Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/94775 |
Resumo: | A Educação Superior pode ser considerada uma ferramenta que possibilita ao indivíduo, através do investimento em seu Capital humano, ampliação de sua capacidade produtiva, maiores salários, proporcionando menor iniqüidade na distribuição de renda entre os indivíduos. O objetivo deste trabalho é traçar um perfil sócio-econômico do recém formado no ensino superior brasileiro com base em dados do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE). Como se sabe, a escolha do curso superior no Brasil tem forte influência de fatores sociais e econômicos. Para estimar probabilidades com que um graduado seja de determinado curso, dado seu perfil, um modelo logit multinomial foi estimado. Conclui-se que quando a expectativa em relação ao curso é de ganhos futuros, homens brancos, negros e mulatos tendem a escolher cursos de exatas e engenharias. Em contrapartida, os cursos de humanas, em sua maioria, são demandados por mulheres brancas, negras e mulatas. Mesmo assim, há mulheres brancas, em certas regiões como Sudeste e Sul, que tem preferência por curso de engenharias e exatas |
id |
UNSP_d12a05e0a0b9a7c421318fdbd882fb92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/94775 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005)Ensino superiorCapital humanoENADELogit multinomialCollege educationHuman capitalMultinomial logitA Educação Superior pode ser considerada uma ferramenta que possibilita ao indivíduo, através do investimento em seu Capital humano, ampliação de sua capacidade produtiva, maiores salários, proporcionando menor iniqüidade na distribuição de renda entre os indivíduos. O objetivo deste trabalho é traçar um perfil sócio-econômico do recém formado no ensino superior brasileiro com base em dados do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE). Como se sabe, a escolha do curso superior no Brasil tem forte influência de fatores sociais e econômicos. Para estimar probabilidades com que um graduado seja de determinado curso, dado seu perfil, um modelo logit multinomial foi estimado. Conclui-se que quando a expectativa em relação ao curso é de ganhos futuros, homens brancos, negros e mulatos tendem a escolher cursos de exatas e engenharias. Em contrapartida, os cursos de humanas, em sua maioria, são demandados por mulheres brancas, negras e mulatas. Mesmo assim, há mulheres brancas, em certas regiões como Sudeste e Sul, que tem preferência por curso de engenharias e exatasHigher education can be considered a tool that enables an individual, through investment in human capital, expanding his or her production abilities, higher wages, providing less unequal distribution of income among individuals.This work aims to build a profile of the Brazilian college graduated based on data from ENADE (Student Performance National Exam). As fairly known, college career choice in Brazil is strongly affected by social and economic factors. In order to estimate the probability of choosing a career, given the student profile, a multinomial logit model will be estimated. It is possible to conclude that when the expectation is over the course of future earnings, white males, blacks and mulattoes tend choose the exact and engineering courses. In contrast, the humanities courses, mostly, are demanded by white, black and mulatto. Still, there are white women in certain regions such as Southeast and South, which has a preference for engineering courses and exactCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sartoris Neto, Alexandre [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Mara Janaina Gomes de [UNESP]2014-06-11T19:27:19Z2014-06-11T19:27:19Z2011-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f. : tabs.application/pdfOLIVEIRA, Mara Janaina Gomes de. Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005). 2011. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/94775000680199oliveira_mjg_me_arafcl.pdf33004030080P03418973718268092Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:14:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:46:34.860089Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005) |
title |
Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005) |
spellingShingle |
Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005) Oliveira, Mara Janaina Gomes de [UNESP] Ensino superior Capital humano ENADE Logit multinomial College education Human capital Multinomial logit |
title_short |
Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005) |
title_full |
Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005) |
title_fullStr |
Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005) |
title_full_unstemmed |
Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005) |
title_sort |
Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005) |
author |
Oliveira, Mara Janaina Gomes de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Mara Janaina Gomes de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sartoris Neto, Alexandre [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mara Janaina Gomes de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Capital humano ENADE Logit multinomial College education Human capital Multinomial logit |
topic |
Ensino superior Capital humano ENADE Logit multinomial College education Human capital Multinomial logit |
description |
A Educação Superior pode ser considerada uma ferramenta que possibilita ao indivíduo, através do investimento em seu Capital humano, ampliação de sua capacidade produtiva, maiores salários, proporcionando menor iniqüidade na distribuição de renda entre os indivíduos. O objetivo deste trabalho é traçar um perfil sócio-econômico do recém formado no ensino superior brasileiro com base em dados do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE). Como se sabe, a escolha do curso superior no Brasil tem forte influência de fatores sociais e econômicos. Para estimar probabilidades com que um graduado seja de determinado curso, dado seu perfil, um modelo logit multinomial foi estimado. Conclui-se que quando a expectativa em relação ao curso é de ganhos futuros, homens brancos, negros e mulatos tendem a escolher cursos de exatas e engenharias. Em contrapartida, os cursos de humanas, em sua maioria, são demandados por mulheres brancas, negras e mulatas. Mesmo assim, há mulheres brancas, em certas regiões como Sudeste e Sul, que tem preferência por curso de engenharias e exatas |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-28 2014-06-11T19:27:19Z 2014-06-11T19:27:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Mara Janaina Gomes de. Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005). 2011. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. http://hdl.handle.net/11449/94775 000680199 oliveira_mjg_me_arafcl.pdf 33004030080P0 3418973718268092 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Mara Janaina Gomes de. Um perfil de concluintes do curso superior com base no ENADE (2005). 2011. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. 000680199 oliveira_mjg_me_arafcl.pdf 33004030080P0 3418973718268092 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/94775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
83 f. : tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128855995580416 |