Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabio Esteves da [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/106439
Resumo: Somente com a melhoria do processo de produção e a com a utilização consciente da energia por parte da população é que se conseguirá atingir êxito de acordo com os objetivos referentes ao seu uso racional. Para isso, faz-se necessário que professores sejam orientados a tratar os conhecimentos sobre energia a partir da ótica científica e tecnológica em suas aulas. Estudos apontam que utilizar recursos didáticos que possibilitem a contextualização do conteúdo transmitido com o uso de exemplos do cotidiano é a forma eficiente de se promover conhecimento. Indo mais além, é possível delinear uma mudança de comportamento que promova uma postura pró-eficiência energética. Neste sentido, a presente tese tem como objetivo pesquisar, desenvolver e testar uma proposta de intervenção educacional no tratamento da temática “Educação em Energia e Eficiência Energética” para professores do Ensino Fundamental. Em se tratando de métodos de abordagem, os procedimentos utilizados basearam-se em técnicas referenciadas na pesquisa-ação, que possibilitaram ao pesquisador intervir e testar possíveis soluções para o problema. Uma série de atividades foram desenvolvidas, incluindo uma formação complementar de professores, elaboração de materiais didáticos e formas de intervenção e conscientização de alunos, todas elas norteadas segundo critérios da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos. Estas ações foram pautadas na conscientização do grupo estudado sobre os problemas atuais que a sociedade está enfrentando e a urgente necessidade de se praticar o uso racional de energia. O resultado final mostrou que é viável realizar uma ampla campanha de divulgação sistematizada sobre o tema no Ensino Básico, despertar o interesse de professores e alunos e, ainda, atingir metas de redução de consumo em longo prazo
id UNSP_d29d5160a078080368d7851ba691b88a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106439
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básicoEnergiaEnergia, Uso RacionalEnergySomente com a melhoria do processo de produção e a com a utilização consciente da energia por parte da população é que se conseguirá atingir êxito de acordo com os objetivos referentes ao seu uso racional. Para isso, faz-se necessário que professores sejam orientados a tratar os conhecimentos sobre energia a partir da ótica científica e tecnológica em suas aulas. Estudos apontam que utilizar recursos didáticos que possibilitem a contextualização do conteúdo transmitido com o uso de exemplos do cotidiano é a forma eficiente de se promover conhecimento. Indo mais além, é possível delinear uma mudança de comportamento que promova uma postura pró-eficiência energética. Neste sentido, a presente tese tem como objetivo pesquisar, desenvolver e testar uma proposta de intervenção educacional no tratamento da temática “Educação em Energia e Eficiência Energética” para professores do Ensino Fundamental. Em se tratando de métodos de abordagem, os procedimentos utilizados basearam-se em técnicas referenciadas na pesquisa-ação, que possibilitaram ao pesquisador intervir e testar possíveis soluções para o problema. Uma série de atividades foram desenvolvidas, incluindo uma formação complementar de professores, elaboração de materiais didáticos e formas de intervenção e conscientização de alunos, todas elas norteadas segundo critérios da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos. Estas ações foram pautadas na conscientização do grupo estudado sobre os problemas atuais que a sociedade está enfrentando e a urgente necessidade de se praticar o uso racional de energia. O resultado final mostrou que é viável realizar uma ampla campanha de divulgação sistematizada sobre o tema no Ensino Básico, despertar o interesse de professores e alunos e, ainda, atingir metas de redução de consumo em longo prazoIt is certainly true that only through the improvement of the production process and the conscious use by the population will make it possible to achieve goals concerning the rational use of energy. It is necessary that teachers are instructed to deal with knowledge about energy from the scientific and technological point of view along their lessons. Studies point that using instructional resources that make the knowledge contextualization possible by including examples of daily life is an efficient form of transmitting knowledge. Furthermore, it is possible to outline the behavior change that promotes a proactive stance on energy efficiency. In this sense, this thesis goal is to research, develop and test an educational intervention proposal in the thematic treatment of Energy Education and Energy Efficiency for teachers of elementary school. When it comes to methods of approach, the procedures used were based on techniques referenced in action research that enable the researcher to intervene and to test possible solutions for the problem. A series of activities were developed, including