Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251066 |
Resumo: | Vivencia-se uma sociedade delineada por sistemas de poder, como o racismo e o capacitismo, que são retroalimentados pela necropolítica. Por estar presente em toda a sociedade, a política da morte também atinge espaços pedagógicos, como a escola, que deveria formar cada indivíduo em seus aspectos culturais, sociais e cognitivos. Contudo, a necropolítica dentro desses espaços, denominada necroeducação, obstrui o acesso, o ensino e a permanência de populações marginalizadas, como a negra e com deficiência. Sendo assim, o presente trabalho busca investigar o processo de formação educacional básica dos grupos mencionados, bem como apontar políticas públicas, estratégias tecnológicas e midiáticas que possam ampliar as possibilidades de inclusão educacional. Para tanto, desenvolveu-se um estudo etnográfico em uma Escola de Ensino Fundamental na periferia de São Vicente - SP, em que se buscou observar os processos, as pessoas, sobretudo os calungas (educandos nascidos em São Vicente), as plataformas e os protocolos dos sujeitos envolvidos e da instituição. Diante disso, as tecnologias mundanas apresentam-se como mecanismos de enfrentamento da necroeducação, pois promovem a educação interseccional e para a diversidade, que é obrigatoriamente inclusiva. |
id |
UNSP_d070381ea18535fabf4c10bf169e7ad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251066 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungasNecroeducation, diversity, and inclusion: an ethnographic study on the basic education of calunga adolescentsNecroeducaçãoEducação InclusivaDiversidadeTecnologias MundanasVivencia-se uma sociedade delineada por sistemas de poder, como o racismo e o capacitismo, que são retroalimentados pela necropolítica. Por estar presente em toda a sociedade, a política da morte também atinge espaços pedagógicos, como a escola, que deveria formar cada indivíduo em seus aspectos culturais, sociais e cognitivos. Contudo, a necropolítica dentro desses espaços, denominada necroeducação, obstrui o acesso, o ensino e a permanência de populações marginalizadas, como a negra e com deficiência. Sendo assim, o presente trabalho busca investigar o processo de formação educacional básica dos grupos mencionados, bem como apontar políticas públicas, estratégias tecnológicas e midiáticas que possam ampliar as possibilidades de inclusão educacional. Para tanto, desenvolveu-se um estudo etnográfico em uma Escola de Ensino Fundamental na periferia de São Vicente - SP, em que se buscou observar os processos, as pessoas, sobretudo os calungas (educandos nascidos em São Vicente), as plataformas e os protocolos dos sujeitos envolvidos e da instituição. Diante disso, as tecnologias mundanas apresentam-se como mecanismos de enfrentamento da necroeducação, pois promovem a educação interseccional e para a diversidade, que é obrigatoriamente inclusiva.Society is shaped by power systems such as racism and ableism, which are reinforced by necropolitics. As it permeates all levels of society, the politics of death also affects educational spaces like schools, which should foster the development of individuals in their cultural, social, and cognitive aspects. However, necropolitics within these spaces, known as necroeducation, hinders access, teaching, and the presence of marginalized populations, such as Black individuals and those with disabilities. Therefore, this study aims to investigate the process of basic educational formation for the mentioned groups and propose public policies, technological strategies, and media approaches that can enhance educational inclusion opportunities. To achieve this, an ethnographic study was conducted in an elementary school located in the outskirts of São Vicente, SP, on what the processes, individuals, particularly the "calungas" (students born in São Vicente), platforms, and protocols of the subjects involved and the institution itself were observed. In light of this, everyday technologies emerge as mechanisms to confront necroeducation, as they promote intersectional and diversity-focused education that is inherently inclusiveUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Xavier, Juarez Tadeu de Paula [UNESP]Lopes, Débora Martins2023-10-23T18:49:18Z2023-10-23T18:49:18Z2023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Débora Martins. Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas, 2023. 257 p. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Deisgn, Universidade Estadual Paulista, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2510663729171689559727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:33:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251066Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:34.264442Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas Necroeducation, diversity, and inclusion: an ethnographic study on the basic education of calunga adolescents |
title |
Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas |
spellingShingle |
Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas Lopes, Débora Martins Necroeducação Educação Inclusiva Diversidade Tecnologias Mundanas |
title_short |
Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas |
title_full |
Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas |
title_fullStr |
Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas |
title_full_unstemmed |
Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas |
title_sort |
Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas |
author |
Lopes, Débora Martins |
author_facet |
Lopes, Débora Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, Juarez Tadeu de Paula [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Débora Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necroeducação Educação Inclusiva Diversidade Tecnologias Mundanas |
topic |
Necroeducação Educação Inclusiva Diversidade Tecnologias Mundanas |
description |
Vivencia-se uma sociedade delineada por sistemas de poder, como o racismo e o capacitismo, que são retroalimentados pela necropolítica. Por estar presente em toda a sociedade, a política da morte também atinge espaços pedagógicos, como a escola, que deveria formar cada indivíduo em seus aspectos culturais, sociais e cognitivos. Contudo, a necropolítica dentro desses espaços, denominada necroeducação, obstrui o acesso, o ensino e a permanência de populações marginalizadas, como a negra e com deficiência. Sendo assim, o presente trabalho busca investigar o processo de formação educacional básica dos grupos mencionados, bem como apontar políticas públicas, estratégias tecnológicas e midiáticas que possam ampliar as possibilidades de inclusão educacional. Para tanto, desenvolveu-se um estudo etnográfico em uma Escola de Ensino Fundamental na periferia de São Vicente - SP, em que se buscou observar os processos, as pessoas, sobretudo os calungas (educandos nascidos em São Vicente), as plataformas e os protocolos dos sujeitos envolvidos e da instituição. Diante disso, as tecnologias mundanas apresentam-se como mecanismos de enfrentamento da necroeducação, pois promovem a educação interseccional e para a diversidade, que é obrigatoriamente inclusiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-23T18:49:18Z 2023-10-23T18:49:18Z 2023-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Débora Martins. Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas, 2023. 257 p. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Deisgn, Universidade Estadual Paulista, 2023. https://hdl.handle.net/11449/251066 3729171689559727 |
identifier_str_mv |
LOPES, Débora Martins. Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas, 2023. 257 p. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Deisgn, Universidade Estadual Paulista, 2023. 3729171689559727 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129513429663744 |