Traços de uma Cultura no Ensino Formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Carmen Maria [UNESP]
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2421
http://hdl.handle.net/11449/107487
Resumo: O trabalho aborda uma experiência com educação escolar em uma comunidade de negros, que vive semi-isolada no sudeste do Estado do Tocantins, na região norte do Brasil, onde o sitema matriarcal representa apenas uma das diferenças entre sua cultura e a dos indígenas e dos brancos sertanejos brasileiros, que, como eles, vivem na zona rural. A implantação de uma escola municipal na comunidade, sem levar em conta as especificidades de seu modo de vida, entrou em choque com o processo informal de transmição e aquisição de conhecimentos, perpetuados através de várias gerações. A pesquisa realizada através da observação participante no contexto de um estudo etnográfico, levanta os pontos conflitantes mais significativos - contudo, metodologia e procedimentos básicos - do ensino escolar, que muitas vezes, como no caso da Barra, afastam dos objetivos mesmos a que se propõe alcançar.
id UNSP_d243b5890cce84b2552ee35bdb6960af
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107487
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Traços de uma Cultura no Ensino FormalO trabalho aborda uma experiência com educação escolar em uma comunidade de negros, que vive semi-isolada no sudeste do Estado do Tocantins, na região norte do Brasil, onde o sitema matriarcal representa apenas uma das diferenças entre sua cultura e a dos indígenas e dos brancos sertanejos brasileiros, que, como eles, vivem na zona rural. A implantação de uma escola municipal na comunidade, sem levar em conta as especificidades de seu modo de vida, entrou em choque com o processo informal de transmição e aquisição de conhecimentos, perpetuados através de várias gerações. A pesquisa realizada através da observação participante no contexto de um estudo etnográfico, levanta os pontos conflitantes mais significativos - contudo, metodologia e procedimentos básicos - do ensino escolar, que muitas vezes, como no caso da Barra, afastam dos objetivos mesmos a que se propõe alcançar.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação FísicaUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aguiar, Carmen Maria [UNESP]2014-06-24T19:54:11Z2014-06-24T19:54:11Z1994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2421Educação: Teoria e Prática, v. 2, n. 3, 1994, p. 48.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107487ISSN1981-8106-1994-02-3-48-52.pdf9054423139563231Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-26T06:14:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107487Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:18:25.518388Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Traços de uma Cultura no Ensino Formal
title Traços de uma Cultura no Ensino Formal
spellingShingle Traços de uma Cultura no Ensino Formal
Aguiar, Carmen Maria [UNESP]
title_short Traços de uma Cultura no Ensino Formal
title_full Traços de uma Cultura no Ensino Formal
title_fullStr Traços de uma Cultura no Ensino Formal
title_full_unstemmed Traços de uma Cultura no Ensino Formal
title_sort Traços de uma Cultura no Ensino Formal
author Aguiar, Carmen Maria [UNESP]
author_facet Aguiar, Carmen Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Carmen Maria [UNESP]
description O trabalho aborda uma experiência com educação escolar em uma comunidade de negros, que vive semi-isolada no sudeste do Estado do Tocantins, na região norte do Brasil, onde o sitema matriarcal representa apenas uma das diferenças entre sua cultura e a dos indígenas e dos brancos sertanejos brasileiros, que, como eles, vivem na zona rural. A implantação de uma escola municipal na comunidade, sem levar em conta as especificidades de seu modo de vida, entrou em choque com o processo informal de transmição e aquisição de conhecimentos, perpetuados através de várias gerações. A pesquisa realizada através da observação participante no contexto de um estudo etnográfico, levanta os pontos conflitantes mais significativos - contudo, metodologia e procedimentos básicos - do ensino escolar, que muitas vezes, como no caso da Barra, afastam dos objetivos mesmos a que se propõe alcançar.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
2014-06-24T19:54:11Z
2014-06-24T19:54:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2421
Educação: Teoria e Prática, v. 2, n. 3, 1994, p. 48.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/107487
ISSN1981-8106-1994-02-3-48-52.pdf
9054423139563231
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2421
http://hdl.handle.net/11449/107487
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 2, n. 3, 1994, p. 48.
1981-8106
ISSN1981-8106-1994-02-3-48-52.pdf
9054423139563231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129307170570240