complementary training of teachers, elaboration of didactic materials, forms of assistance and awareness of students, and all of them were oriented according to the Problem-Based Learning. These actions were based on the awareness of the studied group about the current problems that modern society is experiencing and the urgent need to practice the rational use of energy. The final result showed that it is feasible to conduct a broad campaign of systematized disclosure on the topic to arouse the interest of teachers and students and still achieve aims of consumption reduction in the long termCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Companhia Siderurgica de TubaraoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Akamatsu, Janio Itiro [UNESP]Sena, Galeno José de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Fabio Esteves da [UNESP]2014-06-11T19:35:41Z2014-06-11T19:35:41Z2010-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis253 f. : il.application/pdfSILVA, Fabio Esteves da. Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico. 2010. 253 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2010.http://hdl.handle.net/11449/106439000638319silva_fe_dr_guara.pdf33004080027P6116180034997739408348561627894255751030321381870Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:10:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106439Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:10:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico
title Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico
spellingShingle Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico
Silva, Fabio Esteves da [UNESP]
Energia
Energia, Uso Racional
Energy
title_short Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico
title_full Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico
title_fullStr Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico
title_full_unstemmed Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico
title_sort Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico
author Silva, Fabio Esteves da [UNESP]
author_facet Silva, Fabio Esteves da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Akamatsu, Janio Itiro [UNESP]
Sena, Galeno José de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabio Esteves da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Energia
Energia, Uso Racional
Energy
topic Energia
Energia, Uso Racional
Energy
description Somente com a melhoria do processo de produção e a com a utilização consciente da energia por parte da população é que se conseguirá atingir êxito de acordo com os objetivos referentes ao seu uso racional. Para isso, faz-se necessário que professores sejam orientados a tratar os conhecimentos sobre energia a partir da ótica científica e tecnológica em suas aulas. Estudos apontam que utilizar recursos didáticos que possibilitem a contextualização do conteúdo transmitido com o uso de exemplos do cotidiano é a forma eficiente de se promover conhecimento. Indo mais além, é possível delinear uma mudança de comportamento que promova uma postura pró-eficiência energética. Neste sentido, a presente tese tem como objetivo pesquisar, desenvolver e testar uma proposta de intervenção educacional no tratamento da temática “Educação em Energia e Eficiência Energética” para professores do Ensino Fundamental. Em se tratando de métodos de abordagem, os procedimentos utilizados basearam-se em técnicas referenciadas na pesquisa-ação, que possibilitaram ao pesquisador intervir e testar possíveis soluções para o problema. Uma série de atividades foram desenvolvidas, incluindo uma formação complementar de professores, elaboração de materiais didáticos e formas de intervenção e conscientização de alunos, todas elas norteadas segundo critérios da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos. Estas ações foram pautadas na conscientização do grupo estudado sobre os problemas atuais que a sociedade está enfrentando e a urgente necessidade de se praticar o uso racional de energia. O resultado final mostrou que é viável realizar uma ampla campanha de divulgação sistematizada sobre o tema no Ensino Básico, despertar o interesse de professores e alunos e, ainda, atingir metas de redução de consumo em longo prazo
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-10
2014-06-11T19:35:41Z
2014-06-11T19:35:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Fabio Esteves da. Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico. 2010. 253 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/106439
000638319
silva_fe_dr_guara.pdf
33004080027P6
1161800349977394
0834856162789425
5751030321381870
identifier_str_mv SILVA, Fabio Esteves da. Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico. 2010. 253 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2010.
000638319
silva_fe_dr_guara.pdf
33004080027P6
1161800349977394
0834856162789425
5751030321381870
url http://hdl.handle.net/11449/106439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 253 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649464038064128