O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafaella Martins Santana [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121039
Resumo: In this research, we analyzed the use of manipulative materials and games as motivators tools that facilitate the comprehension of fractions content when presented to a class of students from the 9th grade from a public school in Guaratinguetá-SP city. The students are 14 and 17 years old. Initially we presented the benefits that could bring manipulative materials for teaching and learning with understanding, followed by historical accounts of the Tangram material. We show the advantages of the games, when properly used in activities classroom. The game titled Dominoes fractions using the Tangram was applied in order to check if students retook properly the fractions contents. This research was motivated students to participate in math classes and this motivation may have promoted the understanding of the contents worked
id UNSP_d0a0d55d618e91e996ecf8a22b43d157
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121039
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de fraçõesMatemática - Estudo e ensinoJogos em educação matematicaTangramIn this research, we analyzed the use of manipulative materials and games as motivators tools that facilitate the comprehension of fractions content when presented to a class of students from the 9th grade from a public school in Guaratinguetá-SP city. The students are 14 and 17 years old. Initially we presented the benefits that could bring manipulative materials for teaching and learning with understanding, followed by historical accounts of the Tangram material. We show the advantages of the games, when properly used in activities classroom. The game titled Dominoes fractions using the Tangram was applied in order to check if students retook properly the fractions contents. This research was motivated students to participate in math classes and this motivation may have promoted the understanding of the contents workedNesta pesquisa, analisamos a utilização de materiais manipulativos e de jogos como instrumentos motivadores, que facilitam a compreensão do conteúdo de frações, ao serem apresentados para uma turma de alunos do 9º ano de uma Escola da Rede Estadual de Ensino da cidade de Guaratinguetá-SP, com idades entre 14 e 17 anos. Inicialmente apresentamos os benefícios que os materiais manipulativos poderiam trazer para um ensino-aprendizagem com compreensão, seguido de relatos históricos do material Tangram. Mostramos as vantagens dos jogos, quando bem utilizados nas atividades em sala de aula. O jogo intitulado “Dominó das frações com o uso do Tangram” foi aplicado com o intuito de verificar se os alunos retomaram adequadamente os conteúdos de frações. Nesta pesquisa houve motivação para os alunos participarem das aulas de matemática, e essa motivação pode ter propiciado a compreensão dos conteúdos trabalhadosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Vera Lia Marcondes Criscuolo de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Rafaella Martins Santana [UNESP]2015-03-23T15:28:29Z2015-03-23T15:28:29Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Rafaella Martins Santana. O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.http://hdl.handle.net/11449/121039000708185santos_rms_tcc_guara.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:21:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-03T06:21:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações
title O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações
spellingShingle O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações
Santos, Rafaella Martins Santana [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Jogos em educação matematica
Tangram
title_short O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações
title_full O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações
title_fullStr O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações
title_full_unstemmed O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações
title_sort O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações
author Santos, Rafaella Martins Santana [UNESP]
author_facet Santos, Rafaella Martins Santana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Vera Lia Marcondes Criscuolo de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rafaella Martins Santana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Jogos em educação matematica
Tangram
topic Matemática - Estudo e ensino
Jogos em educação matematica
Tangram
description In this research, we analyzed the use of manipulative materials and games as motivators tools that facilitate the comprehension of fractions content when presented to a class of students from the 9th grade from a public school in Guaratinguetá-SP city. The students are 14 and 17 years old. Initially we presented the benefits that could bring manipulative materials for teaching and learning with understanding, followed by historical accounts of the Tangram material. We show the advantages of the games, when properly used in activities classroom. The game titled Dominoes fractions using the Tangram was applied in order to check if students retook properly the fractions contents. This research was motivated students to participate in math classes and this motivation may have promoted the understanding of the contents worked
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:28:29Z
2015-03-23T15:28:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Rafaella Martins Santana. O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/121039
000708185
santos_rms_tcc_guara.pdf
identifier_str_mv SANTOS, Rafaella Martins Santana. O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.
000708185
santos_rms_tcc_guara.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/121039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047239646445568