Mito, história e memória em Órfãos do Eldorado de Milton Hatoum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Vivian de Assis [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/122240
Resumo: Este trabalho de pesquisa de mestrado foi realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de São José do Rio Preto (UNESP-IBILCE), sob orientação da Profa. Dra. Diana Junkes Bueno Martha, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao longo da dissertação buscamos analisar a obra Órfãos do Eldorado (2008), do escritor Milton Hatoum, com o intuito de averiguar como o autor utiliza a memória para articular a construção da novela, publicado em 2008. Segundo aponta Benedito Nunes (2009, p.301-302) a narrativa de Hatoum é fortemente calcada na memória, como atestam, por exemplo, Relato de um Certo Oriente (1989) e Dois Irmãos (2000). Em Órfãos do Eldorado, essa carga memorialística surpreende porque articula três planos narrativos: o mítico, o histórico e o pessoal; este último pautado pelo relato que o protagonista faz de sua difícil relação com o pai, causada pela morte da mãe no momento do parto e dos traumas que são acarretados por isso; traumas que vão surgindo aos poucos na narrativa entre recalques e silenciamentos complexificados pela incursão de aspectos míticos, relativos tanto às lendas da Amazônia e ao mito do Eldorado, quanto à ordenação factual de dados históricos concernentes à história da região amazônica. Em outras palavras, o que se verifica é a convergência desses três planos de modo a configurar um texto marcado pela inventividade, pelo rigor criativo e certo lirismo, responsáveis pelo desenho do regionalismo revisitado que Tania Pellegrini (2004) e Alfredo Bosi (2001) atribuem ao fazer narrativo de Hatoum. O desenvolvimento desta pesquisa pressupõe a análise dos três planos narrativos acima citados, procurando, ao mesmo tempo, propor uma reflexão sobre as articulações existentes entre elas, a partir da ...
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Segundo aponta Benedito Nunes (2009, p.301-302) a narrativa de Hatoum é fortemente calcada na memória, como atestam, por exemplo, Relato de um Certo Oriente (1989) e Dois Irmãos (2000). Em Órfãos do Eldorado, essa carga memorialística surpreende porque articula três planos narrativos: o mítico, o histórico e o pessoal; este último pautado pelo relato que o protagonista faz de sua difícil relação com o pai, causada pela morte da mãe no momento do parto e dos traumas que são acarretados por isso; traumas que vão surgindo aos poucos na narrativa entre recalques e silenciamentos complexificados pela incursão de aspectos míticos, relativos tanto às lendas da Amazônia e ao mito do Eldorado, quanto à ordenação factual de dados históricos concernentes à história da região amazônica. Em outras palavras, o que se verifica é a convergência desses três planos de modo a configurar um texto marcado pela inventividade, pelo rigor criativo e certo lirismo, responsáveis pelo desenho do regionalismo revisitado que Tania Pellegrini (2004) e Alfredo Bosi (2001) atribuem ao fazer narrativo de Hatoum. O desenvolvimento desta pesquisa pressupõe a análise dos três planos narrativos acima citados, procurando, ao mesmo tempo, propor uma reflexão sobre as articulações existentes entre elas, a partir da ...Este trabajo de investigación se realizó junto al Programa de Maestría en Letras del Instituto de Biociencias, Letras y Ciencias Exactas de la Universidad Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , campus de São José do Rio Preto (UNESP - Ibilce), bajo la coordinación de la Profa. Dra. Diana Junkes Bueno Martha, con una beca de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES). A lo largo de la tesis analizamos la novela de Milton Hatoum, Órfãos do Eldorado publicada en 2008, a fin de determinar la forma como el autor utiliza la memoria para articular la construcción de dicha novela. Según Benedito Nunes (2009, p.301 -302) la narrativa de Hatoum se basa en gran medida en la memoria, como lo demuestra, por ejemplo, Relato de um certo Oriente (1989) y Dois irmãos (2000). En Órfãos do Eldorado, esta carga memorialística sorprende, ya que articula tres niveles narrativos: el mítico, el histórico y el personal, este último dirigido por los relatos que el protagonista hace de su difícil relación con su padre, causada por la muerte de la madre en el parto y los traumas que se implicaron por ella; traumas que van surgiendo poco a poco en la narrativa entre la represión y los silenciamientos agravados por la incursión de los aspectos míticos, relativos tanto a las leyendas de la Amazonía y el mito de Eldorado, como a los datos históricos de hechos relacionados a la historia de la Amazonia. En otras palabras, lo que vemos es la convergencia de estos tres planes, con el fin de configurar un texto marcado por la invención, el rigor creativo y cierto lirismo, responsables por el diseño del regionalismo revisitado que Tania Pellegrini (2004) y Alfredo Bosi (2001) atribuyen al hacer literario de Hatoum. El desarrollo de esta investigación consistió en el análisis de los tres planes mencionados anteriormente, buscando, a la vez, desarrollar una reflexión sobre las articulaciones existentes entre ...Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martha, Diana Junkes Bueno [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lemos, Vivian de Assis [UNESP]2015-04-09T12:28:30Z2015-04-09T12:28:30Z2014-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis117 f.application/pdfLEMOS, Vivian de Assis. Mito, história e memória em Órfãos do Eldorado de Milton Hatoum. 2014. 117 f. 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