Na grade do discurso, na teia dos poderes: o sequestro dos sentidos de infância na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senicato, Renato Bellotti [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152046
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender a constituição discursiva da educação infantil tomando como base o conjunto textual enunciativo normativo expresso nas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (1999; 2009). Para este intento, relacionamos o conjunto das normativas aos princípios teóricos conceituais discursivos apresentados em algumas obras de Michel Foucault (1926-1984). Busca-se, dessa maneira, compreender as ressonâncias existentes entre tais normativas e os pressupostos conceituais discursivos concernentes às categorias de saber e poder inscritas e mobilizadas pela prática discursiva da educação infantil. Partimos do pressuposto de compreensão que recobre a atividade da educação formal como derivada do princípio legalista de governo através da hipótese de que, para formar um indivíduo acabado para os termos da relação política, a educação assenta a prática disciplinar sobre as crianças num movimento que sequestra seus sentidos de infância ao passo em que infantiliza especificamente como condição de produção e controle.
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