Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg0NQ== http://hdl.handle.net/11449/146982 |
Resumo: | O principal objetivo deste projeto de extensão, executado em 2012, foi desenvolver ações práticas na área de educação científica e tecnológica voltada para um público leigo. O mecanismo de execução foi utilizar o material desenvolvido no projeto a fim de repassá-lo para a população em geral e também para escolas e educadores a fim de que o mesmo pudesse servir como material educacional de apoio. Neste foco as metas foram cumpridas através do desenvolvimento de três produtos distintos voltados para a área de educação tecnológica, que foram: 1) Software de animação pra Ensino de Comunicações Ópticas; 2) Desenvolvimento de Uma Versão em Língua Inglesa do Software "Sistema de Apoio ao Ensino GPS" e 3) Criação de uma plataforma multiidiomática para o software intitulado "Software de Ensino de Pluviometria (SEP)". Thacker (2003) destaca a importância do uso de tecnologias na educação o que tem motivado propostas de mudanças no ensino desta ciência nos últimos anos. Porém, Michalski e Rak (2005) mostram que, embora o desenvolvimento tenha favorecido a ocorrência de muitas mudanças estruturais no ensino de ciências e de tecnologias, nem todos tem acesso às mesmas devido a problemas econômicos ou problemas conjunturais. Rezende e Ostermann (2005) destacam dificuldades de professores na falta de tempo para preparar aulas práticas de laboratórios, dificuldades para o uso de tecnologias e dificuldades para contextualizar o conteúdo da disciplina. Esse contexto motivou o presente trabalho de extensão. |
id |
UNSP_d2cb641fe511cbb1622091e795f1355a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146982 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacionalTecnologiaCapacitação técnicaTreinamentoEducaçãoO principal objetivo deste projeto de extensão, executado em 2012, foi desenvolver ações práticas na área de educação científica e tecnológica voltada para um público leigo. O mecanismo de execução foi utilizar o material desenvolvido no projeto a fim de repassá-lo para a população em geral e também para escolas e educadores a fim de que o mesmo pudesse servir como material educacional de apoio. Neste foco as metas foram cumpridas através do desenvolvimento de três produtos distintos voltados para a área de educação tecnológica, que foram: 1) Software de animação pra Ensino de Comunicações Ópticas; 2) Desenvolvimento de Uma Versão em Língua Inglesa do Software "Sistema de Apoio ao Ensino GPS" e 3) Criação de uma plataforma multiidiomática para o software intitulado "Software de Ensino de Pluviometria (SEP)". Thacker (2003) destaca a importância do uso de tecnologias na educação o que tem motivado propostas de mudanças no ensino desta ciência nos últimos anos. Porém, Michalski e Rak (2005) mostram que, embora o desenvolvimento tenha favorecido a ocorrência de muitas mudanças estruturais no ensino de ciências e de tecnologias, nem todos tem acesso às mesmas devido a problemas econômicos ou problemas conjunturais. Rezende e Ostermann (2005) destacam dificuldades de professores na falta de tempo para preparar aulas práticas de laboratórios, dificuldades para o uso de tecnologias e dificuldades para contextualizar o conteúdo da disciplina. Esse contexto motivou o presente trabalho de extensão.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Computação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Computação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP]Araujo, Filipe S. de [UNESP]Souza, Jean Coppieters [UNESP]Alves, Silas Franco dos Reis [UNESP]Bassan, Jose Marcio [UNESP]Barbosa, Rogério Zanarde [UNESP]Voltan, Diego S. [UNESP]2017-01-02T15:40:09Z2017-01-02T15:40:09Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09845application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg0NQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09004http://hdl.handle.net/11449/1469822013-09845-martins.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T16:11:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146982Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:04:08.416439Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional |
title |
Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional |
spellingShingle |
Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP] Tecnologia Capacitação técnica Treinamento Educação |
title_short |
Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional |
title_full |
Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional |
title_fullStr |
Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional |
title_full_unstemmed |
Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional |
title_sort |
Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional |
author |
Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP] |
author_facet |
Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP] Araujo, Filipe S. de [UNESP]Souza, Jean Coppieters [UNESP] Alves, Silas Franco dos Reis [UNESP]Bassan, Jose Marcio [UNESP] Barbosa, Rogério Zanarde [UNESP] Voltan, Diego S. [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Filipe S. de [UNESP]Souza, Jean Coppieters [UNESP] Alves, Silas Franco dos Reis [UNESP]Bassan, Jose Marcio [UNESP] Barbosa, Rogério Zanarde [UNESP] Voltan, Diego S. [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP] Araujo, Filipe S. de [UNESP]Souza, Jean Coppieters [UNESP] Alves, Silas Franco dos Reis [UNESP]Bassan, Jose Marcio [UNESP] Barbosa, Rogério Zanarde [UNESP] Voltan, Diego S. [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Capacitação técnica Treinamento Educação |
topic |
Tecnologia Capacitação técnica Treinamento Educação |
description |
O principal objetivo deste projeto de extensão, executado em 2012, foi desenvolver ações práticas na área de educação científica e tecnológica voltada para um público leigo. O mecanismo de execução foi utilizar o material desenvolvido no projeto a fim de repassá-lo para a população em geral e também para escolas e educadores a fim de que o mesmo pudesse servir como material educacional de apoio. Neste foco as metas foram cumpridas através do desenvolvimento de três produtos distintos voltados para a área de educação tecnológica, que foram: 1) Software de animação pra Ensino de Comunicações Ópticas; 2) Desenvolvimento de Uma Versão em Língua Inglesa do Software "Sistema de Apoio ao Ensino GPS" e 3) Criação de uma plataforma multiidiomática para o software intitulado "Software de Ensino de Pluviometria (SEP)". Thacker (2003) destaca a importância do uso de tecnologias na educação o que tem motivado propostas de mudanças no ensino desta ciência nos últimos anos. Porém, Michalski e Rak (2005) mostram que, embora o desenvolvimento tenha favorecido a ocorrência de muitas mudanças estruturais no ensino de ciências e de tecnologias, nem todos tem acesso às mesmas devido a problemas econômicos ou problemas conjunturais. Rezende e Ostermann (2005) destacam dificuldades de professores na falta de tempo para preparar aulas práticas de laboratórios, dificuldades para o uso de tecnologias e dificuldades para contextualizar o conteúdo da disciplina. Esse contexto motivou o presente trabalho de extensão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:40:09Z 2017-01-02T15:40:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg0NQ== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09004 http://hdl.handle.net/11449/146982 2013-09845-martins.pdf |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg0NQ== http://hdl.handle.net/11449/146982 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09004 2013-09845-martins.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09845 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803045764612489216 |