O escritório de comunicação científica como perspectiva de atuação para bibliotecas universitárias brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Graziosi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243319
Resumo: As mudanças ocorridas na comunicação científica nos últimos anos afetaram as atividades dos pesquisadores de forma que se torna necessário a existência de um serviço que ofereça apoio para a realização de seus fazeres acadêmicos. O escritório de comunicação científica apresenta-se como o serviço adequado para oferecer esse apoio, visto estar alocado na biblioteca universitária e, por isso, ter condições de desenvolver produtos e serviços condizentes com as necessidades dos pesquisadores. O escritório é um serviço existente nas universidades estrangeiras, porém, não existe uma estrutura similar nas universidades brasileiras. Diante disso, o problema de pesquisa é expresso na seguinte questão: como as bibliotecas universitárias brasileiras podem atuar na comunicação científica por meio da oferta de produtos e serviços voltados à comunidade acadêmica, tendo no escritório de comunicação científica uma perspectiva de atuação? Essa questão conduziu à seguinte hipótese: as bibliotecas universitárias brasileiras oferecem produtos e serviços relacionados à comunicação científica de maneira pulverizada por diferentes setores. Definiu-se como objetivo geral apresentar o escritório de comunicação científica como perspectiva de atuação das bibliotecas universitárias brasileiras e como objetivos específicos i) traçar um panorama dos produtos e serviços dos escritórios de comunicação científica das mais significativas bibliotecas universitárias em âmbito mundial; ii) identificar e realizar uma análise comparativa no âmbito brasileiro dos produtos e serviços de comunicação científica oferecidos por bibliotecas universitárias brasileiras de modo a que se possa formular recomendações metodológicas para o desenvolvimento de escritórios de comunicação científica nessas instituições. Para isso, adotou-se uma metodologia de coleta de dados, baseada na seleção de uma amostra de bibliotecas universitárias estrangeiras e brasileiras em quatro rankings universitários internacionais, e uma metodologia de análise de dados, a qual utilizou a análise de conteúdo com definição categorial a posteriori. Foram definidas oito categorias de conteúdo (acesso aberto, direitos autorais, gestão de dados de pesquisa, identificadores de autor, impacto da pesquisa, métricas, publicação e repositórios) e, a partir delas, verificou-se a predominância das categorias “direitos autorais”, “acesso aberto” e “publicação”, com 61, 52 e 38 itens, respectivamente, nos escritórios estrangeiros, e a predominância da categoria “publicação” com 18 itens nas bibliotecas universitárias brasileiras. Os conteúdos dos sites dos escritórios estrangeiros forneceram elementos para balizar a criação de um escritório semelhante nas bibliotecas universitárias brasileiras, que possuem profissionais devidamente capacitados para tal e que poderão consolidar e aumentar a visibilidade científica dos pesquisadores e suas respectivas universidades.
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Diante disso, o problema de pesquisa é expresso na seguinte questão: como as bibliotecas universitárias brasileiras podem atuar na comunicação científica por meio da oferta de produtos e serviços voltados à comunidade acadêmica, tendo no escritório de comunicação científica uma perspectiva de atuação? Essa questão conduziu à seguinte hipótese: as bibliotecas universitárias brasileiras oferecem produtos e serviços relacionados à comunicação científica de maneira pulverizada por diferentes setores. Definiu-se como objetivo geral apresentar o escritório de comunicação científica como perspectiva de atuação das bibliotecas universitárias brasileiras e como objetivos específicos i) traçar um panorama dos produtos e serviços dos escritórios de comunicação científica das mais significativas bibliotecas universitárias em âmbito mundial; ii) identificar e realizar uma análise comparativa no âmbito brasileiro dos produtos e serviços de comunicação científica oferecidos por bibliotecas universitárias brasileiras de modo a que se possa formular recomendações metodológicas para o desenvolvimento de escritórios de comunicação científica nessas instituições. Para isso, adotou-se uma metodologia de coleta de dados, baseada na seleção de uma amostra de bibliotecas universitárias estrangeiras e brasileiras em quatro rankings universitários internacionais, e uma metodologia de análise de dados, a qual utilizou a análise de conteúdo com definição categorial a posteriori. Foram definidas oito categorias de conteúdo (acesso aberto, direitos autorais, gestão de dados de pesquisa, identificadores de autor, impacto da pesquisa, métricas, publicação e repositórios) e, a partir delas, verificou-se a predominância das categorias “direitos autorais”, “acesso aberto” e “publicação”, com 61, 52 e 38 itens, respectivamente, nos escritórios estrangeiros, e a predominância da categoria “publicação” com 18 itens nas bibliotecas universitárias brasileiras. Os conteúdos dos sites dos escritórios estrangeiros forneceram elementos para balizar a criação de um escritório semelhante nas bibliotecas universitárias brasileiras, que possuem profissionais devidamente capacitados para tal e que poderão consolidar e aumentar a visibilidade científica dos pesquisadores e suas respectivas universidades.The changes made to scholarly communication over the past years have affected researchers´ activities, thus requiring a service that supports their academic tasks. The scholarly communication office has shown adequate for such a support, since it is located in the university library and, therefore, delivers products and services that meet researchers´needs. It also exists in foreign libraries, however, no such a similar structure can be found in Brazilian universities. In view of this, the research problem is expressed in the following question: How can Brazilian university libraries act in scientific communication by offering products and services aimed at the academic community, with the scholarly communication office as a perspective of action? This question led to the following hypothesis: Brazilian university libraries offer products and services related to scientific communication in a scattered manner through different sectors. The general objective was to present the scholarly communication office as a perspective of action for Brazilian university libraries and the specific objectives were: i) to outline an overview of the products and services of scholarly communication offices in the most significant university libraries worldwide; ii) to identify and carry out a comparative analysis of the products and services of scholarly communication offered by Brazilian university libraries so as to formulate methodological recommendations for the development of scholarly communication offices in these institutions. Adopting a data-collection methodology, this study identified elements of the foreing offices towards assisting Brazilian university libraries regarding scholarly communication. A sample of foreign and Brazilian university libraries was selected according to four international university rankings and a data analysis methodology that employed a posteriori content analysis with categorical definition was adopted. Eight categories, namely “open access”, “copyright”, “research data management”, “author identifiers”, “impact of research”, “metrics”, “publication”, and “repositories” were defined, revealing a predominance of “copyright”, “open access”, and “publication”, with 61, 52, and 38 items, respectively, in the foreign offices, and “publication”, with 18 items, in Brazilian university libraries. The contents of the foreign offices´ sites provided elements for the creation of a similar office in Brazilian university libraries with capable professionals who can consolidate and increase the scientific visibility of researchers and their respective universities.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, José Augusto Chaves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Eduardo Graziosi2023-05-09T12:22:21Z2023-05-09T12:22:21Z2023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Eduardo Graziosi. O escritório de comunicação científica como perspectiva de atuação para bibliotecas universitárias brasileiras. 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