Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noboa, Sara Jane
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255015
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de propor a criação de um material didático focado no folclore, com ênfase no personagem Saci-Pererê, evidenciando sua importância na história brasileira. O folclore, refletindo manifestações populares, crenças e valores, encontra no Saci-Pererê seu personagem mais emblemático e reconhecido. Nesse contexto, investigou-se a presença e o significado deste personagem em uma cidade do interior de São Paulo, analisando-se a cultura folclórica em uma escola para promover e valorizar o folclore nacional. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, objetivando elucidar a trajetória do folclore brasileiro desde suas origens, destacando sua importância na composição da nossa cultura diversificada, influenciada por povos indígenas, africanos e europeus. No âmbito escolar, com as crianças da educação infantil, utilizou-se o livro “Vamos aprender com os Sacis?”, que se destaca por suas ricas ilustrações em aquarela, obra de Jocelino Soares. Os resultados indicam a significativa influência do folclore e do personagem Saci-Pererê na localidade estudada, bem como seu potencial pedagógico em auxiliar os alunos a compreenderem de maneira lúdica a cultura à qual pertencem, não apenas durante as celebrações do dia do folclore, mas ao longo de todo o ano letivo.
id UNSP_d1520fd976e751a53f4e03294cad8775
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255015
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação BásicaCreating Sacis: a teaching-learning proposal based on national folklore for the early years of Basic EducationEducação InfantilFolclore nacionalSaci-PererêDiversidades culturaisEarly Childhood EducationNational folkloreCultural diversitiesEste trabalho tem o objetivo de propor a criação de um material didático focado no folclore, com ênfase no personagem Saci-Pererê, evidenciando sua importância na história brasileira. O folclore, refletindo manifestações populares, crenças e valores, encontra no Saci-Pererê seu personagem mais emblemático e reconhecido. Nesse contexto, investigou-se a presença e o significado deste personagem em uma cidade do interior de São Paulo, analisando-se a cultura folclórica em uma escola para promover e valorizar o folclore nacional. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, objetivando elucidar a trajetória do folclore brasileiro desde suas origens, destacando sua importância na composição da nossa cultura diversificada, influenciada por povos indígenas, africanos e europeus. No âmbito escolar, com as crianças da educação infantil, utilizou-se o livro “Vamos aprender com os Sacis?”, que se destaca por suas ricas ilustrações em aquarela, obra de Jocelino Soares. Os resultados indicam a significativa influência do folclore e do personagem Saci-Pererê na localidade estudada, bem como seu potencial pedagógico em auxiliar os alunos a compreenderem de maneira lúdica a cultura à qual pertencem, não apenas durante as celebrações do dia do folclore, mas ao longo de todo o ano letivo.This work aims to propose the creation of didactic material focused on folklore, emphasizing the character Saci-Pererê, highlighting its importance in Brazilian history. Folklore, reflecting popular manifestations, beliefs, and values, finds in Saci-Pererê its most emblematic and recognized character. In this context, the presence and significance of this character were investigated in a town in the interior of São Paulo, analyzing the folk culture in a school to promote and value the national folklore. The methodology adopted was qualitative and bibliographic, aiming to elucidate the trajectory of Brazilian folklore from its origins, highlighting its importance in the composition of our diverse culture, influenced by indigenous, African, and European peoples. In the school context, with children from early childhood education, the book "Vamos aprender com os Sacis?" was used, notable for its rich watercolor illustrations by Jocelino Soares. The results indicate the significant influence of folklore and the character Saci-Pererê in the studied locality, as well as its pedagogical potential in assisting students to understand the culture to which they belong in a playful manner, not only during folklore day celebrations but throughout the entire school year.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Villela, Fábio Fernandes [UNESP]Noboa, Sara Jane2024-04-08T13:58:29Z2024-04-08T13:58:29Z2024-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNOBOA, Sara Jane. Criando sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica. 2024. 110f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2550155037519231127060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-10T11:39:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255015Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:41:44.404341Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica
Creating Sacis: a teaching-learning proposal based on national folklore for the early years of Basic Education
title Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica
spellingShingle Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica
Noboa, Sara Jane
Educação Infantil
Folclore nacional
Saci-Pererê
Diversidades culturais
Early Childhood Education
National folklore
Cultural diversities
title_short Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica
title_full Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica
title_fullStr Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica
title_full_unstemmed Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica
title_sort Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica
author Noboa, Sara Jane
author_facet Noboa, Sara Jane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villela, Fábio Fernandes [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Noboa, Sara Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Folclore nacional
Saci-Pererê
Diversidades culturais
Early Childhood Education
National folklore
Cultural diversities
topic Educação Infantil
Folclore nacional
Saci-Pererê
Diversidades culturais
Early Childhood Education
National folklore
Cultural diversities
description Este trabalho tem o objetivo de propor a criação de um material didático focado no folclore, com ênfase no personagem Saci-Pererê, evidenciando sua importância na história brasileira. O folclore, refletindo manifestações populares, crenças e valores, encontra no Saci-Pererê seu personagem mais emblemático e reconhecido. Nesse contexto, investigou-se a presença e o significado deste personagem em uma cidade do interior de São Paulo, analisando-se a cultura folclórica em uma escola para promover e valorizar o folclore nacional. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, objetivando elucidar a trajetória do folclore brasileiro desde suas origens, destacando sua importância na composição da nossa cultura diversificada, influenciada por povos indígenas, africanos e europeus. No âmbito escolar, com as crianças da educação infantil, utilizou-se o livro “Vamos aprender com os Sacis?”, que se destaca por suas ricas ilustrações em aquarela, obra de Jocelino Soares. Os resultados indicam a significativa influência do folclore e do personagem Saci-Pererê na localidade estudada, bem como seu potencial pedagógico em auxiliar os alunos a compreenderem de maneira lúdica a cultura à qual pertencem, não apenas durante as celebrações do dia do folclore, mas ao longo de todo o ano letivo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-08T13:58:29Z
2024-04-08T13:58:29Z
2024-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOBOA, Sara Jane. Criando sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica. 2024. 110f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255015
5037519231127060
identifier_str_mv NOBOA, Sara Jane. Criando sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica. 2024. 110f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
5037519231127060
url https://hdl.handle.net/11449/255015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129234688802816