Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benites, Vanessa Cerignoni [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91031
Resumo: A formação de professores de Matemática configura-se como um processo complexo e multifacetado com diferentes dimensões, tais como: saberes docente, profissionalidade do professor, prática docente, parceria professor/escola, desenvolvimento profissional, entre outros. Diante disso, neste trabalho, investigamos algumas dimensões do processo de formação de professores de Matemática envolvidos em uma parceria entre Universidade e Escola, sob a perspectiva da Comunidade de Prática como um contexto formativo. Esta parceria acontece por meio do “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID”, com subprojeto “Licenciatura em Matemática”, o qual envolve licenciandos em Matemática, professores da Rede Estadual de Ensino e pesquisadores da Universidade, vinculados à UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), campus Rio Claro/SP. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que possui como foco o processo de formação dos alunos bolsistas do PIBID, campus Rio Claro. A coleta dos dados aconteceu em dois momentos interrelacionados: acompanhamento dos encontros presenciais e virtuais com os participantes do grupo/comunidade PIBID, com etapas de Observação Participante e Entrevista, com reconhecimento das características individuais e coletivas, e; a realização de um Curso semipresencial via plataforma Moodle, envolvendo o software de Geometria Espacial Cabri 3D, no qual fizemos uma descrição das Filmagens e uma Análise Documental do material produzido pelos sujeitos pesquisados. Para tanto, tomamos a seguinte questão norteadora para a pesquisa: Como se manifestam dimensões como colaboração, participação, reflexão e a ressignificação de conceitos e conhecimentos da prática docente em processos de formação de professores de Matemática no contexto do programa PIBID? Foram realizados estudos sobre o processo de formação de professores, inicial e continuada, em ambientes virtuais e...
id UNSP_d367d2ace20a6cdf96098d2c59283119
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91031
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de PráticaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à DocênciaTeachers, Training ofProfessores - FormaçãoPoliticas publicasPratica de ensinoTecnologias de informação e comunicaçãoProfessores de matematicaA formação de professores de Matemática configura-se como um processo complexo e multifacetado com diferentes dimensões, tais como: saberes docente, profissionalidade do professor, prática docente, parceria professor/escola, desenvolvimento profissional, entre outros. Diante disso, neste trabalho, investigamos algumas dimensões do processo de formação de professores de Matemática envolvidos em uma parceria entre Universidade e Escola, sob a perspectiva da Comunidade de Prática como um contexto formativo. Esta parceria acontece por meio do “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID”, com subprojeto “Licenciatura em Matemática”, o qual envolve licenciandos em Matemática, professores da Rede Estadual de Ensino e pesquisadores da Universidade, vinculados à UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), campus Rio Claro/SP. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que possui como foco o processo de formação dos alunos bolsistas do PIBID, campus Rio Claro. A coleta dos dados aconteceu em dois momentos interrelacionados: acompanhamento dos encontros presenciais e virtuais com os participantes do grupo/comunidade PIBID, com etapas de Observação Participante e Entrevista, com reconhecimento das características individuais e coletivas, e; a realização de um Curso semipresencial via plataforma Moodle, envolvendo o software de Geometria Espacial Cabri 3D, no qual fizemos uma descrição das Filmagens e uma Análise Documental do material produzido pelos sujeitos pesquisados. Para tanto, tomamos a seguinte questão norteadora para a pesquisa: Como se manifestam dimensões como colaboração, participação, reflexão e a ressignificação de conceitos e conhecimentos da prática docente em processos de formação de professores de Matemática no contexto do programa PIBID? Foram realizados estudos sobre o processo de formação de professores, inicial e continuada, em ambientes virtuais e...The teachers education Mathematics configures as a complex and multifaceted process with different dimensions, such as: teaching knowledge, teacher professionalism, teaching practice, partnership teacher-school, professional development, among others. In this work, we investigated some dimensions of the process teachers education of Mathematics involved in a partnership between University and School, from the perspective in the Community of Practice, as a formative context. This partnering happens through the Institutional Scholarship Program Initiation into Teaching – PIBID, with subproject mathematic, which involves undergraduates in mathematics, teachers of State schools and researchers at the University, UNESP, campus Rio Claro, São Paulo State. We develop a qualitative research that has focused on the process of teachers education initial of the PIBID, Rio Claro campus. The data collection occurred in two interrelated moments: follow-up of meetings and the participants in the virtual community group PIBID, with steps of Observation and Interview, with recognition of individual and