Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mara Janaina Gomes de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/94775
Resumo: A Educação Superior pode ser considerada uma ferramenta que possibilita ao indivíduo, através do investimento em seu Capital humano, ampliação de sua capacidade produtiva, maiores salários, proporcionando menor iniqüidade na distribuição de renda entre os indivíduos. O objetivo deste trabalho é traçar um perfil sócio-econômico do recém formado no ensino superior brasileiro com base em dados do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE). Como se sabe, a escolha do curso superior no Brasil tem forte influência de fatores sociais e econômicos. Para estimar probabilidades com que um graduado seja de determinado curso, dado seu perfil, um modelo logit multinomial foi estimado. Conclui-se que quando a expectativa em relação ao curso é de ganhos futuros, homens brancos, negros e mulatos tendem a escolher cursos de exatas e engenharias. Em contrapartida, os cursos de humanas, em sua maioria, são demandados por mulheres brancas, negras e mulatas. Mesmo assim, há mulheres brancas, em certas regiões como Sudeste e Sul, que tem preferência por curso de engenharias e exatas
id UNSP_d12a05e0a0b9a7c421318fdbd882fb92
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/94775
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)Ensino superiorCapital humanoENADELogit multinomialCollege educationHuman capitalMultinomial logitA Educação Superior pode ser considerada uma ferramenta que possibilita ao indivíduo, através do investimento em seu Capital humano, ampliação de sua capacidade produtiva, maiores salários, proporcionando menor iniqüidade na distribuição de renda entre os indivíduos. O objetivo deste trabalho é traçar um perfil sócio-econômico do recém formado no ensino superior brasileiro com base em dados do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE). Como se sabe, a escolha do curso superior no Brasil tem forte influência de fatores sociais e econômicos. Para estimar probabilidades com que um graduado seja de determinado curso, dado seu perfil, um modelo logit multinomial foi estimado. Conclui-se que quando a expectativa em relação ao curso é de ganhos futuros, homens brancos, negros e mulatos tendem a escolher cursos de exatas e engenharias. Em contrapartida, os cursos de humanas, em sua maioria, são demandados por mulheres brancas, negras e mulatas. Mesmo assim, há mulheres brancas, em certas regiões como Sudeste e Sul, que tem preferência por curso de engenharias e exatasHigher education can be considered a tool that enables an individual, through investment in human capital, expanding his or her production abilities, higher wages, providing less unequal distribution of income among individuals.This work aims to build a profile of the Brazilian college graduated based on data from ENADE (Student Performance National Exam). As fairly known, college career choice in Brazil is strongly affected by social and economic factors. In order to estimate the probability of choosing a career, given the student profile, a multinomial logit model will be estimated. It is possible to conclude that when the expectation is over the course of future earnings, white males, blacks and mulattoes tend choose the exact and engineering courses. In contrast, the humanities courses, mostly, are demanded by white, black and mulatto. Still, there are white women in certain regions such as Southeast and South, which has a preference for engineering courses and exactCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sartoris Neto, Alexandre [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Mara Janaina Gomes de [UNESP]2014-06-11T19:27:19Z2014-06-11T19:27:19Z2011-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f. : tabs.application/pdfOLIVEIRA, Mara Janaina Gomes de. Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005). 2011. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/94775000680199oliveira_mjg_me_arafcl.pdf33004030080P03418973718268092Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:14:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:46:34.860089Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)
title Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)
spellingShingle Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)
Oliveira, Mara Janaina Gomes de [UNESP]
Ensino superior
Capital humano
ENADE
Logit multinomial
College education
Human capital
Multinomial logit
title_short Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)
title_full Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)
title_fullStr Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)
title_full_unstemmed Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)
title_sort Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)
author Oliveira, Mara Janaina Gomes de [UNESP]
author_facet Oliveira, Mara Janaina Gomes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sartoris Neto, Alexandre [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mara Janaina Gomes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Capital humano
ENADE
Logit multinomial
College education
Human capital
Multinomial logit
topic Ensino superior
Capital humano
ENADE
Logit multinomial
College education
Human capital
Multinomial logit
description A Educação Superior pode ser considerada uma ferramenta que possibilita ao indivíduo, através do investimento em seu Capital humano, ampliação de sua capacidade produtiva, maiores salários, proporcionando menor iniqüidade na distribuição de renda entre os indivíduos. O objetivo deste trabalho é traçar um perfil sócio-econômico do recém formado no ensino superior brasileiro com base em dados do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE). Como se sabe, a escolha do curso superior no Brasil tem forte influência de fatores sociais e econômicos. Para estimar probabilidades com que um graduado seja de determinado curso, dado seu perfil, um modelo logit multinomial foi estimado. Conclui-se que quando a expectativa em relação ao curso é de ganhos futuros, homens brancos, negros e mulatos tendem a escolher cursos de exatas e engenharias. Em contrapartida, os cursos de humanas, em sua maioria, são demandados por mulheres brancas, negras e mulatas. Mesmo assim, há mulheres brancas, em certas regiões como Sudeste e Sul, que tem preferência por curso de engenharias e exatas
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-28
2014-06-11T19:27:19Z
2014-06-11T19:27:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Mara Janaina Gomes de. Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005). 2011. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/94775
000680199
oliveira_mjg_me_arafcl.pdf
33004030080P0
3418973718268092
identifier_str_mv OLIVEIRA, Mara Janaina Gomes de. Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005). 2011. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000680199
oliveira_mjg_me_arafcl.pdf
33004030080P0
3418973718268092
url http://hdl.handle.net/11449/94775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f. : tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128855995580416