A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e2.htm http://hdl.handle.net/11449/148331 |
Resumo: | Introdução: Há cinco anos desenvolvemos Projetos Pró-Ciências de capacitação de Professores de Química do Ensino Médio da Região de São José do Rio Preto. Em 2001, abordou-se a Química em todos os aspectos teóricos e práticos, enfocando as transformações químicas e industriais que causam mudanças no meio ambiente, procurando despertar uma consciência crítica em relação à qualidade de ensino aliada à qualidade de vida e preservação do planeta. Procurou-se desenvolver a motivação, autoconfiança e autonomia de trabalho, propiciando condições que favoreceram o desenvolvimento contínuo do processo de ensino–aprendizagem. Considerando o levantamento realizado junto as escolas de Rio Preto, detectou-se a ausência de projetos de Educação Ambiental e a dificuldade em tratar este tema transversal nos conteúdos ministrados. Em vista das orientações contidas na LDB e na Política Nacional de Educação Ambiental, e sendo a Química propícia para a abordagem da problemática ambiental, o presente curso está em desenvolvimento. Objetivos: melhoria do domínio dos conteúdos curriculares utilizando-se de temas e ferramentas atuais. Capacitar os professores para a elaboração de projetos de EA em consonância com as reais condições do local de trabalho e da clientela, em concordância com as ferramentas empregadas. Associar exemplos significativos com os princípios teóricos de maneira lógica e agradável para o entendimento da Química como uma ciência articulada. Metodologia: apresentação de vídeos educacionais, seguida de discussões. Aulas de treinamento para a qualidade e o emprego de suas ferramentas – ISO 9.000, 14.000 e 17.025. Realização de experimentos em laboratório e aplicação de kits experimentais para desenvolvimento em sala de aula que auxiliem a compreensão dos aspectos da Química nas questões ambientais e avaliação dos resultados. Leitura e discussão, à luz dos conteúdos de Química, de artigos científicos, matéria publicada, impressa ou eletrônica, sobre a problemática ambiental. Resultados esperados: que o professor e alunos identifiquem problemas ambientais e proponham estratégias genéricas de controle; elaborem e coloquem em prática projeto de educação ambiental em suas escolas, inseridos no conceito dos 3R’s. Contribuir para a formação de cidadãos que possam atuar de forma consciente na sociedade. Estimular a interação do tema transversal com outras disciplinas. |
id |
UNSP_d3695e2293aa09ff65150d19208776ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148331 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimentoIntrodução: Há cinco anos desenvolvemos Projetos Pró-Ciências de capacitação de Professores de Química do Ensino Médio da Região de São José do Rio Preto. Em 2001, abordou-se a Química em todos os aspectos teóricos e práticos, enfocando as transformações químicas e industriais que causam mudanças no meio ambiente, procurando despertar uma consciência crítica em relação à qualidade de ensino aliada à qualidade de vida e preservação do planeta. Procurou-se desenvolver a motivação, autoconfiança e autonomia de trabalho, propiciando condições que favoreceram o desenvolvimento contínuo do processo de ensino–aprendizagem. Considerando o levantamento realizado junto as escolas de Rio Preto, detectou-se a ausência de projetos de Educação Ambiental e a dificuldade em tratar este tema transversal nos conteúdos ministrados. Em vista das orientações contidas na LDB e na Política Nacional de Educação Ambiental, e sendo a Química propícia para a abordagem da problemática ambiental, o presente curso está em desenvolvimento. Objetivos: melhoria do domínio dos conteúdos curriculares utilizando-se de temas e ferramentas atuais. Capacitar os professores para a elaboração de projetos de EA em consonância com as reais condições do local de trabalho e da clientela, em concordância com as ferramentas empregadas. Associar exemplos significativos com os princípios teóricos de maneira lógica e agradável para o entendimento da Química como uma ciência articulada. Metodologia: apresentação de vídeos educacionais, seguida de discussões. Aulas de treinamento para a qualidade e o emprego de suas ferramentas – ISO 9.000, 14.000 e 17.025. Realização de experimentos em laboratório e aplicação de kits experimentais para desenvolvimento em sala de aula que auxiliem a compreensão dos aspectos da Química nas questões ambientais e avaliação dos resultados. Leitura e discussão, à luz dos conteúdos de Química, de artigos científicos, matéria publicada, impressa ou eletrônica, sobre a problemática ambiental. Resultados esperados: que o professor e alunos identifiquem problemas ambientais e proponham estratégias genéricas de controle; elaborem e coloquem em prática projeto de educação ambiental em suas escolas, inseridos no conceito dos 3R’s. Contribuir para a formação de cidadãos que possam atuar de forma consciente na sociedade. Estimular a interação do tema transversal com outras disciplinas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Química e Ciências Ambientais, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Química e Ciências Ambientais, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fertonani, Iêda Aparecida Pastre [UNESP]Tiera, Vera Aparecida de Oliveira [UNESP]Plicas, Lidia Maria de Almeida [UNESP]Trabuco, Elizeu [UNESP]Fertonani, Fernando Luis [UNESP]2017-01-18T18:09:42Z2017-01-18T18:09:42Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e2.