CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143748 |
Resumo: | Introdução: Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA é um projeto de formação continuada de professores e gestores de escolas públicas. O corpo de pesquisadores do Cecemca é composto por especialistas da Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro e Bauru, que atuam nas áreas de educação matemática, científica, ambiental e educação a distância e insere-se no contexto de implantação da “Rede Nacional de Formação Continuada de Professores” da Secretaria de Educação Básica do MEC, que teve início no ano de 2004. A referida Rede é formada por 20 centros e engloba universidades públicas e comunitárias de todo o país. A “Rede Nacional de Formação Continuada” tem como princípio formar colaboradores locais, que serão responsáveis pela formação de professores nas suas regiões de origem, atuando como multiplicadores dos conteúdos e dos materiais desenvolvidos nas aulas. Os conhecimentos disciplinares subsidiam a formação, o compromisso de desenvolver ações que beneficiem pessoas portadoras de necessidades especiais e diferentes minorias etnoculturais, como grupos indígenas. Objetivos: desenvolver a formação continuada de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental nas áreas de Educação Matemática, Científica e Ambiental, produzindo material didático para auxiliar o professor na qualificação dos conteúdos de ensino e favorecendo a aprendizagem dos alunos nesta área de conhecimento. Visa estabelecer parcerias, por meio de convênios e intercâmbios com instituições universitárias dentre outras visando expandir a melhoria da escola pública. Métodos: Para atingir esses objetivos, o Cecemca vem desenvolvendo os seguintes programas: Programa de Formação Continuada de Professores que permitirá o aprimoramento nos níveis presencial, semipresencial e à distância. Programa de Produção de Material Instrucional que produz material didático sendo estruturado em módulos: educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental. Programa de Formação de Tutores que forma tutores para ministrar os cursos, tendo a função também de avaliar o material e corrigir possíveis distorções e multiplicar o conhecimento para as comunidades locais. O CECEMCA – Núcleo Rio Claro e Bauru, apresentam aos professores em formação continuada módulos de cursos presenciais, semi-presenciais e à distância, acompanhados de todo o material didático necessário, voltados para o Ensino Fundamental (1ª a 8ª series). Resultados: O primeiro ano do projeto apresentou como resultado o material didático acima citado bem como a aplicação de pilotos e um curso de tutores nas regiões de Rio Claro e Bauru. Atualmente vem sendo encaminhadas as primeiras tratativas para convênios e parcerias com redes públicas de ensino. |
id |
UNSP_d4d3393202037580822af8a166b8b19d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143748 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambientalIntrodução: Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA é um projeto de formação continuada de professores e gestores de escolas públicas. O corpo de pesquisadores do Cecemca é composto por especialistas da Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro e Bauru, que atuam nas áreas de educação matemática, científica, ambiental e educação a distância e insere-se no contexto de implantação da “Rede Nacional de Formação Continuada de Professores” da Secretaria de Educação Básica do MEC, que teve início no ano de 2004. A referida Rede é formada por 20 centros e engloba universidades públicas e comunitárias de todo o país. A “Rede Nacional de Formação Continuada” tem como princípio formar colaboradores locais, que serão responsáveis pela formação de professores nas suas regiões de origem, atuando como multiplicadores dos conteúdos e dos materiais desenvolvidos nas aulas. Os conhecimentos disciplinares subsidiam a formação, o compromisso de desenvolver ações que beneficiem pessoas portadoras de necessidades especiais e diferentes minorias etnoculturais, como grupos indígenas. Objetivos: desenvolver a formação continuada de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental nas áreas de Educação Matemática, Científica e Ambiental, produzindo material didático para auxiliar o professor na qualificação dos conteúdos de ensino e favorecendo a aprendizagem dos alunos nesta área de conhecimento. Visa estabelecer parcerias, por meio de convênios e intercâmbios com instituições universitárias dentre outras visando expandir a melhoria da escola pública. Métodos: Para atingir esses objetivos, o Cecemca vem desenvolvendo os seguintes programas: Programa de Formação Continuada de Professores que permitirá o aprimoramento nos níveis presencial, semipresencial e à distância. Programa de Produção de Material Instrucional que produz material didático sendo estruturado em módulos: educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental. Programa de Formação de Tutores que forma tutores para ministrar os cursos, tendo a função também de avaliar o material e corrigir possíveis distorções e multiplicar o conhecimento para as comunidades locais. O CECEMCA – Núcleo Rio Claro e Bauru, apresentam aos professores em formação continuada módulos de cursos presenciais, semi-presenciais e à distância, acompanhados de todo o material didático necessário, voltados para o Ensino Fundamental (1ª a 8ª series). Resultados: O primeiro ano do projeto apresentou como resultado o material didático acima citado bem como a aplicação de pilotos e um curso de tutores nas regiões de Rio Claro e Bauru. Atualmente vem sendo encaminhadas as primeiras tratativas para convênios e parcerias com redes públicas de ensino.