collective features, and; the carry out of a course did via Moodle platform, involving the software Spatial Geometry Cabri 3D , in which we made a description of the Footage and a Documentary Analysis of the material produced by the subjects researched. To this end, we take the following guiding issue for research: How does it manifest dimensions like collaboration, participation, reflection and the new meanings of concepts and teaching practice knowledge, in processes of teachers education in the context of the PIBID program? Studies on the process of teachers education, initial and continued, in face-to-face and virtual environments, showed dimensions that approach of the concept communities of practice. Data analysis happened according to the Analysis of Content (BARDIN, 1979),, and from a refinement below three categories, which were significant...Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benites, Vanessa Cerignoni [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2012-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis247 f. : il., tabs. + 1 CD-Romapplication/pdfBENITES, Vanessa Cerignoni. Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática. 2013. 247 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/91031000733476000733476.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-18T06:11:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91031Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:00:55.819809Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática
title Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática
spellingShingle Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática
Benites, Vanessa Cerignoni [UNESP]
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência
Teachers, Training of
Professores - Formação
Politicas publicas
Pratica de ensino
Tecnologias de informação e comunicação
Professores de matematica
title_short Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática
title_full Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática
title_fullStr Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática
title_full_unstemmed Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática
title_sort Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática
author Benites, Vanessa Cerignoni [UNESP]
author_facet Benites, Vanessa Cerignoni [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Benites, Vanessa Cerignoni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência
Teachers, Training of
Professores - Formação
Politicas publicas
Pratica de ensino
Tecnologias de informação e comunicação
Professores de matematica
topic Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência
Teachers, Training of
Professores - Formação
Politicas publicas
Pratica de ensino
Tecnologias de informação e comunicação
Professores de matematica
description A formação de professores de Matemática configura-se como um processo complexo e multifacetado com diferentes dimensões, tais como: saberes docente, profissionalidade do professor, prática docente, parceria professor/escola, desenvolvimento profissional, entre outros. Diante disso, neste trabalho, investigamos algumas dimensões do processo de formação de professores de Matemática envolvidos em uma parceria entre Universidade e Escola, sob a perspectiva da Comunidade de Prática como um contexto formativo. Esta parceria acontece por meio do “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID”, com subprojeto “Licenciatura em Matemática”, o qual envolve licenciandos em Matemática, professores da Rede Estadual de Ensino e pesquisadores da Universidade, vinculados à UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), campus Rio Claro/SP. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que possui como foco o processo de formação dos alunos bolsistas do PIBID, campus Rio Claro. A coleta dos dados aconteceu em dois momentos interrelacionados: acompanhamento dos encontros presenciais e virtuais com os participantes do grupo/comunidade PIBID, com etapas de Observação Participante e Entrevista, com reconhecimento das características individuais e coletivas, e; a realização de um Curso semipresencial via plataforma Moodle, envolvendo o software de Geometria Espacial Cabri 3D, no qual fizemos uma descrição das Filmagens e uma Análise Documental do material produzido pelos sujeitos pesquisados. Para tanto, tomamos a seguinte questão norteadora para a pesquisa: Como se manifestam dimensões como colaboração, participação, reflexão e a ressignificação de conceitos e conhecimentos da prática docente em processos de formação de professores de Matemática no contexto do programa PIBID? Foram realizados estudos sobre o processo de formação de professores, inicial e continuada, em ambientes virtuais e...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-19
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENITES, Vanessa Cerignoni. Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática. 2013. 247 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/91031
000733476
000733476.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv BENITES, Vanessa Cerignoni. Formação de professores de matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática. 2013. 247 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000733476
000733476.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 247 f. : il., tabs. + 1 CD-Rom
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128885143896064