Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Débora Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251066
Resumo: Vivencia-se uma sociedade delineada por sistemas de poder, como o racismo e o capacitismo, que são retroalimentados pela necropolítica. Por estar presente em toda a sociedade, a política da morte também atinge espaços pedagógicos, como a escola, que deveria formar cada indivíduo em seus aspectos culturais, sociais e cognitivos. Contudo, a necropolítica dentro desses espaços, denominada necroeducação, obstrui o acesso, o ensino e a permanência de populações marginalizadas, como a negra e com deficiência. Sendo assim, o presente trabalho busca investigar o processo de formação educacional básica dos grupos mencionados, bem como apontar políticas públicas, estratégias tecnológicas e midiáticas que possam ampliar as possibilidades de inclusão educacional. Para tanto, desenvolveu-se um estudo etnográfico em uma Escola de Ensino Fundamental na periferia de São Vicente - SP, em que se buscou observar os processos, as pessoas, sobretudo os calungas (educandos nascidos em São Vicente), as plataformas e os protocolos dos sujeitos envolvidos e da instituição. Diante disso, as tecnologias mundanas apresentam-se como mecanismos de enfrentamento da necroeducação, pois promovem a educação interseccional e para a diversidade, que é obrigatoriamente inclusiva.
id UNSP_d070381ea18535fabf4c10bf169e7ad9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251066
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungasNecroeducation, diversity, and inclusion: an ethnographic study on the basic education of calunga adolescentsNecroeducaçãoEducação InclusivaDiversidadeTecnologias MundanasVivencia-se uma sociedade delineada por sistemas de poder, como o racismo e o capacitismo, que são retroalimentados pela necropolítica. Por estar presente em toda a sociedade, a política da morte também atinge espaços pedagógicos, como a escola, que deveria formar cada indivíduo em seus aspectos culturais, sociais e cognitivos. Contudo, a necropolítica dentro desses espaços, denominada necroeducação, obstrui o acesso, o ensino e a permanência de populações marginalizadas, como a negra e com deficiência. Sendo assim, o presente trabalho busca investigar o processo de formação educacional básica dos grupos mencionados, bem como apontar políticas públicas, estratégias tecnológicas e midiáticas que possam ampliar as possibilidades de inclusão educacional. Para tanto, desenvolveu-se um estudo etnográfico em uma Escola de Ensino Fundamental na periferia de São Vicente - SP, em que se buscou observar os processos, as pessoas, sobretudo os calungas (educandos nascidos em São Vicente), as plataformas e os protocolos dos sujeitos envolvidos e da instituição. Diante disso, as tecnologias mundanas apresentam-se como mecanismos de enfrentamento da necroeducação, pois promovem a educação interseccional e para a diversidade, que é obrigatoriamente inclusiva.Society is shaped by power systems such as racism and ableism, which are reinforced by necropolitics. As it permeates all levels of society, the politics of death also affects educational spaces like schools, which should foster the development of individuals in their cultural, social, and cognitive aspects. However, necropolitics within these spaces, known as necroeducation, hinders access, teaching, and the presence of marginalized populations, such as Black individuals and those with disabilities. Therefore, this study aims to investigate the process of basic educational formation for the mentioned groups and propose public policies, technological strategies, and media approaches that can enhance educational inclusion opportunities. To achieve this, an ethnographic study was conducted in an elementary school located in the outskirts of São Vicente, SP, on what the processes, individuals, particularly the "calungas" (students born in São Vicente), platforms, and protocols of the subjects involved and the institution itself were observed. In light of this, everyday technologies emerge as mechanisms to confront necroeducation, as they promote intersectional and diversity-focused education that is inherently inclusiveUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Xavier, Juarez Tadeu de Paula [UNESP]Lopes, Débora Martins2023-10-23T18:49:18Z2023-10-23T18:49:18Z2023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Débora Martins. Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas, 2023. 257 p. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Deisgn, Universidade Estadual Paulista, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2510663729171689559727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:33:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251066Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:34.264442Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas
Necroeducation, diversity, and inclusion: an ethnographic study on the basic education of calunga adolescents
title Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas
spellingShingle Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas
Lopes, Débora Martins
Necroeducação
Educação Inclusiva
Diversidade
Tecnologias Mundanas
title_short Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas
title_full Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas
title_fullStr Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas
title_full_unstemmed Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas
title_sort Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas
author Lopes, Débora Martins
author_facet Lopes, Débora Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Juarez Tadeu de Paula [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Débora Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Necroeducação
Educação Inclusiva
Diversidade
Tecnologias Mundanas
topic Necroeducação
Educação Inclusiva
Diversidade
Tecnologias Mundanas
description Vivencia-se uma sociedade delineada por sistemas de poder, como o racismo e o capacitismo, que são retroalimentados pela necropolítica. Por estar presente em toda a sociedade, a política da morte também atinge espaços pedagógicos, como a escola, que deveria formar cada indivíduo em seus aspectos culturais, sociais e cognitivos. Contudo, a necropolítica dentro desses espaços, denominada necroeducação, obstrui o acesso, o ensino e a permanência de populações marginalizadas, como a negra e com deficiência. Sendo assim, o presente trabalho busca investigar o processo de formação educacional básica dos grupos mencionados, bem como apontar políticas públicas, estratégias tecnológicas e midiáticas que possam ampliar as possibilidades de inclusão educacional. Para tanto, desenvolveu-se um estudo etnográfico em uma Escola de Ensino Fundamental na periferia de São Vicente - SP, em que se buscou observar os processos, as pessoas, sobretudo os calungas (educandos nascidos em São Vicente), as plataformas e os protocolos dos sujeitos envolvidos e da instituição. Diante disso, as tecnologias mundanas apresentam-se como mecanismos de enfrentamento da necroeducação, pois promovem a educação interseccional e para a diversidade, que é obrigatoriamente inclusiva.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T18:49:18Z
2023-10-23T18:49:18Z
2023-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Débora Martins. Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas, 2023. 257 p. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Deisgn, Universidade Estadual Paulista, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251066
3729171689559727
identifier_str_mv LOPES, Débora Martins. Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas, 2023. 257 p. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Deisgn, Universidade Estadual Paulista, 2023.
3729171689559727
url https://hdl.handle.net/11449/251066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129513429663744