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]Ramos, Eugênio Maria de França [UNESP]Caluzi, João José [UNESP]2016-09-01T13:58:40Z2016-09-01T13:58:40Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject065application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 065http://hdl.handle.net/11449/1437482005-065-freitas.pdf874537910201746254922499847676590000-0002-9787-0795PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T17:40:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143748Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:55:29.095559Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental |
title |
CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental |
spellingShingle |
CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP] |
title_short |
CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental |
title_full |
CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental |
title_fullStr |
CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental |
title_full_unstemmed |
CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental |
title_sort |
CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental |
author |
Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP] |
author_facet |
Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP] Ramos, Eugênio Maria de França [UNESP] Caluzi, João José [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Eugênio Maria de França [UNESP] Caluzi, João José [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP] Ramos, Eugênio Maria de França [UNESP] Caluzi, João José [UNESP] |
description |
Introdução: Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA é um projeto de formação continuada de professores e gestores de escolas públicas. O corpo de pesquisadores do Cecemca é composto por especialistas da Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro e Bauru, que atuam nas áreas de educação matemática, científica, ambiental e educação a distância e insere-se no contexto de implantação da “Rede Nacional de Formação Continuada de Professores” da Secretaria de Educação Básica do MEC, que teve início no ano de 2004. A referida Rede é formada por 20 centros e engloba universidades públicas e comunitárias de todo o país. A “Rede Nacional de Formação Continuada” tem como princípio formar colaboradores locais, que serão responsáveis pela formação de professores nas suas regiões de origem, atuando como multiplicadores dos conteúdos e dos materiais desenvolvidos nas aulas. Os conhecimentos disciplinares subsidiam a formação, o compromisso de desenvolver ações que beneficiem pessoas portadoras de necessidades especiais e diferentes minorias etnoculturais, como grupos indígenas. Objetivos: desenvolver a formação continuada de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental nas áreas de Educação Matemática, Científica e Ambiental, produzindo material didático para auxiliar o professor na qualificação dos conteúdos de ensino e favorecendo a aprendizagem dos alunos nesta área de conhecimento. Visa estabelecer parcerias, por meio de convênios e intercâmbios com instituições universitárias dentre outras visando expandir a melhoria da escola pública. Métodos: Para atingir esses objetivos, o Cecemca vem desenvolvendo os seguintes programas: Programa de Formação Continuada de Professores que permitirá o aprimoramento nos níveis presencial, semipresencial e à distância. Programa de Produção de Material Instrucional que produz material didático sendo estruturado em módulos: educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental. Programa de Formação de Tutores que forma tutores para ministrar os cursos, tendo a função também de avaliar o material e corrigir possíveis distorções e multiplicar o conhecimento para as comunidades locais. O CECEMCA – Núcleo Rio Claro e Bauru, apresentam aos professores em formação continuada módulos de cursos presenciais, semi-presenciais e à distância, acompanhados de todo o material didático necessário, voltados para o Ensino Fundamental (1ª a 8ª series). Resultados: O primeiro ano do projeto apresentou como resultado o material didático acima citado bem como a aplicação de pilotos e um curso de tutores nas regiões de Rio Claro e Bauru. Atualmente vem sendo encaminhadas as primeiras tratativas para convênios e parcerias com redes públicas de ensino. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:40Z 2016-09-01T13:58:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 065 http://hdl.handle.net/11449/143748 2005-065-freitas.pdf 8745379102017462 5492249984767659 0000-0002-9787-0795 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143748 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 065 2005-065-freitas.pdf 8745379102017462 5492249984767659 0000-0002-9787-0795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
065 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128721524097024 |