Avaliação do sistema de informações geográficas GRASS para predição dos riscos de erosão em estradas de uso florestal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonangelo, Alessandro [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101775
Resumo: A rede viária do setor florestal é a principal base de toda a atividade, mas, no entanto, as estradas de uso florestal têm sido uma das principais causas da erosão e do assoreamento dos cursos d'água nas florestas plantadas, pois promove a retirada da cobertura vegetal, a movimentação do solo e a compactação de seu leito, tornando tais vias muito vulneráveis à erosão causada pela chuva. Até hoje, apesar das grandes transformações tecnológicas ocorridas na silvicultura brasileira e da relevância do transporte para as empresas florestais, há poucos trabalhos que estudem a otimização do transporte da madeira, principalmente, no que se refere à questão da erosão. Além disso, as ferramentas disponíveis têm se mostrado ineficientes para o uso em situações específicas fora do local onde foram desenvolvidas. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um critério para a identificação dos riscos de erosão em estradas de uso florestal baseado no fator topográfico LS, que considera a declividade e o comprimento das rampas. Como resultados, obteve-se que a utilização do SIG GRASS para a aplicação do critério proposto para a identificação dos riscos de erosão em estradas é um instrumento viável na prevenção e controle da erosão. Além disso, tanto a análise qualitativa quanto a quantitativa mostraram que as rampas se comportaram conforme o indicado pelo mapa gerado pelo GRASS com a identificação dos riscos de erosão em estradas de uso florestal classificadas de acordo com o fator topográfico LS. Quanto à comparação das redes de estradas ortogonal e em curva de nível através do critério de identificação de erosão que utiliza o fator topográfico LS, na área reformada, ou seja, na rede em curva de nível de estradas, houve melhores resultados no que se refere ao controle da ocorrência da erosão.
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