Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900033
http://hdl.handle.net/11449/10726
Resumo: O objetivo desse estudo foi verificar as opiniões de docentes e discentes de cursos de graduação em Fonoaudiologia a respeito dos acidentes humanos e investigar se os mesmos buscam adquirir conhecimentos e competências nesta área do conhecimento. Participaram 52 professores e 95 estudantes de três faculdades públicas e três privadas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados com base em questionários auto-aplicados. Segundo os participantes, acidentes são eventos inesperados que trazem conseqüências físicas, funcionais, emocionais e sociais. A distração, a imprudência, o cansaço mental e físico contribuem para sua ocorrência. O fonoaudiólogo, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional e o médico reabilitam as seqüelas causadas pelos agressores externos e foram os mais indicados para realização de ações educativas de prevenção de acidentes, por meio de orientações e palestras, junto à população das unidades educacionais e de saúde. Houve reconhecimento da importância da temática pelos docentes e discentes, sendo favorecedor para otimizar atividades de prevenção de acidentes, bem como introduzir novos projetos de atuação e investigação nas faculdades, o que pareceu importante para ampliar os conhecimentos e competências nesta área do conhecimento.
id UNSP_d360d28f2fec34ed71865171c1c9d434
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10726
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superiorThe human accidents and their implications for functional communication: opinions of teachers and students about higher educationPrevenção de acidentesEducação superiorFerimentos e lesõesComunicaçãoAccident preventionHigher educationWounds and injuriesCommunicationO objetivo desse estudo foi verificar as opiniões de docentes e discentes de cursos de graduação em Fonoaudiologia a respeito dos acidentes humanos e investigar se os mesmos buscam adquirir conhecimentos e competências nesta área do conhecimento. Participaram 52 professores e 95 estudantes de três faculdades públicas e três privadas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados com base em questionários auto-aplicados. Segundo os participantes, acidentes são eventos inesperados que trazem conseqüências físicas, funcionais, emocionais e sociais. A distração, a imprudência, o cansaço mental e físico contribuem para sua ocorrência. O fonoaudiólogo, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional e o médico reabilitam as seqüelas causadas pelos agressores externos e foram os mais indicados para realização de ações educativas de prevenção de acidentes, por meio de orientações e palestras, junto à população das unidades educacionais e de saúde. Houve reconhecimento da importância da temática pelos docentes e discentes, sendo favorecedor para otimizar atividades de prevenção de acidentes, bem como introduzir novos projetos de atuação e investigação nas faculdades, o que pareceu importante para ampliar os conhecimentos e competências nesta área do conhecimento.This study aimed to verify the opinion of speech-language pathology teachers and undergraduate students about human accidents and investigate if they are seeking for knowledge and competence in this area. Fifty-two teachers and 95 students from 3 public and 3 private universities in São Paulo took part in this study. Data were collected by means of a questionnaire. According to the participants, accidents are unexpected events that cause physical, functional, emotional and social consequences. Inattentiveness, incaution as well as mental and physical fatigue are factors that contribute to accidents. The speech-language therapist, the physical therapist, the occupational therapist and the physicians were considered the most indicated professionals for correcting the sequels caused by external aggressions. They were also considered the most indicated for carrying out educational actions for the prevention of accidents in form of orientation and lectures for the population of the educational and health units. Teachers and students recognize the importance of the subject, a fact that will help optimizing the educational actions toward accident prevention and introducing new actions and research projects in the universities for improving the competences in this field of knowledge.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaAssociação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]2014-05-20T13:31:30Z2014-05-20T13:31:30Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2289-2298application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900033Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 13, p. 2289-2298, 2008.1413-8123http://hdl.handle.net/11449/1072610.1590/S1413-81232008000900033S1413-81232008000900033WOS:000262197500033S1413-81232008000900033.pdf83439444339952370000-0003-0330-132XSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Saúde Coletiva0.7570,566info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-23T06:15:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-23T06:15:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior
The human accidents and their implications for functional communication: opinions of teachers and students about higher education
title Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior
spellingShingle Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
Prevenção de acidentes
Educação superior
Ferimentos e lesões
Comunicação
Accident prevention
Higher education
Wounds and injuries
Communication
title_short Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior
title_full Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior
title_fullStr Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior
title_full_unstemmed Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior
title_sort Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior
author Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
author_facet Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
author_role author
author2 Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]
Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Prevenção de acidentes
Educação superior
Ferimentos e lesões
Comunicação
Accident prevention
Higher education
Wounds and injuries
Communication
topic Prevenção de acidentes
Educação superior
Ferimentos e lesões
Comunicação
Accident prevention
Higher education
Wounds and injuries
Communication
description O objetivo desse estudo foi verificar as opiniões de docentes e discentes de cursos de graduação em Fonoaudiologia a respeito dos acidentes humanos e investigar se os mesmos buscam adquirir conhecimentos e competências nesta área do conhecimento. Participaram 52 professores e 95 estudantes de três faculdades públicas e três privadas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados com base em questionários auto-aplicados. Segundo os participantes, acidentes são eventos inesperados que trazem conseqüências físicas, funcionais, emocionais e sociais. A distração, a imprudência, o cansaço mental e físico contribuem para sua ocorrência. O fonoaudiólogo, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional e o médico reabilitam as seqüelas causadas pelos agressores externos e foram os mais indicados para realização de ações educativas de prevenção de acidentes, por meio de orientações e palestras, junto à população das unidades educacionais e de saúde. Houve reconhecimento da importância da temática pelos docentes e discentes, sendo favorecedor para otimizar atividades de prevenção de acidentes, bem como introduzir novos projetos de atuação e investigação nas faculdades, o que pareceu importante para ampliar os conhecimentos e competências nesta área do conhecimento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
2014-05-20T13:31:30Z
2014-05-20T13:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900033
Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 13, p. 2289-2298, 2008.
1413-8123
http://hdl.handle.net/11449/10726
10.1590/S1413-81232008000900033
S1413-81232008000900033
WOS:000262197500033
S1413-81232008000900033.pdf
8343944433995237
0000-0003-0330-132X
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900033
http://hdl.handle.net/11449/10726
identifier_str_mv Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 13, p. 2289-2298, 2008.
1413-8123
10.1590/S1413-81232008000900033
S1413-81232008000900033
WOS:000262197500033
S1413-81232008000900033.pdf
8343944433995237
0000-0003-0330-132X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva
0.757
0,566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2289-2298
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789796097064960