Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araujo, Filipe S. de [UNESP]Souza, Jean Coppieters [UNESP], Alves, Silas Franco dos Reis [UNESP]Bassan, Jose Marcio [UNESP], Barbosa, Rogério Zanarde [UNESP], Voltan, Diego S. [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg0NQ==
http://hdl.handle.net/11449/146982
Resumo: O principal objetivo deste projeto de extensão, executado em 2012, foi desenvolver ações práticas na área de educação científica e tecnológica voltada para um público leigo. O mecanismo de execução foi utilizar o material desenvolvido no projeto a fim de repassá-lo para a população em geral e também para escolas e educadores a fim de que o mesmo pudesse servir como material educacional de apoio. Neste foco as metas foram cumpridas através do desenvolvimento de três produtos distintos voltados para a área de educação tecnológica, que foram: 1) Software de animação pra Ensino de Comunicações Ópticas; 2) Desenvolvimento de Uma Versão em Língua Inglesa do Software "Sistema de Apoio ao Ensino GPS" e 3) Criação de uma plataforma multiidiomática para o software intitulado "Software de Ensino de Pluviometria (SEP)". Thacker (2003) destaca a importância do uso de tecnologias na educação o que tem motivado propostas de mudanças no ensino desta ciência nos últimos anos. Porém, Michalski e Rak (2005) mostram que, embora o desenvolvimento tenha favorecido a ocorrência de muitas mudanças estruturais no ensino de ciências e de tecnologias, nem todos tem acesso às mesmas devido a problemas econômicos ou problemas conjunturais. Rezende e Ostermann (2005) destacam dificuldades de professores na falta de tempo para preparar aulas práticas de laboratórios, dificuldades para o uso de tecnologias e dificuldades para contextualizar o conteúdo da disciplina. Esse contexto motivou o presente trabalho de extensão.
id UNSP_d2cb641fe511cbb1622091e795f1355a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146982
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacionalTecnologiaCapacitação técnicaTreinamentoEducaçãoO principal objetivo deste projeto de extensão, executado em 2012, foi desenvolver ações práticas na área de educação científica e tecnológica voltada para um público leigo. O mecanismo de execução foi utilizar o material desenvolvido no projeto a fim de repassá-lo para a população em geral e também para escolas e educadores a fim de que o mesmo pudesse servir como material educacional de apoio. Neste foco as metas foram cumpridas através do desenvolvimento de três produtos distintos voltados para a área de educação tecnológica, que foram: 1) Software de animação pra Ensino de Comunicações Ópticas; 2) Desenvolvimento de Uma Versão em Língua Inglesa do Software "Sistema de Apoio ao Ensino GPS" e 3) Criação de uma plataforma multiidiomática para o software intitulado "Software de Ensino de Pluviometria (SEP)". Thacker (2003) destaca a importância do uso de tecnologias na educação o que tem motivado propostas de mudanças no ensino desta ciência nos últimos anos. Porém, Michalski e Rak (2005) mostram que, embora o desenvolvimento tenha favorecido a ocorrência de muitas mudanças estruturais no ensino de ciências e de tecnologias, nem todos tem acesso às mesmas devido a problemas econômicos ou problemas conjunturais. Rezende e Ostermann (2005) destacam dificuldades de professores na falta de tempo para preparar aulas práticas de laboratórios, dificuldades para o uso de tecnologias e dificuldades para contextualizar o conteúdo da disciplina. Esse contexto motivou o presente trabalho de extensão.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Computação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Computação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP]Araujo, Filipe S. de [UNESP]Souza, Jean Coppieters [UNESP]Alves, Silas Franco dos Reis [UNESP]Bassan, Jose Marcio [UNESP]Barbosa, Rogério Zanarde [UNESP]Voltan, Diego S. [UNESP]2017-01-02T15:40:09Z2017-01-02T15:40:09Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09845application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg0NQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09004http://hdl.handle.net/11449/1469822013-09845-martins.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T16:11:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146982Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:04:08.416439Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional
title Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional
spellingShingle Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional
Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP]
Tecnologia
Capacitação técnica
Treinamento
Educação
title_short Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional
title_full Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional
title_fullStr Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional
title_full_unstemmed Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional
title_sort Ciência e tecnologia para todos: uma abordagem educacional
author Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP]
author_facet Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP]
Araujo, Filipe S. de [UNESP]Souza, Jean Coppieters [UNESP]
Alves, Silas Franco dos Reis [UNESP]Bassan, Jose Marcio [UNESP]
Barbosa, Rogério Zanarde [UNESP]
Voltan, Diego S. [UNESP]
author_role author
author2 Araujo, Filipe S. de [UNESP]Souza, Jean Coppieters [UNESP]
Alves, Silas Franco dos Reis [UNESP]Bassan, Jose Marcio [UNESP]
Barbosa, Rogério Zanarde [UNESP]
Voltan, Diego S. [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João Eduardo Machado Perea [UNESP]
Araujo, Filipe S. de [UNESP]Souza, Jean Coppieters [UNESP]
Alves, Silas Franco dos Reis [UNESP]Bassan, Jose Marcio [UNESP]
Barbosa, Rogério Zanarde [UNESP]
Voltan, Diego S. [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Capacitação técnica
Treinamento
Educação
topic Tecnologia
Capacitação técnica
Treinamento
Educação
description O principal objetivo deste projeto de extensão, executado em 2012, foi desenvolver ações práticas na área de educação científica e tecnológica voltada para um público leigo. O mecanismo de execução foi utilizar o material desenvolvido no projeto a fim de repassá-lo para a população em geral e também para escolas e educadores a fim de que o mesmo pudesse servir como material educacional de apoio. Neste foco as metas foram cumpridas através do desenvolvimento de três produtos distintos voltados para a área de educação tecnológica, que foram: 1) Software de animação pra Ensino de Comunicações Ópticas; 2) Desenvolvimento de Uma Versão em Língua Inglesa do Software "Sistema de Apoio ao Ensino GPS" e 3) Criação de uma plataforma multiidiomática para o software intitulado "Software de Ensino de Pluviometria (SEP)". Thacker (2003) destaca a importância do uso de tecnologias na educação o que tem motivado propostas de mudanças no ensino desta ciência nos últimos anos. Porém, Michalski e Rak (2005) mostram que, embora o desenvolvimento tenha favorecido a ocorrência de muitas mudanças estruturais no ensino de ciências e de tecnologias, nem todos tem acesso às mesmas devido a problemas econômicos ou problemas conjunturais. Rezende e Ostermann (2005) destacam dificuldades de professores na falta de tempo para preparar aulas práticas de laboratórios, dificuldades para o uso de tecnologias e dificuldades para contextualizar o conteúdo da disciplina. Esse contexto motivou o presente trabalho de extensão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:09Z
2017-01-02T15:40:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg0NQ==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09004
http://hdl.handle.net/11449/146982
2013-09845-martins.pdf
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg0NQ==
http://hdl.handle.net/11449/146982
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09004
2013-09845-martins.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09845
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045764612489216