stage, 53.5 hours in the course completion work, 96.0 hours in the optional subjects course and 122.6 hours in the complementary activities. 60% of the compulsory subjects' workload is prohibited for Veterinary Medicine subjects, or that represent an average of 2,292.9 hours, which are subdivided in the Veterinary Clinic which contain 52.4% of workload, followed by 23, 8% for Zootechnics and Animal Production, 13.4% for Veterinary Medicine and Public Health, 9.3% for Inspection and Technology of Products of Animal Origin and 1.1% for other disciplines.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Adolorata Aparecida Bianco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Eric Mateus Nascimento de [UNESP]2020-09-21T12:22:59Z2020-09-21T12:22:59Z2020-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19354533004102072P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-05T18:41:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193545Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:43:46.732839Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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