Adaptação, dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): um estudo nas aulas de educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Talita Fabiana Roque da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242641
Resumo: O universo escolar e a motivação dos estudantes estão relacionados a temas atuais de pesquisa no âmbito científico, e não poderia ser diferente com a Educação Física neste ambiente. Assim, o atual estudo teve como objetivo principal adaptar, buscar dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação Questionário do Esporte de Orientação para Tarefa ou Ego (TEOSQ) para a população brasileira de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, testando as propriedades psicométricas (validade, fidedignidade e reprodutibilidade), estabelecendo escore referente ao instrumento estudado, possibilitando assim descrever o nível de motivação (orientação para tarefa e para ego). Através de uma abordagem quantitativa descritiva avaliamos uma amostra de 339 (estudo principal) 58 (estudo piloto) estudantes de ambos os gêneros, escolhidos aleatoriamente. Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, iniciou-se o contato com as os professores de Educação Física da região de Botucatu-SP e posteriormente com os estudantes. Com este estudo foram identificados resultados positivos do TEOSQ que apontaram para alta consistência interna do teste com relação à orientação para tarefa e para ego (alfa de tarefa de 0.84 e alfa de ego de 0.73). Os resultados desta pesquisa, permitem concluir que o TEOSQ possui adequadas propriedades psicométricas para avaliação de motivação entre estudantes do oitavo e nono ano do ensino fundamental e primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.
id UNSP_d208ec035b53addffe0b970fdfd31829
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242641
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Adaptação, dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): um estudo nas aulas de educação física escolarAdaptation, accuracy data and validity evidence of the motivation instrument (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): a study in physical education classes at schoolMotivaçãoValidaçãoEstudantesEducação Física escolarMotivationValidationStudentsPhysical education schoolO universo escolar e a motivação dos estudantes estão relacionados a temas atuais de pesquisa no âmbito científico, e não poderia ser diferente com a Educação Física neste ambiente. Assim, o atual estudo teve como objetivo principal adaptar, buscar dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação Questionário do Esporte de Orientação para Tarefa ou Ego (TEOSQ) para a população brasileira de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, testando as propriedades psicométricas (validade, fidedignidade e reprodutibilidade), estabelecendo escore referente ao instrumento estudado, possibilitando assim descrever o nível de motivação (orientação para tarefa e para ego). Através de uma abordagem quantitativa descritiva avaliamos uma amostra de 339 (estudo principal) 58 (estudo piloto) estudantes de ambos os gêneros, escolhidos aleatoriamente. Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, iniciou-se o contato com as os professores de Educação Física da região de Botucatu-SP e posteriormente com os estudantes. Com este estudo foram identificados resultados positivos do TEOSQ que apontaram para alta consistência interna do teste com relação à orientação para tarefa e para ego (alfa de tarefa de 0.84 e alfa de ego de 0.73). Os resultados desta pesquisa, permitem concluir que o TEOSQ possui adequadas propriedades psicométricas para avaliação de motivação entre estudantes do oitavo e nono ano do ensino fundamental e primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.The school universe and students' motivation are related to current research topics in the scientific field, and it couldn't be different with Physical Education in this environment. Thus, the main objective of the current study was to adapt and seek data on the accuracy and evidence of validity of the questionnaire Sport Orientation Questionnaire for Task or Ego (TEOSQ) for the Brazilian population of students from the eighth year of elementary school to the third year. high school students, testing the psychometric properties (validity, reliability and reproducibility), establishing a score for the studied instrument, thus making it possible to describe the level of motivation (task and ego orientation). Through a descriptive quantitative approach, we evaluated a sample of 339 (main study) 58 (pilot study) students of both genders, randomly chosen. After approval by the Research Ethics Committee, contact was made with the Physical Education teachers in the region of Botucatu-SP and later with the students. This study identified positive TEOSQ results that pointed to high internal consistency of the test in relation to task and ego orientation (task alpha of 0.84 and ego alpha of 0.73). The results of this research allow us to conclude that the TEOSQ has adequate psychometric properties for assessing motivation among students in the eighth and ninth grades of elementary school and the first, second and third grades of high school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]Hirota, Vinicius BarrosoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Talita Fabiana Roque da2023-03-24T11:22:10Z2023-03-24T11:22:10Z2023-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24264133004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:15:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242641Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:35:59.235999Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação, dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): um estudo nas aulas de educação física escolar
Adaptation, accuracy data and validity evidence of the motivation instrument (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): a study in physical education classes at school
title Adaptação, dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): um estudo nas aulas de educação física escolar
spellingShingle Adaptação, dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): um estudo nas aulas de educação física escolar
Silva, Talita Fabiana Roque da
Motivação
Validação
Estudantes
Educação Física escolar
Motivation
Validation
Students
Physical education school
title_short Adaptação, dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): um estudo nas aulas de educação física escolar
title_full Adaptação, dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): um estudo nas aulas de educação física escolar
title_fullStr Adaptação, dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): um estudo nas aulas de educação física escolar
title_full_unstemmed Adaptação, dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): um estudo nas aulas de educação física escolar
title_sort Adaptação, dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): um estudo nas aulas de educação física escolar
author Silva, Talita Fabiana Roque da
author_facet Silva, Talita Fabiana Roque da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]
Hirota, Vinicius Barroso
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Talita Fabiana Roque da
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Validação
Estudantes
Educação Física escolar
Motivation
Validation
Students
Physical education school
topic Motivação
Validação
Estudantes
Educação Física escolar
Motivation
Validation
Students
Physical education school
description O universo escolar e a motivação dos estudantes estão relacionados a temas atuais de pesquisa no âmbito científico, e não poderia ser diferente com a Educação Física neste ambiente. Assim, o atual estudo teve como objetivo principal adaptar, buscar dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação Questionário do Esporte de Orientação para Tarefa ou Ego (TEOSQ) para a população brasileira de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, testando as propriedades psicométricas (validade, fidedignidade e reprodutibilidade), estabelecendo escore referente ao instrumento estudado, possibilitando assim descrever o nível de motivação (orientação para tarefa e para ego). Através de uma abordagem quantitativa descritiva avaliamos uma amostra de 339 (estudo principal) 58 (estudo piloto) estudantes de ambos os gêneros, escolhidos aleatoriamente. Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, iniciou-se o contato com as os professores de Educação Física da região de Botucatu-SP e posteriormente com os estudantes. Com este estudo foram identificados resultados positivos do TEOSQ que apontaram para alta consistência interna do teste com relação à orientação para tarefa e para ego (alfa de tarefa de 0.84 e alfa de ego de 0.73). Os resultados desta pesquisa, permitem concluir que o TEOSQ possui adequadas propriedades psicométricas para avaliação de motivação entre estudantes do oitavo e nono ano do ensino fundamental e primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-24T11:22:10Z
2023-03-24T11:22:10Z
2023-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242641
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/242641
identifier_str_mv 33004056085P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128833176469504