Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000400015 http://hdl.handle.net/11449/12019 |
Resumo: | Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza, como referencial teórico, o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Grounded Theory, visando a: compreender a experiência interacional voluntário-idoso dependente em um Centro-Dia e elaborar um modelo teórico representativo dessa experiência. A estratégia para a obtenção dos dados foi a entrevista não diretiva. Dos resultados, emergiram dois fenômenos: responsabilizando-se pela continuidade do exercício do voluntariado, junto a idosos dependentes, amparado na expectativa reparadora de ex-cuidadores familiares perante uma sociedade com consciência solidária em declínio, e assumindo o papel de voluntário. A experiência nos permitiu ampliar o conhecimento referente ao movimento que eles empreenderam na vivência denominada: entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia mediado por (des) motivação. |
id |
UNSP_d2ed09eeff45b1bc7b73557c8ee1480f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/12019 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-diaEntre el fortalecimiento y la decadencia del vínculo voluntario-anciano dependiente en un centro-díaBetween the strengthening and the decline of the bond volunteer-disabled elderly person in a day-care centerApoio SocialIdosoPessoas com DeficiênciaFamíliaAssistência DiurnaApoyo SocialAncianoPersonas con DiscapacidadFamiliaCuidados DiurnosSocial SupportAgedDisabled PersonsFamilyDay CareTrata-se de um estudo qualitativo que utiliza, como referencial teórico, o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Grounded Theory, visando a: compreender a experiência interacional voluntário-idoso dependente em um Centro-Dia e elaborar um modelo teórico representativo dessa experiência. A estratégia para a obtenção dos dados foi a entrevista não diretiva. Dos resultados, emergiram dois fenômenos: responsabilizando-se pela continuidade do exercício do voluntariado, junto a idosos dependentes, amparado na expectativa reparadora de ex-cuidadores familiares perante uma sociedade com consciência solidária em declínio, e assumindo o papel de voluntário. A experiência nos permitiu ampliar o conhecimento referente ao movimento que eles empreenderam na vivência denominada: entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia mediado por (des) motivação.Este es un estudio cualitativo que utilizó como referencial teórico el Interaccionismo Simbólico y como referencial metodológico la Grounded Theory, con la intención de: comprender la experiencia interaccional voluntario-anciano dependiente en un Centro-Día y elaborar un modelo teórico representativo de esa experiencia. La estrategia para la obtención de los datos fue la entrevista no directiva. de los resultados, emergieron dos fenómenos: responsabilizándose por la continuidad del ejercicio del voluntariado con ancianos dependientes, amparado en la expectativa reparadora de ex-cuidadores familiares, ante una sociedad con conCiência solidaria en declinación y asumiendo el rol de voluntario. La comprensión de la experiencia nos ha permitido ampliar el conocimiento, referente al movimiento que ellos emprendieron en la vivencia denominada: entre el fortalecimiento y la declinación del vínculo voluntario-anciano dependiente en un centro-día, mediado por (des)motivación.This is a qualitative study using Symbolic Interactionism as a theoretical framework and the Grounded Theory as a methodological background. It aimed at understanding the volunteer-disabled elderly person interaction at a Day-Care Center and at designing a representative theoretical model for such experience. Data were collected by non-directive interviews. Two phenomena emerged from data analysis: becoming responsible for the continuity of volunteer work with disabled elderly persons supported by the healing expectation of former family caregivers in a society with a declining solidary conscience and assuming the volunteer role. Understanding the experience enbaled us to expand the knowledge concerning the movement undertaken in the experience denominated: between strengthening and the decline of the bond volunteerdisabled elderly person in a day-care hospital, mediated by (de) motivation.UNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemInstituto Avareense de EnsinoUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Avareense de EnsinoBocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]Andrade, JulianeJuliani, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP]Berto, Silvia Justina Papini [UNESP]Spiri, Wilza Carla [UNESP]2014-05-20T13:35:03Z2014-05-20T13:35:03Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article757-764application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000400015Escola Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), v. 14, n. 4, p. 757-764, 2010.1414-8145http://hdl.handle.net/11449/1201910.1590/S1414-81452010000400015S1414-81452010000400015S1414-81452010000400015.pdf88728308447471907945918805559032SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEscola Anna Nery0,141info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:46:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/12019Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:46:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia Entre el fortalecimiento y la decadencia del vínculo voluntario-anciano dependiente en un centro-día Between the strengthening and the decline of the bond volunteer-disabled elderly person in a day-care center |
title |
Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia |
spellingShingle |
Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP] Apoio Social Idoso Pessoas com Deficiência Família Assistência Diurna Apoyo Social Anciano Personas con Discapacidad Familia Cuidados Diurnos Social Support Aged Disabled Persons Family Day Care |
title_short |
Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia |
title_full |
Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia |
title_fullStr |
Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia |
title_full_unstemmed |
Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia |
title_sort |
Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia |
author |
Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP] |
author_facet |
Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP] Andrade, Juliane Juliani, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP] Berto, Silvia Justina Papini [UNESP] Spiri, Wilza Carla [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Juliane Juliani, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP] Berto, Silvia Justina Papini [UNESP] Spiri, Wilza Carla [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto Avareense de Ensino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP] Andrade, Juliane Juliani, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP] Berto, Silvia Justina Papini [UNESP] Spiri, Wilza Carla [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apoio Social Idoso Pessoas com Deficiência Família Assistência Diurna Apoyo Social Anciano Personas con Discapacidad Familia Cuidados Diurnos Social Support Aged Disabled Persons Family Day Care |
topic |
Apoio Social Idoso Pessoas com Deficiência Família Assistência Diurna Apoyo Social Anciano Personas con Discapacidad Familia Cuidados Diurnos Social Support Aged Disabled Persons Family Day Care |
description |
Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza, como referencial teórico, o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Grounded Theory, visando a: compreender a experiência interacional voluntário-idoso dependente em um Centro-Dia e elaborar um modelo teórico representativo dessa experiência. A estratégia para a obtenção dos dados foi a entrevista não diretiva. Dos resultados, emergiram dois fenômenos: responsabilizando-se pela continuidade do exercício do voluntariado, junto a idosos dependentes, amparado na expectativa reparadora de ex-cuidadores familiares perante uma sociedade com consciência solidária em declínio, e assumindo o papel de voluntário. A experiência nos permitiu ampliar o conhecimento referente ao movimento que eles empreenderam na vivência denominada: entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia mediado por (des) motivação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 2014-05-20T13:35:03Z 2014-05-20T13:35:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000400015 Escola Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), v. 14, n. 4, p. 757-764, 2010. 1414-8145 http://hdl.handle.net/11449/12019 10.1590/S1414-81452010000400015 S1414-81452010000400015 S1414-81452010000400015.pdf 8872830844747190 7945918805559032 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000400015 http://hdl.handle.net/11449/12019 |
identifier_str_mv |
Escola Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), v. 14, n. 4, p. 757-764, 2010. 1414-8145 10.1590/S1414-81452010000400015 S1414-81452010000400015 S1414-81452010000400015.pdf 8872830844747190 7945918805559032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery 0,141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
757-764 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128163114385408 |