Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bravin, Luís Fernando Nicolosi [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90614
Resumo: A hidrovia Tietê-Paraná foi aqui analisada sob o ponto de vista de seu aproveitamento para a navegação comercial, servindo para o escoamento dos produtos da rica região centro-oeste brasileira com destino ao porto de Santos (SP), com o objetivo de mostrar a vantagem competitiva de se utilizar a multimodalidade de transporte no escoamento de grãos. Considerando que o custo de transporte ou custo logístico chega, em alguns casos, a representar até 30% do valor final de vários produtos agrícolas, verificou-se que a navegação fluvial tornou-se um grande fator de redução no custo dos produtos, que necessitam de transporte em longa distância e, ao mesmo tempo, mantém um fluxo de carga muito elevado. Esta economia no custo de frete pode chegar a valores acima de 30%, quando se utiliza embarcações fluviais de terceiros e uma economia de mais de 40% ao se utilizar embarcações próprias, na fase do transporte hidroviário. Pela metodologia utilizada no trabalho foram identificadas duas regiões distintas: a consumidora e a produtora. Esta condição permitiu que fosse apresentado um estudo logístico específico, com maior detalhamento de rota e melhor especificação de equipamentos a serem utilizados, os quais permitiram obter resultados que possibilitaram otimizar o frete. Comparou-se os resultados desta análise de transporte com finalidade de obter relações entre custos e benefícios observados em outras modalidades de transporte utilizados nesta região, potencialmente rica e carente de transportes eficientes.
id UNSP_d1952921ae7a8ff8b7dbafd7693bd850
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90614
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-ParanáTietê, Rio - Navegação - São PauloParana, Rio NavegaçãoTietê, River - NavigationParaná, River - NavigationInland water transportation - São Paulo (Brazil)A hidrovia Tietê-Paraná foi aqui analisada sob o ponto de vista de seu aproveitamento para a navegação comercial, servindo para o escoamento dos produtos da rica região centro-oeste brasileira com destino ao porto de Santos (SP), com o objetivo de mostrar a vantagem competitiva de se utilizar a multimodalidade de transporte no escoamento de grãos. Considerando que o custo de transporte ou custo logístico chega, em alguns casos, a representar até 30% do valor final de vários produtos agrícolas, verificou-se que a navegação fluvial tornou-se um grande fator de redução no custo dos produtos, que necessitam de transporte em longa distância e, ao mesmo tempo, mantém um fluxo de carga muito elevado. Esta economia no custo de frete pode chegar a valores acima de 30%, quando se utiliza embarcações fluviais de terceiros e uma economia de mais de 40% ao se utilizar embarcações próprias, na fase do transporte hidroviário. Pela metodologia utilizada no trabalho foram identificadas duas regiões distintas: a consumidora e a produtora. Esta condição permitiu que fosse apresentado um estudo logístico específico, com maior detalhamento de rota e melhor especificação de equipamentos a serem utilizados, os quais permitiram obter resultados que possibilitaram otimizar o frete. Comparou-se os resultados desta análise de transporte com finalidade de obter relações entre custos e benefícios observados em outras modalidades de transporte utilizados nesta região, potencialmente rica e carente de transportes eficientes.The Tietê-Paraná's waterway was analyzed here under the point of view of its use for the commercial sailing; being good for the canal of the products of the rich center-west region of Brazil to Santos' harbour, with objective to show the advance multimodal transporting in grains drainage. Considering that the cost of transporting or logistic's cost reach thirty per cent of the final value of several agricultural products. The fluvial sailing is seen today as a great reduction factor in the costs of products, that need transport of long distance and at the same time it maintains a very high load flow. This reduction of freight may get thirty per cent if used undertaking boat, but forty per cent or more will be get if used self-boat. The work has a sequence that will begin with the general characterization of the area consumer, as well as the location of the producing areas, presenting a specific study where it will consist a larger route specially and the equipments to be it used. This source will show a series of calculations that they will have later as objective to arrive to a freight optimized in this project, which intends to offer the analysis of transport alternative comparable with the costs and benefits of the other modalities of this area, potentially rich and poor of efficient transports.