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148331886187491295681169473417457676932453255846842174PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T18:06:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148331Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:54:57.468035Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento |
title |
A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento |
spellingShingle |
A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento Fertonani, Iêda Aparecida Pastre [UNESP] |
title_short |
A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento |
title_full |
A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento |
title_fullStr |
A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento |
title_sort |
A busca da qualidade no ensino de química e suas relações com as questões ambientais na produção do conhecimento |
author |
Fertonani, Iêda Aparecida Pastre [UNESP] |
author_facet |
Fertonani, Iêda Aparecida Pastre [UNESP] Tiera, Vera Aparecida de Oliveira [UNESP] Plicas, Lidia Maria de Almeida [UNESP] Trabuco, Elizeu [UNESP] Fertonani, Fernando Luis [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Tiera, Vera Aparecida de Oliveira [UNESP] Plicas, Lidia Maria de Almeida [UNESP] Trabuco, Elizeu [UNESP] Fertonani, Fernando Luis [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fertonani, Iêda Aparecida Pastre [UNESP] Tiera, Vera Aparecida de Oliveira [UNESP] Plicas, Lidia Maria de Almeida [UNESP] Trabuco, Elizeu [UNESP] Fertonani, Fernando Luis [UNESP] |
description |
Introdução: Há cinco anos desenvolvemos Projetos Pró-Ciências de capacitação de Professores de Química do Ensino Médio da Região de São José do Rio Preto. Em 2001, abordou-se a Química em todos os aspectos teóricos e práticos, enfocando as transformações químicas e industriais que causam mudanças no meio ambiente, procurando despertar uma consciência crítica em relação à qualidade de ensino aliada à qualidade de vida e preservação do planeta. Procurou-se desenvolver a motivação, autoconfiança e autonomia de trabalho, propiciando condições que favoreceram o desenvolvimento contínuo do processo de ensino–aprendizagem. Considerando o levantamento realizado junto as escolas de Rio Preto, detectou-se a ausência de projetos de Educação Ambiental e a dificuldade em tratar este tema transversal nos conteúdos ministrados. Em vista das orientações contidas na LDB e na Política Nacional de Educação Ambiental, e sendo a Química propícia para a abordagem da problemática ambiental, o presente curso está em desenvolvimento. Objetivos: melhoria do domínio dos conteúdos curriculares utilizando-se de temas e ferramentas atuais. Capacitar os professores para a elaboração de projetos de EA em consonância com as reais condições do local de trabalho e da clientela, em concordância com as ferramentas empregadas. Associar exemplos significativos com os princípios teóricos de maneira lógica e agradável para o entendimento da Química como uma ciência articulada. Metodologia: apresentação de vídeos educacionais, seguida de discussões. Aulas de treinamento para a qualidade e o emprego de suas ferramentas – ISO 9.000, 14.000 e 17.025. Realização de experimentos em laboratório e aplicação de kits experimentais para desenvolvimento em sala de aula que auxiliem a compreensão dos aspectos da Química nas questões ambientais e avaliação dos resultados. Leitura e discussão, à luz dos conteúdos de Química, de artigos científicos, matéria publicada, impressa ou eletrônica, sobre a problemática ambiental. Resultados esperados: que o professor e alunos identifiquem problemas ambientais e proponham estratégias genéricas de controle; elaborem e coloquem em prática projeto de educação ambiental em suas escolas, inseridos no conceito dos 3R’s. Contribuir para a formação de cidadãos que possam atuar de forma consciente na sociedade. Estimular a interação do tema transversal com outras disciplinas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:42Z 2017-01-18T18:09:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e2.htm http://hdl.handle.net/11449/148331 8861874912956811 6947341745767693 2453255846842174 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e2.htm http://hdl.handle.net/11449/148331 |
identifier_str_mv |
8861874912956811 6947341745767693 2453255846842174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128720358080512 |