O projeto editorial na coleção Meu amigo escritor: entre práticas e identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granato, Flavia Furlan
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244683
Resumo: A presente tese tem como objetivo estudar as estratégias de produção de livros de literatura infantojuvenil voltados para alunos do Ensino Fundamental, buscando descrever os mecanismos semióticos subjacentes ao discurso didático e editorial manifestados nas obras. O córpus é composto, especificamente, de dois livros da Coleção Meu Amigo Escritor, organizada por Álvaro Cardoso Gomes e publicada pela editora FTD: O poeta que fingia, de Álvaro Cardoso Gomes e O poeta do exílio, de Marisa Lajolo. Partimos do pressuposto de que o livro infantojuvenil faz parte de uma prática editorial e que, além de seu fim mercadológico, anuncia, como um de seus propósitos, aproximar, por meio de uma prática didática “facilitadora”, os estudantes das noções de literatura e leitura. Sob esse aspecto, esta pesquisa busca descrever o processo semiótico de organização de tais livros, distinguindo as instâncias das práticas (cenas predicativas), das estratégias (práticas enunciativas) e dos textos-enunciados (verbais, visuais e sincréticos) que o produzem, na qualidade de objetos autônomos. Segundo nossa hipótese, além das práticas editorial e didática, que são dominantes, as práticas mercadológica, científica e literária também teriam uma função específica na sua organização geral, com vistas à produção de um discurso unívoco. A relevância dessa pesquisa dá-se por três vias: discute a presença do livro impresso em sala de aula e suas projeções discursivas; descreve como os enunciadores-práticos se projetam em tais obras, confirmando ou não a natureza didática ou facilitadora da obra; e avança nos estudos relativos às práticas semióticas, propondo encaminhamentos metodológicos que demonstram sua pertinência e aplicabilidade. A pesquisa é fundamentada pela semiótica francesa, em especial as propostas teóricas da semiótica discursiva, das práticas e visual, tendo em vista os estudos de Jacques-Fontanille sobre os “níveis de pertinência da análise semiótica”, de Jean-Marie Floch acerca das questões de “visualidade”, de José Luiz Fiorin no que tange à enunciação; e a contribuição de Gérard Genette para a noção de “paratextos”.
id UNSP_d2d134afb5205c034a141d82410d329b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244683
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O projeto editorial na coleção Meu amigo escritor: entre práticas e identidadesThe editorial project in My friend the writer collection: between practices and identitiesPrática semióticaEstratégiaEnunciação didáticaSemiotic practiceStrategyDidactic enunciationA presente tese tem como objetivo estudar as estratégias de produção de livros de literatura infantojuvenil voltados para alunos do Ensino Fundamental, buscando descrever os mecanismos semióticos subjacentes ao discurso didático e editorial manifestados nas obras. O córpus é composto, especificamente, de dois livros da Coleção Meu Amigo Escritor, organizada por Álvaro Cardoso Gomes e publicada pela editora FTD: O poeta que fingia, de Álvaro Cardoso Gomes e O poeta do exílio, de Marisa Lajolo. Partimos do pressuposto de que o livro infantojuvenil faz parte de uma prática editorial e que, além de seu fim mercadológico, anuncia, como um de seus propósitos, aproximar, por meio de uma prática didática “facilitadora”, os estudantes das noções de literatura e leitura. Sob esse aspecto, esta pesquisa busca descrever o processo semiótico de organização de tais livros, distinguindo as instâncias das práticas (cenas predicativas), das estratégias (práticas enunciativas) e dos textos-enunciados (verbais, visuais e sincréticos) que o produzem, na qualidade de objetos autônomos. Segundo nossa hipótese, além das práticas editorial e didática, que são dominantes, as práticas mercadológica, científica e literária também teriam uma função específica na sua organização geral, com vistas à produção de um discurso unívoco. A relevância dessa pesquisa dá-se por três vias: discute a presença do livro impresso em sala de aula e suas projeções discursivas; descreve como os enunciadores-práticos se projetam em tais obras, confirmando ou não a natureza didática ou facilitadora da obra; e avança nos estudos relativos às práticas semióticas, propondo encaminhamentos metodológicos que demonstram sua pertinência e aplicabilidade. A pesquisa é fundamentada pela semiótica francesa, em especial as propostas teóricas da semiótica discursiva, das práticas e visual, tendo em vista os estudos de Jacques-Fontanille sobre os “níveis de pertinência da análise semiótica”, de Jean-Marie Floch acerca das questões de “visualidade”, de José Luiz Fiorin no que tange à enunciação; e a contribuição de Gérard Genette para a noção de “paratextos”.The present thesis aims to study the production strategies of children’s literature books aimed at elementary school students, seeking to describe the semiotic mechanisms underlying the didactic and editorial discourse manifested in the works. The object of analysis will be specifically two books from the Collection My Friend the Writer, organized by Álvaro Cardoso Gomes, published by FTD: O poeta que fingia, by Álvaro Cardoso Gomes and O poeta do exílio, by Marisa Lajolo. We assume that the children's book is part of a publishing practice that, in addition to its marketing purpose, announces as one of its purposes that of bringing students closer to the notions of literature and reading, by means of a “facilitating” didactic practice. Under this