Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101988
Resumo: A presente pesquisa foi realizada com o propósito de analisar e compreender um processo de formação continuada de professores visando promover a inserção da informática nas aulas de Química. Tal ação teve seu desenvolvimento pautado na racionalidade prática e na reflexão crítica sobre o trabalho docente, sendo mediada pela educação a distância. O estudo desenvolveu-se com um grupo de professores de Química de escolas públicas estaduais na região de Jaú (SP). Através de encontros presenciais e de interações em um ambiente virtual de aprendizagem, buscou-se estabelecer um vínculo constante entre a realidade do professor e a formação continuada. Foram utilizados diferentes recursos metodológicos que possibilitaram aos docentes o contato com materiais diversificados, a análise de softwares, a elaboração material didático, bem como a atuação com seus alunos na sala de informática das escolas. Na organização dos dados foram trabalhados três eixos principais: formação e trabalho docente, ensino de Química e uso da informática. A investigação evidenciou elementos-chave para subsidiar propostas de formação continuada e envolveu reflexão e planejamento como meios para desencadear reformulações tanto na percepção dos professores em relação ao papel da informática nas aulas de Química como na utilização desse recurso em sala de aula.
id UNSP_d46d38fafbb1f33225b3b18d6d58122d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101988
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escolaEnsino a distânciaInformáticaFormação continuada de professoresEnsino de químicaInformation and Communication Technologies (ICT)A presente pesquisa foi realizada com o propósito de analisar e compreender um processo de formação continuada de professores visando promover a inserção da informática nas aulas de Química. Tal ação teve seu desenvolvimento pautado na racionalidade prática e na reflexão crítica sobre o trabalho docente, sendo mediada pela educação a distância. O estudo desenvolveu-se com um grupo de professores de Química de escolas públicas estaduais na região de Jaú (SP). Através de encontros presenciais e de interações em um ambiente virtual de aprendizagem, buscou-se estabelecer um vínculo constante entre a realidade do professor e a formação continuada. Foram utilizados diferentes recursos metodológicos que possibilitaram aos docentes o contato com materiais diversificados, a análise de softwares, a elaboração material didático, bem como a atuação com seus alunos na sala de informática das escolas. Na organização dos dados foram trabalhados três eixos principais: formação e trabalho docente, ensino de Química e uso da informática. A investigação evidenciou elementos-chave para subsidiar propostas de formação continuada e envolveu reflexão e planejamento como meios para desencadear reformulações tanto na percepção dos professores em relação ao papel da informática nas aulas de Química como na utilização desse recurso em sala de aula.This research was conducted with a view to analyze and understand a process of teachers training in-service aiming to promote the insertion of Information and Communication Technologies in the classes of Chemistry. This action had its development based on practical rationality and critical reflection about teaching practice, being mediated by Distance Education. The study was developed with a group of Chemistry teachers in state public schools in the region of Jaú (SP). Through presence meetings and interactions in a virtual learning environment, it was aimed to establish a constant link between the teacher reality and the training in-service. Different methodological resources had been used so that the teachers could have contact with diverse materials, analyse educational software, elaborate learning material, as well as the work with their students in the computer lab of the schools. In the organization of the data three main axes were considered: training and teaching work, teaching of Chemistry and use of Information and Communication Technologies. The investigation revealed key elements to subsidize proposals of teachers training in-service and involved reflection and planning as a mens to trigger recasts in both the perception of teachers concerning to the role of Information and Communication Technologies in the classes of Chemistry as the use of this resource in the classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2008-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis281 f. : il. + anexoapplication/pdfGABINI, Wanderlei Sebastião. Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola. 2008. 281 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101988000566615gabini_ws_dr_bauru.pdf33004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:15:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101988Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:37:33.594905Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola
title Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola
spellingShingle Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola
Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
Ensino a distância
Informática
Formação continuada de professores
Ensino de química
Information and Communication Technologies (ICT)
title_short Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola
title_full Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola
title_fullStr Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola
title_sort Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola
author Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
author_facet Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Informática
Formação continuada de professores
Ensino de química
Information and Communication Technologies (ICT)
topic Ensino a distância
Informática
Formação continuada de professores
Ensino de química
Information and Communication Technologies (ICT)
description A presente pesquisa foi realizada com o propósito de analisar e compreender um processo de formação continuada de professores visando promover a inserção da informática nas aulas de Química. Tal ação teve seu desenvolvimento pautado na racionalidade prática e na reflexão crítica sobre o trabalho docente, sendo mediada pela educação a distância. O estudo desenvolveu-se com um grupo de professores de Química de escolas públicas estaduais na região de Jaú (SP). Através de encontros presenciais e de interações em um ambiente virtual de aprendizagem, buscou-se estabelecer um vínculo constante entre a realidade do professor e a formação continuada. Foram utilizados diferentes recursos metodológicos que possibilitaram aos docentes o contato com materiais diversificados, a análise de softwares, a elaboração material didático, bem como a atuação com seus alunos na sala de informática das escolas. Na organização dos dados foram trabalhados três eixos principais: formação e trabalho docente, ensino de Química e uso da informática. A investigação evidenciou elementos-chave para subsidiar propostas de formação continuada e envolveu reflexão e planejamento como meios para desencadear reformulações tanto na percepção dos professores em relação ao papel da informática nas aulas de Química como na utilização desse recurso em sala de aula.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-31
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GABINI, Wanderlei Sebastião. Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola. 2008. 281 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/101988
000566615
gabini_ws_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
identifier_str_mv GABINI, Wanderlei Sebastião. Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola. 2008. 281 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000566615
gabini_ws_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/101988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 281 f. : il. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129229468991488