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Widsney Alves [UNESP]Biaggioni, Marco Antonio Martin [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bravin, Luís Fernando Nicolosi [UNESP]2014-06-11T19:24:42Z2014-06-11T19:24:42Z2001-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiv, 50 f. : il. color.application/pdfBRAVIN, Luís Fernando Nicolosi. Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná. 2001. iv, 50 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, 2001.http://hdl.handle.net/11449/90614000149869bravin_lfn_me_botfca.pdf33004064021P71662857471693160Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-02T14:11:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90614Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:21:04.142950Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná
title Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná
spellingShingle Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná
Bravin, Luís Fernando Nicolosi [UNESP]
Tietê, Rio - Navegação - São Paulo
Parana, Rio Navegação
Tietê, River - Navigation
Paraná, River - Navigation
Inland water transportation - São Paulo (Brazil)
title_short Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná
title_full Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná
title_fullStr Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná
title_full_unstemmed Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná
title_sort Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná
author Bravin, Luís Fernando Nicolosi [UNESP]
author_facet Bravin, Luís Fernando Nicolosi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Widsney Alves [UNESP]
Biaggioni, Marco Antonio Martin [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bravin, Luís Fernando Nicolosi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tietê, Rio - Navegação - São Paulo
Parana, Rio Navegação
Tietê, River - Navigation
Paraná, River - Navigation
Inland water transportation - São Paulo (Brazil)
topic Tietê, Rio - Navegação - São Paulo
Parana, Rio Navegação
Tietê, River - Navigation
Paraná, River - Navigation
Inland water transportation - São Paulo (Brazil)
description A hidrovia Tietê-Paraná foi aqui analisada sob o ponto de vista de seu aproveitamento para a navegação comercial, servindo para o escoamento dos produtos da rica região centro-oeste brasileira com destino ao porto de Santos (SP), com o objetivo de mostrar a vantagem competitiva de se utilizar a multimodalidade de transporte no escoamento de grãos. Considerando que o custo de transporte ou custo logístico chega, em alguns casos, a representar até 30% do valor final de vários produtos agrícolas, verificou-se que a navegação fluvial tornou-se um grande fator de redução no custo dos produtos, que necessitam de transporte em longa distância e, ao mesmo tempo, mantém um fluxo de carga muito elevado. Esta economia no custo de frete pode chegar a valores acima de 30%, quando se utiliza embarcações fluviais de terceiros e uma economia de mais de 40% ao se utilizar embarcações próprias, na fase do transporte hidroviário. Pela metodologia utilizada no trabalho foram identificadas duas regiões distintas: a consumidora e a produtora. Esta condição permitiu que fosse apresentado um estudo logístico específico, com maior detalhamento de rota e melhor especificação de equipamentos a serem utilizados, os quais permitiram obter resultados que possibilitaram otimizar o frete. Comparou-se os resultados desta análise de transporte com finalidade de obter relações entre custos e benefícios observados em outras modalidades de transporte utilizados nesta região, potencialmente rica e carente de transportes eficientes.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-07-24
2014-06-11T19:24:42Z
2014-06-11T19:24:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAVIN, Luís Fernando Nicolosi. Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná. 2001. iv, 50 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, 2001.
http://hdl.handle.net/11449/90614
000149869
bravin_lfn_me_botfca.pdf
33004064021P7
1662857471693160
identifier_str_mv BRAVIN, Luís Fernando Nicolosi. Análise de transporte multimodal na região da hidrovia Tietê-Paraná. 2001. iv, 50 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, 2001.
000149869
bravin_lfn_me_botfca.pdf
33004064021P7
1662857471693160
url http://hdl.handle.net/11449/90614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 50 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129419007492096