A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fertonani, Iêda Aparecida Pastre [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Tiera, Vera Aparecida de Oliveira [UNESP], Plicas, Lidia Maria de Almeida [UNESP], Trabuco, Elizeu [UNESP], Fertonani, Fernando Luis [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e2.htm
http://hdl.handle.net/11449/148331
Resumo: Introdução: Há cinco anos desenvolvemos Projetos Pró-Ciências de capacitação de Professores de Química do Ensino Médio da Região de São José do Rio Preto. Em 2001, abordou-se a Química em todos os aspectos teóricos e práticos, enfocando as transformações químicas e industriais que causam mudanças no meio ambiente, procurando despertar uma consciência crítica em relação à qualidade de ensino aliada à qualidade de vida e preservação do planeta. Procurou-se desenvolver a motivação, autoconfiança e autonomia de trabalho, propiciando condições que favoreceram o desenvolvimento contínuo do processo de ensino–aprendizagem. Considerando o levantamento realizado junto as escolas de Rio Preto, detectou-se a ausência de projetos de Educação Ambiental e a dificuldade em tratar este tema transversal nos conteúdos ministrados. Em vista das orientações contidas na LDB e na Política Nacional de Educação Ambiental, e sendo a Química propícia para a abordagem da problemática ambiental, o presente curso está em desenvolvimento. Objetivos: melhoria do domínio dos conteúdos curriculares utilizando-se de temas e ferramentas atuais. Capacitar os professores para a elaboração de projetos de EA em consonância com as reais condições do local de trabalho e da clientela, em concordância com as ferramentas empregadas. Associar exemplos significativos com os princípios teóricos de maneira lógica e agradável para o entendimento da Química como uma ciência articulada. Metodologia: apresentação de vídeos educacionais, seguida de discussões. Aulas de treinamento para a qualidade e o emprego de suas ferramentas – ISO 9.000, 14.000 e 17.025. Realização de experimentos em laboratório e aplicação de kits experimentais para desenvolvimento em sala de aula que auxiliem a compreensão dos aspectos da Química nas questões ambientais e avaliação dos resultados. Leitura e discussão, à luz dos conteúdos de Química, de artigos científicos, matéria publicada, impressa ou eletrônica, sobre a problemática ambiental. Resultados esperados: que o professor e alunos identifiquem problemas ambientais e proponham estratégias genéricas de controle; elaborem e coloquem em prática projeto de educação ambiental em suas escolas, inseridos no conceito dos 3R’s. Contribuir para a formação de cidadãos que possam atuar de forma consciente na sociedade. Estimular a interação do tema transversal com outras disciplinas.
id UNSP_d3695e2293aa09ff65150d19208776ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148331
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimentoIntrodução: Há cinco anos desenvolvemos Projetos Pró-Ciências de capacitação de Professores de Química do Ensino Médio da Região de São José do Rio Preto. Em 2001, abordou-se a Química em todos os aspectos teóricos e práticos, enfocando as transformações químicas e industriais que causam mudanças no meio ambiente, procurando despertar uma consciência crítica em relação à qualidade de ensino aliada à qualidade de vida e preservação do planeta. Procurou-se desenvolver a motivação, autoconfiança e autonomia de trabalho, propiciando condições que favoreceram o desenvolvimento contínuo do processo de ensino–aprendizagem. Considerando o levantamento realizado junto as escolas de Rio Preto, detectou-se a ausência de projetos de Educação Ambiental e a dificuldade em tratar este tema transversal nos conteúdos ministrados. Em vista das orientações contidas na LDB e na Política Nacional de Educação Ambiental, e sendo a Química propícia para a abordagem da problemática ambiental, o presente curso está em desenvolvimento. Objetivos: melhoria do domínio dos conteúdos curriculares utilizando-se de temas e ferramentas atuais. Capacitar os professores para a elaboração de projetos de EA em consonância com as reais condições do local de trabalho e da clientela, em concordância com as ferramentas empregadas. Associar exemplos significativos com os princípios teóricos de maneira lógica e agradável para o entendimento da Química como uma ciência articulada. Metodologia: apresentação de vídeos educacionais, seguida de discussões. Aulas de treinamento para a qualidade e o emprego de suas ferramentas – ISO 9.000, 14.000 e 17.025. Realização de experimentos em laboratório e aplicação de kits experimentais para desenvolvimento em sala de aula que auxiliem a compreensão dos aspectos da Química nas questões ambientais e avaliação dos resultados. Leitura e discussão, à luz dos conteúdos de Química, de artigos científicos, matéria publicada, impressa ou eletrônica, sobre a problemática ambiental. Resultados esperados: que o professor e alunos identifiquem problemas ambientais e proponham estratégias genéricas de controle; elaborem e coloquem em prática projeto de educação ambiental em suas escolas, inseridos no conceito dos 3R’s. Contribuir para a formação de cidadãos que possam atuar de forma consciente na sociedade. Estimular a interação do tema transversal com outras disciplinas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Química e Ciências Ambientais, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Química e Ciências Ambientais, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fertonani, Iêda Aparecida Pastre [UNESP]Tiera, Vera Aparecida de Oliveira [UNESP]Plicas, Lidia Maria de Almeida [UNESP]Trabuco, Elizeu [UNESP]Fertonani, Fernando Luis [UNESP]2017-01-18T18:09:42Z2017-01-18T18:09:42Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e2.