O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bego, Amadeu Moura [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves, Milena [UNESP], Giordan, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190030016
http://hdl.handle.net/11449/211732
Resumo: This paper aims to evaluate the influence of the Elaboration, Application and Re-elaboration (EAR) process on the development of pre-service chemistry teachers’ ability to plan teaching sequences. This study consists of document analysis using two different versions of chemistry teaching sequences (TS) produced by pre-service chemistry teachers. The document analysis was carried out based on the Topological Model of Teaching and on a standard tool for TS validation. The data show significant advances in the redesigned TS, which became more cohesive as regards problem-solving, thus fulfilling the role of a structuring element throughout all teaching activities. This gain can be attributed to the assessment of TS from different perspectives, inserted in this virtuous cycle of the EAR movement, which is fundamental to relate specific contents to pedagogical theories, approximating the theoretical planning and concrete professional practice, as well as developing an investigative attitude about teaching activities.
id UNSP_d2bd123c6d734953ddb99059d741aed7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/211732
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professoresThe planning of Chemistry teaching sequences based on the Topological Model of Teaching: potentialities of the EAR (Elaboration, Application and Re-elaboration) process on pre-service teacher educationTeacher educationChemistry teachingTopological model of teachingTeaching sequenceFormação de professoresEnsino de químicaModelo topológico de ensinoSequência didáticaThis paper aims to evaluate the influence of the Elaboration, Application and Re-elaboration (EAR) process on the development of pre-service chemistry teachers’ ability to plan teaching sequences. This study consists of document analysis using two different versions of chemistry teaching sequences (TS) produced by pre-service chemistry teachers. The document analysis was carried out based on the Topological Model of Teaching and on a standard tool for TS validation. The data show significant advances in the redesigned TS, which became more cohesive as regards problem-solving, thus fulfilling the role of a structuring element throughout all teaching activities. This gain can be attributed to the assessment of TS from different perspectives, inserted in this virtuous cycle of the EAR movement, which is fundamental to relate specific contents to pedagogical theories, approximating the theoretical planning and concrete professional practice, as well as developing an investigative attitude about teaching activities.Este trabalho objetiva avaliar a influência do processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR) no desenvolvimento da capacidade de planejamento de sequências didáticas (SDs) de professores de química em formação inicial. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa em duas diferentes versões das SDs de química produzidas pelos professores em formação inicial. A análise dos documentos foi baseada nos princípios do modelo topológico de ensino e em um instrumento-padrão para validação de SDs. Os dados revelaram melhorias significativas nas SDs reelaboradas as quais apresentaram uma abordagem contextualizada e problematizada dos conteúdos, além de um encadeamento mais coeso das atividades didáticas. Conclui-se que o Processo EAR pode se constituir em um importante processo de formação inicial de professores de química, uma vez que fundamenta teórica e metodologicamente o planejamento, além de propiciar ciclos expansivos de qualificação a partir da integração dialética entre teoria e prática e conhecimento específico e pedagógico.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista, Instituto de QuímicaUniversidade de São Paulo, Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista, Instituto de QuímicaCNPq: 425810/2016-0CAPES: 61/2013Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Bego, Amadeu Moura [UNESP]Alves, Milena [UNESP]Giordan, Marcelo2021-07-14T10:28:45Z2021-07-14T10:28:45Z2019-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article625-645application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190030016Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 25, n. 3, p. 625-645, 2019.1516-73131980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/21173210.1590/1516-731320190030016S1516-73132019000300625S1516-73132019000300625.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:19:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/211732Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-19T06:19:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores
The planning of Chemistry teaching sequences based on the Topological Model of Teaching: potentialities of the EAR (Elaboration, Application and Re-elaboration) process on pre-service teacher education
title O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores
spellingShingle O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores
Bego, Amadeu Moura [UNESP]
Teacher education
Chemistry teaching
Topological model of teaching
Teaching sequence
Formação de professores
Ensino de química
Modelo topológico de ensino
Sequência didática
title_short O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores
title_full O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores
title_fullStr O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores
title_full_unstemmed O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores
title_sort O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores
author Bego, Amadeu Moura [UNESP]
author_facet Bego, Amadeu Moura [UNESP]
Alves, Milena [UNESP]
Giordan, Marcelo
author_role author
author2 Alves, Milena [UNESP]
Giordan, Marcelo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bego, Amadeu Moura [UNESP]
Alves, Milena [UNESP]
Giordan, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher education
Chemistry teaching
Topological model of teaching
Teaching sequence
Formação de professores
Ensino de química
Modelo topológico de ensino
Sequência didática
topic Teacher education
Chemistry teaching
Topological model of teaching
Teaching sequence
Formação de professores
Ensino de química
Modelo topológico de ensino
Sequência didática
description This paper aims to evaluate the influence of the Elaboration, Application and Re-elaboration (EAR) process on the development of pre-service chemistry teachers’ ability to plan teaching sequences. This study consists of document analysis using two different versions of chemistry teaching sequences (TS) produced by pre-service chemistry teachers. The document analysis was carried out based on the Topological Model of Teaching and on a standard tool for TS validation. The data show significant advances in the redesigned TS, which became more cohesive as regards problem-solving, thus fulfilling the role of a structuring element throughout all teaching activities. This gain can be attributed to the assessment of TS from different perspectives, inserted in this virtuous cycle of the EAR movement, which is fundamental to relate specific contents to pedagogical theories, approximating the theoretical planning and concrete professional practice, as well as developing an investigative attitude about teaching activities.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-07
2021-07-14T10:28:45Z
2021-07-14T10:28:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190030016
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 25, n. 3, p. 625-645, 2019.
1516-7313
1980-850X
http://hdl.handle.net/11449/211732
10.1590/1516-731320190030016
S1516-73132019000300625
S1516-73132019000300625.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190030016
http://hdl.handle.net/11449/211732
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 25, n. 3, p. 625-645, 2019.
1516-7313
1980-850X
10.1590/1516-731320190030016
S1516-73132019000300625
S1516-73132019000300625.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 625-645
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650025804267520