Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Adriano
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255921
Resumo: Esta tese investiga a aplicabilidade da Realidade Aumentada (RA) no auxílio à aprendizagem de Desenho Técnico (DT). Diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, que exigiram rápidas adaptações para o ensino digital, surgiu a demanda por inovações tecnológicas que facilitassem o aprendizado, especialmente em disciplinas que requerem intensa visualização espacial, como as ciências exatas. Assim, o trabalho dedica-se ao desenvolvimento e à avaliação do HypergeoAR, visando auxiliar na compreensão dos conceitos de DT por meio da visualização interativa de peças 3D. A pesquisa inclui uma análise crítica de ferramentas de RA existentes, destacando a inovação e os impactos positivos no processo de aprendizagem, mas também apontando para a escassez de recursos acessíveis e de código aberto para a comunidade educacional. Adicionalmente, técnicas de Experiência do Usuário (UX) são adaptadas e heurísticas personalizadas aplicadas para avaliar a eficácia do HypergeoAR entre os alunos. Os resultados da avaliação do HypergeoAR por parte dos alunos indicam emoções positivas e uma contribuição significativa no auxílio da compreensão dos conceitos de DT, alinhando o projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e enfatizando seu potencial para promover uma educação mais inclusiva e inovadora. A conclusão destaca a relevância da RA na educação contemporânea, sobretudo auxiliando o ensino de DT.
id UNSP_d1c05e7b0c0b0d2d730345bdbb06e3d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255921
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoARAugmented reality for learning technical drawing: development and validation of the HypergeoAR toolExperiência do usuárioRealidade aumentadaDesenho técnico3DUser experienceAugmented realityTechnical drawingEsta tese investiga a aplicabilidade da Realidade Aumentada (RA) no auxílio à aprendizagem de Desenho Técnico (DT). Diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, que exigiram rápidas adaptações para o ensino digital, surgiu a demanda por inovações tecnológicas que facilitassem o aprendizado, especialmente em disciplinas que requerem intensa visualização espacial, como as ciências exatas. Assim, o trabalho dedica-se ao desenvolvimento e à avaliação do HypergeoAR, visando auxiliar na compreensão dos conceitos de DT por meio da visualização interativa de peças 3D. A pesquisa inclui uma análise crítica de ferramentas de RA existentes, destacando a inovação e os impactos positivos no processo de aprendizagem, mas também apontando para a escassez de recursos acessíveis e de código aberto para a comunidade educacional. Adicionalmente, técnicas de Experiência do Usuário (UX) são adaptadas e heurísticas personalizadas aplicadas para avaliar a eficácia do HypergeoAR entre os alunos. Os resultados da avaliação do HypergeoAR por parte dos alunos indicam emoções positivas e uma contribuição significativa no auxílio da compreensão dos conceitos de DT, alinhando o projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e enfatizando seu potencial para promover uma educação mais inclusiva e inovadora. A conclusão destaca a relevância da RA na educação contemporânea, sobretudo auxiliando o ensino de DT.This thesis investigates the applicability of Augmented Reality (AR) in helping to learn Technical Drawing (DT). Faced with the challenges posed by the Covid-19 pandemic, which required rapid adaptations to digital teaching, the demand for technological innovations that facilitate learning arose, especially in subjects that require intense spatial visualization, such as exact sciences. Therefore, the work is dedicated to the development and evaluation of HypergeoAR, aiming to assist in the understanding of DT concepts through the interactive visualization of 3D parts. The research includes a critical analysis of existing AR tools, highlighting innovation and positive impacts on the learning process, but also pointing to the scarcity of accessible and open source resources for the educational community. Additionally, User Experience (UX) techniques are adapted and personalized heuristics applied to evaluate the effectiveness of HypergeoAR among students. The results of the HypergeoAR evaluation by students indicate positive emotions and a significant contribution in helping to understand DT concepts, aligning the project with the UN Sustainable Development Goals (SDGs) and emphasizing its potential to promote more inclusive education and innovative. The conclusion highlights the relevance of AR in contemporary education, especially in assisting the teaching of DT.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Bezerra, Adriano2024-06-11T11:28:02Z2024-06-11T11:28:02Z2024-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBEZERRA, Adriano. Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR. 2024. 145f. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255921porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T06:19:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255921Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:55:35.885535Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR
Augmented reality for learning technical drawing: development and validation of the HypergeoAR tool
title Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR
spellingShingle Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR
Bezerra, Adriano
Experiência do usuário
Realidade aumentada
Desenho técnico
3D
User experience
Augmented reality
Technical drawing
title_short Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR
title_full Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR
title_fullStr Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR
title_full_unstemmed Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR
title_sort Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR
author Bezerra, Adriano
author_facet Bezerra, Adriano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência do usuário
Realidade aumentada
Desenho técnico
3D
User experience
Augmented reality
Technical drawing
topic Experiência do usuário
Realidade aumentada
Desenho técnico
3D
User experience
Augmented reality
Technical drawing
description Esta tese investiga a aplicabilidade da Realidade Aumentada (RA) no auxílio à aprendizagem de Desenho Técnico (DT). Diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, que exigiram rápidas adaptações para o ensino digital, surgiu a demanda por inovações tecnológicas que facilitassem o aprendizado, especialmente em disciplinas que requerem intensa visualização espacial, como as ciências exatas. Assim, o trabalho dedica-se ao desenvolvimento e à avaliação do HypergeoAR, visando auxiliar na compreensão dos conceitos de DT por meio da visualização interativa de peças 3D. A pesquisa inclui uma análise crítica de ferramentas de RA existentes, destacando a inovação e os impactos positivos no processo de aprendizagem, mas também apontando para a escassez de recursos acessíveis e de código aberto para a comunidade educacional. Adicionalmente, técnicas de Experiência do Usuário (UX) são adaptadas e heurísticas personalizadas aplicadas para avaliar a eficácia do HypergeoAR entre os alunos. Os resultados da avaliação do HypergeoAR por parte dos alunos indicam emoções positivas e uma contribuição significativa no auxílio da compreensão dos conceitos de DT, alinhando o projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e enfatizando seu potencial para promover uma educação mais inclusiva e inovadora. A conclusão destaca a relevância da RA na educação contemporânea, sobretudo auxiliando o ensino de DT.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-11T11:28:02Z
2024-06-11T11:28:02Z
2024-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Adriano. Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR. 2024. 145f. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255921
identifier_str_mv BEZERRA, Adriano. Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR. 2024. 145f. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129374263705600