Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900033 http://hdl.handle.net/11449/10726 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi verificar as opiniões de docentes e discentes de cursos de graduação em Fonoaudiologia a respeito dos acidentes humanos e investigar se os mesmos buscam adquirir conhecimentos e competências nesta área do conhecimento. Participaram 52 professores e 95 estudantes de três faculdades públicas e três privadas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados com base em questionários auto-aplicados. Segundo os participantes, acidentes são eventos inesperados que trazem conseqüências físicas, funcionais, emocionais e sociais. A distração, a imprudência, o cansaço mental e físico contribuem para sua ocorrência. O fonoaudiólogo, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional e o médico reabilitam as seqüelas causadas pelos agressores externos e foram os mais indicados para realização de ações educativas de prevenção de acidentes, por meio de orientações e palestras, junto à população das unidades educacionais e de saúde. Houve reconhecimento da importância da temática pelos docentes e discentes, sendo favorecedor para otimizar atividades de prevenção de acidentes, bem como introduzir novos projetos de atuação e investigação nas faculdades, o que pareceu importante para ampliar os conhecimentos e competências nesta área do conhecimento. |
id |
UNSP_d360d28f2fec34ed71865171c1c9d434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10726 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superiorThe human accidents and their implications for functional communication: opinions of teachers and students about higher educationPrevenção de acidentesEducação superiorFerimentos e lesõesComunicaçãoAccident preventionHigher educationWounds and injuriesCommunicationO objetivo desse estudo foi verificar as opiniões de docentes e discentes de cursos de graduação em Fonoaudiologia a respeito dos acidentes humanos e investigar se os mesmos buscam adquirir conhecimentos e competências nesta área do conhecimento. Participaram 52 professores e 95 estudantes de três faculdades públicas e três privadas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados com base em questionários auto-aplicados. Segundo os participantes, acidentes são eventos inesperados que trazem conseqüências físicas, funcionais, emocionais e sociais. A distração, a imprudência, o cansaço mental e físico contribuem para sua ocorrência. O fonoaudiólogo, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional e o médico reabilitam as seqüelas causadas pelos agressores externos e foram os mais indicados para realização de ações educativas de prevenção de acidentes, por meio de orientações e palestras, junto à população das unidades educacionais e de saúde. Houve reconhecimento da importância da temática pelos docentes e discentes, sendo favorecedor para otimizar atividades de prevenção de acidentes, bem como introduzir novos projetos de atuação e investigação nas faculdades, o que pareceu importante para ampliar os conhecimentos e competências nesta área do conhecimento.This study aimed to verify the opinion of speech-language pathology teachers and undergraduate students about human accidents and investigate if they are seeking for knowledge and competence in this area. Fifty-two teachers and 95 students from 3 public and 3 private universities in São Paulo took part in this study. Data were collected by means of a questionnaire. According to the participants, accidents are unexpected events that cause physical, functional, emotional and social consequences. Inattentiveness, incaution as well as mental and physical fatigue are factors that contribute to accidents. The speech-language therapist, the physical therapist, the occupational therapist and the physicians were considered the most indicated professionals for correcting the sequels caused by external aggressions. They were also considered the most indicated for carrying out educational actions for the prevention of accidents in form of orientation and lectures for the population of the educational and health units. Teachers and students recognize the importance of the subject, a fact that will help optimizing the educational actions toward accident prevention and introducing new actions and research projects in the universities for improving the competences in this field of knowledge.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaAssociação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Edinalva Neves [UNESP]Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]2014-05-20T13:31:30Z2014-05-20T13:31:30Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2289-2298application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900033Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 13, p. 2289-2298, 2008.1413-8123http://hdl.handle.net/11449/1072610.1590/S1413-81232008000900033S1413-81232008000900033WOS:000262197500033S1413-81232008000900033.pdf83439444339952370000-0003-0330-132XSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Saúde Coletiva0.7570,566info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-23T06:15:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:32:34.114169Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior The human accidents and their implications for functional communication: opinions of teachers and students about higher education |
title |
Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior |
spellingShingle |
Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior Nascimento, Edinalva Neves [UNESP] Prevenção de acidentes Educação superior Ferimentos e lesões Comunicação Accident prevention Higher education Wounds and injuries Communication |
title_short |
Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior |
title_full |
Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior |
title_fullStr |
Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior |
title_full_unstemmed |
Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior |
title_sort |
Os acidentes humanos e suas implicações fonoaudiológicas: opiniões de docentes e discentes sobre a formação superior |
author |
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP] |
author_facet |
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP] Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Edinalva Neves [UNESP] Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prevenção de acidentes Educação superior Ferimentos e lesões Comunicação Accident prevention Higher education Wounds and injuries Communication |
topic |
Prevenção de acidentes Educação superior Ferimentos e lesões Comunicação Accident prevention Higher education Wounds and injuries Communication |
description |
O objetivo desse estudo foi verificar as opiniões de docentes e discentes de cursos de graduação em Fonoaudiologia a respeito dos acidentes humanos e investigar se os mesmos buscam adquirir conhecimentos e competências nesta área do conhecimento. Participaram 52 professores e 95 estudantes de três faculdades públicas e três privadas do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados com base em questionários auto-aplicados. Segundo os participantes, acidentes são eventos inesperados que trazem conseqüências físicas, funcionais, emocionais e sociais. A distração, a imprudência, o cansaço mental e físico contribuem para sua ocorrência. O fonoaudiólogo, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional e o médico reabilitam as seqüelas causadas pelos agressores externos e foram os mais indicados para realização de ações educativas de prevenção de acidentes, por meio de orientações e palestras, junto à população das unidades educacionais e de saúde. Houve reconhecimento da importância da temática pelos docentes e discentes, sendo favorecedor para otimizar atividades de prevenção de acidentes, bem como introduzir novos projetos de atuação e investigação nas faculdades, o que pareceu importante para ampliar os conhecimentos e competências nesta área do conhecimento. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 2014-05-20T13:31:30Z 2014-05-20T13:31:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900033 Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 13, p. 2289-2298, 2008. 1413-8123 http://hdl.handle.net/11449/10726 10.1590/S1413-81232008000900033 S1413-81232008000900033 WOS:000262197500033 S1413-81232008000900033.pdf 8343944433995237 0000-0003-0330-132X |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900033 http://hdl.handle.net/11449/10726 |
identifier_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 13, p. 2289-2298, 2008. 1413-8123 10.1590/S1413-81232008000900033 S1413-81232008000900033 WOS:000262197500033 S1413-81232008000900033.pdf 8343944433995237 0000-0003-0330-132X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva 0.757 0,566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2289-2298 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128944451354624 |