Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102156 |
Resumo: | Neste trabalho investiga-se a dinâmica do processo de produção de significados para a Matemática a partir da perspectiva proposta pelo Modelo Teórico dos Campos Semânticos. Esta pesquisa caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma abordagem qualitativa de investigação, cujo trabalho de campo foi desenvolvido em uma sala de aula da disciplina Álgebra Linear ministrada para alunos do curso de mestrado e de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. A investigação se deu a partir da proposição, pelo professor, de um problema que deveria ser investigado pela turma. Durante, aproximadamente, dois meses, os alunos divididos em grupos investigaram e propuseram à turma encaminhamentos sobre a resolução do problema proposto. A análise da dinâmica do processo foi desenvolvida, considerando essa produção de significados dos alunos na procura da solução do problema, através do método de Leitura Positiva, formulado a partir do referencial teórico adotado. A investigação permitiu a identificação e caracterização de importantes aspectos da dinâmica do referido processo. |
id |
UNSP_d36600331a4b31acac0d0b359bd56a67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102156 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemáticaMatemática - Estudo e ensinoÁlgebra linearEducação matemáticaProdução de significadosMathematics EducationNeste trabalho investiga-se a dinâmica do processo de produção de significados para a Matemática a partir da perspectiva proposta pelo Modelo Teórico dos Campos Semânticos. Esta pesquisa caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma abordagem qualitativa de investigação, cujo trabalho de campo foi desenvolvido em uma sala de aula da disciplina Álgebra Linear ministrada para alunos do curso de mestrado e de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. A investigação se deu a partir da proposição, pelo professor, de um problema que deveria ser investigado pela turma. Durante, aproximadamente, dois meses, os alunos divididos em grupos investigaram e propuseram à turma encaminhamentos sobre a resolução do problema proposto. A análise da dinâmica do processo foi desenvolvida, considerando essa produção de significados dos alunos na procura da solução do problema, através do método de Leitura Positiva, formulado a partir do referencial teórico adotado. A investigação permitiu a identificação e caracterização de importantes aspectos da dinâmica do referido processo.In this thesis we study the dynamics of the processes of meaning production for mathematics, from the perspective of the Theoretical Model of Semantic Fields. The thesis is characterised by the development of a qualitative approach to the investigation, having the field work been done in a Linear Algebra course, for postgraduate students (master and PhD candidates in Mathematics Education). The study followed from a problem proposed by the professor, a proposition to be investigated by the students. For about two months the students worked in small groups and presented to the whole group their suggestions and findings towards solving the problem. The analysis of the dynamics of the processes was made with reference to the meanings produced by the students, using a non-deficit reading based on the theoretical support adopted. It was possible to identify and characterise some important aspects of that dynamics.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lins, Romulo Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Amarildo Melchiades da [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2003-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisiii, 243 f.application/pdfSILVA, Amarildo Melchiades da. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. 2003. iii, 243 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/102156000218050silva_am_dr_rcla.pdf33004137031P75779705454307719Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:23:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102156Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:49:15.818894Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática |
title |
Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática |
spellingShingle |
Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática Silva, Amarildo Melchiades da [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Álgebra linear Educação matemática Produção de significados Mathematics Education |
title_short |
Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática |
title_full |
Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática |
title_fullStr |
Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática |
title_full_unstemmed |
Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática |
title_sort |
Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática |
author |
Silva, Amarildo Melchiades da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Amarildo Melchiades da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lins, Romulo Campos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Amarildo Melchiades da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Álgebra linear Educação matemática Produção de significados Mathematics Education |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Álgebra linear Educação matemática Produção de significados Mathematics Education |
description |
Neste trabalho investiga-se a dinâmica do processo de produção de significados para a Matemática a partir da perspectiva proposta pelo Modelo Teórico dos Campos Semânticos. Esta pesquisa caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma abordagem qualitativa de investigação, cujo trabalho de campo foi desenvolvido em uma sala de aula da disciplina Álgebra Linear ministrada para alunos do curso de mestrado e de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. A investigação se deu a partir da proposição, pelo professor, de um problema que deveria ser investigado pela turma. Durante, aproximadamente, dois meses, os alunos divididos em grupos investigaram e propuseram à turma encaminhamentos sobre a resolução do problema proposto. A análise da dinâmica do processo foi desenvolvida, considerando essa produção de significados dos alunos na procura da solução do problema, através do método de Leitura Positiva, formulado a partir do referencial teórico adotado. A investigação permitiu a identificação e caracterização de importantes aspectos da dinâmica do referido processo. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-10-13 2014-06-11T19:31:43Z 2014-06-11T19:31:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Amarildo Melchiades da. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. 2003. iii, 243 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. http://hdl.handle.net/11449/102156 000218050 silva_am_dr_rcla.pdf 33004137031P7 5779705454307719 |
identifier_str_mv |
SILVA, Amarildo Melchiades da. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. 2003. iii, 243 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. 000218050 silva_am_dr_rcla.pdf 33004137031P7 5779705454307719 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
iii, 243 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129361586421760 |