O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732008000200009 http://hdl.handle.net/11449/10603 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino. |
id |
UNSP_d0c3b0ff4d450c870747e1a86c798f7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10603 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em HegelThe teaching philosophy and the role of philosopher-teacher in Hegelensino da filosofiaHegelfilosofia alemãteaching of philosophyHegelgerman philosophyEste artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino.This paper aims to bring to light the intricacies and the particularities of Hegel's thoughts on the teaching of philosophy. Although this is not a central issue in his thought, it is possible to note his concern about the issue, more systematically in the texts he wrote during the period in which he was a professor and director of the Gymnasium in Nürember. The presentation of Hegel's thoughts on the teaching of philosophy is here divided in three parts: in the first one, the contents which Hegel thinks to be necessary for the formation of the philosophical thought are pointed; in the second one, the matter of the method and its relationship with the contents in the teaching of philosophy is presented; and finally, in the third one, it aims to understand the role that the teacher plays in this teaching.UnespUnespUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de FilosofiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]2014-05-20T13:31:07Z2014-05-20T13:31:07Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article153-166application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732008000200009Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 31, n. 2, p. 153-166, 2008.0101-3173http://hdl.handle.net/11449/1060310.1590/S0101-31732008000200009S0101-31732008000200009WOS:000263551300009S0101-31732008000200009.pdf71332312556876850000-0003-1532-3243SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTrans/Form/Ação0,100info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T06:12:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10603Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:15:10.682831Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel The teaching philosophy and the role of philosopher-teacher in Hegel |
title |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
spellingShingle |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] ensino da filosofia Hegel filosofia alemã teaching of philosophy Hegel german philosophy |
title_short |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
title_full |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
title_fullStr |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
title_full_unstemmed |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
title_sort |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
author |
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] |
author_facet |
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino da filosofia Hegel filosofia alemã teaching of philosophy Hegel german philosophy |
topic |
ensino da filosofia Hegel filosofia alemã teaching of philosophy Hegel german philosophy |
description |
Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 2014-05-20T13:31:07Z 2014-05-20T13:31:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732008000200009 Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 31, n. 2, p. 153-166, 2008. 0101-3173 http://hdl.handle.net/11449/10603 10.1590/S0101-31732008000200009 S0101-31732008000200009 WOS:000263551300009 S0101-31732008000200009.pdf 7133231255687685 0000-0003-1532-3243 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732008000200009 http://hdl.handle.net/11449/10603 |
identifier_str_mv |
Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 31, n. 2, p. 153-166, 2008. 0101-3173 10.1590/S0101-31732008000200009 S0101-31732008000200009 WOS:000263551300009 S0101-31732008000200009.pdf 7133231255687685 0000-0003-1532-3243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Trans/Form/Ação 0,100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
153-166 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Filosofia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Filosofia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128779709579264 |