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148331886187491295681169473417457676932453255846842174PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T18:06:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148331Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:54:57.468035Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento
title A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento
spellingShingle A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento
Fertonani, Iêda Aparecida Pastre [UNESP]
title_short A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento
title_full A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento
title_fullStr A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento
title_full_unstemmed A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento
title_sort A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento
author Fertonani, Iêda Aparecida Pastre [UNESP]
author_facet Fertonani, Iêda Aparecida Pastre [UNESP]
Tiera, Vera Aparecida de Oliveira [UNESP]
Plicas, Lidia Maria de Almeida [UNESP]
Trabuco, Elizeu [UNESP]
Fertonani, Fernando Luis [UNESP]
author_role author
author2 Tiera, Vera Aparecida de Oliveira [UNESP]
Plicas, Lidia Maria de Almeida [UNESP]
Trabuco, Elizeu [UNESP]
Fertonani, Fernando Luis [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fertonani, Iêda Aparecida Pastre [UNESP]
Tiera, Vera Aparecida de Oliveira [UNESP]
Plicas, Lidia Maria de Almeida [UNESP]
Trabuco, Elizeu [UNESP]
Fertonani, Fernando Luis [UNESP]
description Introdução: Há cinco anos desenvolvemos Projetos Pró-Ciências de capacitação de Professores de Química do Ensino Médio da Região de São José do Rio Preto. Em 2001, abordou-se a Química em todos os aspectos teóricos e práticos, enfocando as transformações químicas e industriais que causam mudanças no meio ambiente, procurando despertar uma consciência crítica em relação à qualidade de ensino aliada à qualidade de vida e preservação do planeta. Procurou-se desenvolver a motivação, autoconfiança e autonomia de trabalho, propiciando condições que favoreceram o desenvolvimento contínuo do processo de ensino–aprendizagem. Considerando o levantamento realizado junto as escolas de Rio Preto, detectou-se a ausência de projetos de Educação Ambiental e a dificuldade em tratar este tema transversal nos conteúdos ministrados. Em vista das orientações contidas na LDB e na Política Nacional de Educação Ambiental, e sendo a Química propícia para a abordagem da problemática ambiental, o presente curso está em desenvolvimento. Objetivos: melhoria do domínio dos conteúdos curriculares utilizando-se de temas e ferramentas atuais. Capacitar os professores para a elaboração de projetos de EA em consonância com as reais condições do local de trabalho e da clientela, em concordância com as ferramentas empregadas. Associar exemplos significativos com os princípios teóricos de maneira lógica e agradável para o entendimento da Química como uma ciência articulada. Metodologia: apresentação de vídeos educacionais, seguida de discussões. Aulas de treinamento para a qualidade e o emprego de suas ferramentas – ISO 9.000, 14.000 e 17.025. Realização de experimentos em laboratório e aplicação de kits experimentais para desenvolvimento em sala de aula que auxiliem a compreensão dos aspectos da Química nas questões ambientais e avaliação dos resultados. Leitura e discussão, à luz dos conteúdos de Química, de artigos científicos, matéria publicada, impressa ou eletrônica, sobre a problemática ambiental. Resultados esperados: que o professor e alunos identifiquem problemas ambientais e proponham estratégias genéricas de controle; elaborem e coloquem em prática projeto de educação ambiental em suas escolas, inseridos no conceito dos 3R’s. Contribuir para a formação de cidadãos que possam atuar de forma consciente na sociedade. Estimular a interação do tema transversal com outras disciplinas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:42Z
2017-01-18T18:09:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e2.htm
http://hdl.handle.net/11449/148331
8861874912956811
6947341745767693
2453255846842174
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e2.htm
http://hdl.handle.net/11449/148331
identifier_str_mv 8861874912956811
6947341745767693
2453255846842174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128720358080512