aspect, this research seeks to describe the semiotic process of organization of such books, distinguishing the instances of practices (predicative scenes), strategies (enunciative practices) and the text-utterances (verbal, visual and syncretic) that produce them as autonomous objects. According to our hypothesis, besides the editorial and didactic practices, which are dominant, the marketing, scientific and literary practices would also have a specific function in its general organization, aiming at the production of a univocal discourse. The relevance of this research is threefold: to discuss the presence of the printed book in the classroom and its discursive projections; to describe how the enunciatee-readers and enunciator-practitioners project themselves into such works, confirming or not the didactic or facilitative nature of the work; and to advance in the studies related to semiotic practices, proposing methodological directions that demonstrate their relevance and applicability. The research will be based on French semiotics, especially the theoretical proposals of semiotics of discourse, semiotics of practices and visual semiotics, taking into account Jacques Fontanille’s studies on the “levels of relevance”, the issues of “visuality”, by Jean-Marie Floch, the studies on enunciation by José Luiz Fiorin and the contribution of Gérard Genette on the notion of “paratext”.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schwartzmann, Matheus Nogueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Granato, Flavia Furlan2023-07-20T17:32:15Z2023-07-20T17:32:15Z2022-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24468333004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244683Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:36:00.354356Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto editorial na coleção Meu amigo escritor: entre práticas e identidades
The editorial project in My friend the writer collection: between practices and identities
title O projeto editorial na coleção Meu amigo escritor: entre práticas e identidades
spellingShingle O projeto editorial na coleção Meu amigo escritor: entre práticas e identidades
Granato, Flavia Furlan
Prática semiótica
Estratégia
Enunciação didática
Semiotic practice
Strategy
Didactic enunciation
title_short O projeto editorial na coleção Meu amigo escritor: entre práticas e identidades
title_full O projeto editorial na coleção Meu amigo escritor: entre práticas e identidades
title_fullStr O projeto editorial na coleção Meu amigo escritor: entre práticas e identidades
title_full_unstemmed O projeto editorial na coleção Meu amigo escritor: entre práticas e identidades
title_sort O projeto editorial na coleção Meu amigo escritor: entre práticas e identidades
author Granato, Flavia Furlan
author_facet Granato, Flavia Furlan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schwartzmann, Matheus Nogueira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Granato, Flavia Furlan
dc.subject.por.fl_str_mv Prática semiótica
Estratégia
Enunciação didática
Semiotic practice
Strategy
Didactic enunciation
topic Prática semiótica
Estratégia
Enunciação didática
Semiotic practice
Strategy
Didactic enunciation
description A presente tese tem como objetivo estudar as estratégias de produção de livros de literatura infantojuvenil voltados para alunos do Ensino Fundamental, buscando descrever os mecanismos semióticos subjacentes ao discurso didático e editorial manifestados nas obras. O córpus é composto, especificamente, de dois livros da Coleção Meu Amigo Escritor, organizada por Álvaro Cardoso Gomes e publicada pela editora FTD: O poeta que fingia, de Álvaro Cardoso Gomes e O poeta do exílio, de Marisa Lajolo. Partimos do pressuposto de que o livro infantojuvenil faz parte de uma prática editorial e que, além de seu fim mercadológico, anuncia, como um de seus propósitos, aproximar, por meio de uma prática didática “facilitadora”, os estudantes das noções de literatura e leitura. Sob esse aspecto, esta pesquisa busca descrever o processo semiótico de organização de tais livros, distinguindo as instâncias das práticas (cenas predicativas), das estratégias (práticas enunciativas) e dos textos-enunciados (verbais, visuais e sincréticos) que o produzem, na qualidade de objetos autônomos. Segundo nossa hipótese, além das práticas editorial e didática, que são dominantes, as práticas mercadológica, científica e literária também teriam uma função específica na sua organização geral, com vistas à produção de um discurso unívoco. A relevância dessa pesquisa dá-se por três vias: discute a presença do livro impresso em sala de aula e suas projeções discursivas; descreve como os enunciadores-práticos se projetam em tais obras, confirmando ou não a natureza didática ou facilitadora da obra; e avança nos estudos relativos às práticas semióticas, propondo encaminhamentos metodológicos que demonstram sua pertinência e aplicabilidade. A pesquisa é fundamentada pela semiótica francesa, em especial as propostas teóricas da semiótica discursiva, das práticas e visual, tendo em vista os estudos de Jacques-Fontanille sobre os “níveis de pertinência da análise semiótica”, de Jean-Marie Floch acerca das questões de “visualidade”, de José Luiz Fiorin no que tange à enunciação; e a contribuição de Gérard Genette para a noção de “paratextos”.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
2023-07-20T17:32:15Z
2023-07-20T17:32:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244683
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/244683
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129340230074368