Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255015 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de propor a criação de um material didático focado no folclore, com ênfase no personagem Saci-Pererê, evidenciando sua importância na história brasileira. O folclore, refletindo manifestações populares, crenças e valores, encontra no Saci-Pererê seu personagem mais emblemático e reconhecido. Nesse contexto, investigou-se a presença e o significado deste personagem em uma cidade do interior de São Paulo, analisando-se a cultura folclórica em uma escola para promover e valorizar o folclore nacional. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, objetivando elucidar a trajetória do folclore brasileiro desde suas origens, destacando sua importância na composição da nossa cultura diversificada, influenciada por povos indígenas, africanos e europeus. No âmbito escolar, com as crianças da educação infantil, utilizou-se o livro “Vamos aprender com os Sacis?”, que se destaca por suas ricas ilustrações em aquarela, obra de Jocelino Soares. Os resultados indicam a significativa influência do folclore e do personagem Saci-Pererê na localidade estudada, bem como seu potencial pedagógico em auxiliar os alunos a compreenderem de maneira lúdica a cultura à qual pertencem, não apenas durante as celebrações do dia do folclore, mas ao longo de todo o ano letivo. |
id |
UNSP_d1520fd976e751a53f4e03294cad8775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/255015 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação BásicaCreating Sacis: a teaching-learning proposal based on national folklore for the early years of Basic EducationEducação InfantilFolclore nacionalSaci-PererêDiversidades culturaisEarly Childhood EducationNational folkloreCultural diversitiesEste trabalho tem o objetivo de propor a criação de um material didático focado no folclore, com ênfase no personagem Saci-Pererê, evidenciando sua importância na história brasileira. O folclore, refletindo manifestações populares, crenças e valores, encontra no Saci-Pererê seu personagem mais emblemático e reconhecido. Nesse contexto, investigou-se a presença e o significado deste personagem em uma cidade do interior de São Paulo, analisando-se a cultura folclórica em uma escola para promover e valorizar o folclore nacional. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, objetivando elucidar a trajetória do folclore brasileiro desde suas origens, destacando sua importância na composição da nossa cultura diversificada, influenciada por povos indígenas, africanos e europeus. No âmbito escolar, com as crianças da educação infantil, utilizou-se o livro “Vamos aprender com os Sacis?”, que se destaca por suas ricas ilustrações em aquarela, obra de Jocelino Soares. Os resultados indicam a significativa influência do folclore e do personagem Saci-Pererê na localidade estudada, bem como seu potencial pedagógico em auxiliar os alunos a compreenderem de maneira lúdica a cultura à qual pertencem, não apenas durante as celebrações do dia do folclore, mas ao longo de todo o ano letivo.This work aims to propose the creation of didactic material focused on folklore, emphasizing the character Saci-Pererê, highlighting its importance in Brazilian history. Folklore, reflecting popular manifestations, beliefs, and values, finds in Saci-Pererê its most emblematic and recognized character. In this context, the presence and significance of this character were investigated in a town in the interior of São Paulo, analyzing the folk culture in a school to promote and value the national folklore. The methodology adopted was qualitative and bibliographic, aiming to elucidate the trajectory of Brazilian folklore from its origins, highlighting its importance in the composition of our diverse culture, influenced by indigenous, African, and European peoples. In the school context, with children from early childhood education, the book "Vamos aprender com os Sacis?" was used, notable for its rich watercolor illustrations by Jocelino Soares. The results indicate the significant influence of folklore and the character Saci-Pererê in the studied locality, as well as its pedagogical potential in assisting students to understand the culture to which they belong in a playful manner, not only during folklore day celebrations but throughout the entire school year.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Villela, Fábio Fernandes [UNESP]Noboa, Sara Jane2024-04-08T13:58:29Z2024-04-08T13:58:29Z2024-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNOBOA, Sara Jane. Criando sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica. 2024. 110f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2550155037519231127060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-10T11:39:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255015Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:41:44.404341Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica Creating Sacis: a teaching-learning proposal based on national folklore for the early years of Basic Education |
title |
Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica |
spellingShingle |
Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica Noboa, Sara Jane Educação Infantil Folclore nacional Saci-Pererê Diversidades culturais Early Childhood Education National folklore Cultural diversities |
title_short |
Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica |
title_full |
Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica |
title_fullStr |
Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica |
title_sort |
Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica |
author |
Noboa, Sara Jane |
author_facet |
Noboa, Sara Jane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Villela, Fábio Fernandes [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noboa, Sara Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Folclore nacional Saci-Pererê Diversidades culturais Early Childhood Education National folklore Cultural diversities |
topic |
Educação Infantil Folclore nacional Saci-Pererê Diversidades culturais Early Childhood Education National folklore Cultural diversities |
description |
Este trabalho tem o objetivo de propor a criação de um material didático focado no folclore, com ênfase no personagem Saci-Pererê, evidenciando sua importância na história brasileira. O folclore, refletindo manifestações populares, crenças e valores, encontra no Saci-Pererê seu personagem mais emblemático e reconhecido. Nesse contexto, investigou-se a presença e o significado deste personagem em uma cidade do interior de São Paulo, analisando-se a cultura folclórica em uma escola para promover e valorizar o folclore nacional. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, objetivando elucidar a trajetória do folclore brasileiro desde suas origens, destacando sua importância na composição da nossa cultura diversificada, influenciada por povos indígenas, africanos e europeus. No âmbito escolar, com as crianças da educação infantil, utilizou-se o livro “Vamos aprender com os Sacis?”, que se destaca por suas ricas ilustrações em aquarela, obra de Jocelino Soares. Os resultados indicam a significativa influência do folclore e do personagem Saci-Pererê na localidade estudada, bem como seu potencial pedagógico em auxiliar os alunos a compreenderem de maneira lúdica a cultura à qual pertencem, não apenas durante as celebrações do dia do folclore, mas ao longo de todo o ano letivo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-08T13:58:29Z 2024-04-08T13:58:29Z 2024-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOBOA, Sara Jane. Criando sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica. 2024. 110f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. https://hdl.handle.net/11449/255015 5037519231127060 |
identifier_str_mv |
NOBOA, Sara Jane. Criando sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica. 2024. 110f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. 5037519231127060 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/255015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129234688802816 |