Traços de uma Cultura no Ensino Formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2421 http://hdl.handle.net/11449/107487 |
Resumo: | O trabalho aborda uma experiência com educação escolar em uma comunidade de negros, que vive semi-isolada no sudeste do Estado do Tocantins, na região norte do Brasil, onde o sitema matriarcal representa apenas uma das diferenças entre sua cultura e a dos indígenas e dos brancos sertanejos brasileiros, que, como eles, vivem na zona rural. A implantação de uma escola municipal na comunidade, sem levar em conta as especificidades de seu modo de vida, entrou em choque com o processo informal de transmição e aquisição de conhecimentos, perpetuados através de várias gerações. A pesquisa realizada através da observação participante no contexto de um estudo etnográfico, levanta os pontos conflitantes mais significativos - contudo, metodologia e procedimentos básicos - do ensino escolar, que muitas vezes, como no caso da Barra, afastam dos objetivos mesmos a que se propõe alcançar. |
id |
UNSP_d243b5890cce84b2552ee35bdb6960af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107487 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Traços de uma Cultura no Ensino FormalO trabalho aborda uma experiência com educação escolar em uma comunidade de negros, que vive semi-isolada no sudeste do Estado do Tocantins, na região norte do Brasil, onde o sitema matriarcal representa apenas uma das diferenças entre sua cultura e a dos indígenas e dos brancos sertanejos brasileiros, que, como eles, vivem na zona rural. A implantação de uma escola municipal na comunidade, sem levar em conta as especificidades de seu modo de vida, entrou em choque com o processo informal de transmição e aquisição de conhecimentos, perpetuados através de várias gerações. A pesquisa realizada através da observação participante no contexto de um estudo etnográfico, levanta os pontos conflitantes mais significativos - contudo, metodologia e procedimentos básicos - do ensino escolar, que muitas vezes, como no caso da Barra, afastam dos objetivos mesmos a que se propõe alcançar.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação FísicaUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aguiar, Carmen Maria [UNESP]2014-06-24T19:54:11Z2014-06-24T19:54:11Z1994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2421Educação: Teoria e Prática, v. 2, n. 3, 1994, p. 48.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107487ISSN1981-8106-1994-02-3-48-52.pdf9054423139563231Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-26T06:14:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107487Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:18:25.518388Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Traços de uma Cultura no Ensino Formal |
title |
Traços de uma Cultura no Ensino Formal |
spellingShingle |
Traços de uma Cultura no Ensino Formal Aguiar, Carmen Maria [UNESP] |
title_short |
Traços de uma Cultura no Ensino Formal |
title_full |
Traços de uma Cultura no Ensino Formal |
title_fullStr |
Traços de uma Cultura no Ensino Formal |
title_full_unstemmed |
Traços de uma Cultura no Ensino Formal |
title_sort |
Traços de uma Cultura no Ensino Formal |
author |
Aguiar, Carmen Maria [UNESP] |
author_facet |
Aguiar, Carmen Maria [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Carmen Maria [UNESP] |
description |
O trabalho aborda uma experiência com educação escolar em uma comunidade de negros, que vive semi-isolada no sudeste do Estado do Tocantins, na região norte do Brasil, onde o sitema matriarcal representa apenas uma das diferenças entre sua cultura e a dos indígenas e dos brancos sertanejos brasileiros, que, como eles, vivem na zona rural. A implantação de uma escola municipal na comunidade, sem levar em conta as especificidades de seu modo de vida, entrou em choque com o processo informal de transmição e aquisição de conhecimentos, perpetuados através de várias gerações. A pesquisa realizada através da observação participante no contexto de um estudo etnográfico, levanta os pontos conflitantes mais significativos - contudo, metodologia e procedimentos básicos - do ensino escolar, que muitas vezes, como no caso da Barra, afastam dos objetivos mesmos a que se propõe alcançar. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 2014-06-24T19:54:11Z 2014-06-24T19:54:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2421 Educação: Teoria e Prática, v. 2, n. 3, 1994, p. 48. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107487 ISSN1981-8106-1994-02-3-48-52.pdf 9054423139563231 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2421 http://hdl.handle.net/11449/107487 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 2, n. 3, 1994, p. 48. 1981-8106 ISSN1981-8106-1994-02-3-48-52.pdf 9054423139563231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129307170570240 |