Ecologia informacional complexa em museus: tessituras teóricas e proposta de modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Jean Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243663
Resumo: Esta tese de doutorado apresenta a proposta de um modelo procedimental de ecologia informacional complexa para museus intitulado MEIC-M. A pesquisa está delineada por meio do método quadripolar, estruturados em quatro polos investigativos: polo epistemológico, polo teórico, polo técnico e morfológico, por meio de um aporte teórico da Ciência da Informação e da Museologia. O polo epistemológico apresenta uma reflexão acerca da Ciência da Informação e paradigma social da informação, o polo teórico discute a Arquitetura da Informação e as ecologias informacionais complexas, as estruturas, espaços e os ambientes dos museus, e a Museologia sob uma perspectiva sociocultural. O polo técnico elucida os procedimentos metodológicos, na qual possui uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e bibliográfica, valendo-se do método etnográfico para a coleta, análise e discussão dos resultados. Os museus integraram ao seu cotidiano elementos tecnológicos, o que trouxe a exigência de repensar o acesso, a representação e uso da informação nesses ambientes. Os volumes informacionais que são apresentados e representados por meio de exposições e objetos museológicos estão interligados por diversos canais, mídias, espaços, ambientes ligados holisticamente pela informação e necessitam de uma estrutura efetiva para que os sujeitos consigam se localizar e utilizar desses ambientes com efetividade. A investigação que propomos nessa tese é orientada por uma fundamentação teórica e metodológica baseada no conhecimento de Ciência da Informação e da Museologia, tendo como objetivo geral propor um modelo de ecologia informacional complexa para museus. Os objetivos específicos são: relacionar as funções estruturais dos museus com as ecologias informacionais complexas; apresentar e descrever o modelo de ecologia informacional complexa para museus e aplicar o modelo proposto no Museu da Diversidade Sexual da cidade de São Paulo, buscando compreender um possível funcionamento ecológico nesse ambiente. Uma estruturação de ambientes em museus por meio dos estudos das ecologias informacionais complexas permite que os sujeitos informacionais tenham acesso às experiências cross-channel em museus, por meio de um acesso efetivo e holístico. No contexto do polo morfológico apresentamos o relacionamento dos museus no contexto das ecologias informacionais complexas, bem como as funções dos museus nesse contexto. Nesse diálogo em específico destacamos a comunicação museológica como subárea que dialoga com todas as estruturas da ecologia. O modelo proposto, por sua vez, apresenta quatro etapas em sua composição de modo a permitir a sistematização em museus de pequeno e médio porte. A aplicação do modelo de ecologia no Museu da Diversidade permitiu conhecer a realidade do Museu da Diversidade Sexual, bem como propor diretrizes para melhoria em sua ecologia informacional complexa. Conclui-se que a estruturação das ecologias informacionais complexas, ao serem aplicadas no contexto dos museus, amplia as possibilidades de otimização de acesso aos sujeitos informacionais que utilizam os ambientes digitais, analógicos e as tecnologias.
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O polo epistemológico apresenta uma reflexão acerca da Ciência da Informação e paradigma social da informação, o polo teórico discute a Arquitetura da Informação e as ecologias informacionais complexas, as estruturas, espaços e os ambientes dos museus, e a Museologia sob uma perspectiva sociocultural. O polo técnico elucida os procedimentos metodológicos, na qual possui uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e bibliográfica, valendo-se do método etnográfico para a coleta, análise e discussão dos resultados. Os museus integraram ao seu cotidiano elementos tecnológicos, o que trouxe a exigência de repensar o acesso, a representação e uso da informação nesses ambientes. Os volumes informacionais que são apresentados e representados por meio de exposições e objetos museológicos estão interligados por diversos canais, mídias, espaços, ambientes ligados holisticamente pela informação e necessitam de uma estrutura efetiva para que os sujeitos consigam se localizar e utilizar desses ambientes com efetividade. A investigação que propomos nessa tese é orientada por uma fundamentação teórica e metodológica baseada no conhecimento de Ciência da Informação e da Museologia, tendo como objetivo geral propor um modelo de ecologia informacional complexa para museus. Os objetivos específicos são: relacionar as funções estruturais dos museus com as ecologias informacionais complexas; apresentar e descrever o modelo de ecologia informacional complexa para museus e aplicar o modelo proposto no Museu da Diversidade Sexual da cidade de São Paulo, buscando compreender um possível funcionamento ecológico nesse ambiente. Uma estruturação de ambientes em museus por meio dos estudos das ecologias informacionais complexas permite que os sujeitos informacionais tenham acesso às experiências cross-channel em museus, por meio de um acesso efetivo e holístico. No contexto do polo morfológico apresentamos o relacionamento dos museus no contexto das ecologias informacionais complexas, bem como as funções dos museus nesse contexto. Nesse diálogo em específico destacamos a comunicação museológica como subárea que dialoga com todas as estruturas da ecologia. O modelo proposto, por sua vez, apresenta quatro etapas em sua composição de modo a permitir a sistematização em museus de pequeno e médio porte. A aplicação do modelo de ecologia no Museu da Diversidade permitiu conhecer a realidade do Museu da Diversidade Sexual, bem como propor diretrizes para melhoria em sua ecologia informacional complexa. Conclui-se que a estruturação das ecologias informacionais complexas, ao serem aplicadas no contexto dos museus, amplia as possibilidades de otimização de acesso aos sujeitos informacionais que utilizam os ambientes digitais, analógicos e as tecnologias.This doctoral thesis presents the proposal of a procedural model of complex informational ecology for Museums entitled MEIC-M. The research is outlined through the quadripolar method, represented by four investigative poles: epistemological pole, theoretical pole, technical, and morphological pole, through a theoretical contribution of information science and museology. The epistemological pole presents a reflection on information science and the social paradigm of information, the theoretical pole discusses Information architecture and complex informational ecologies, the structures, spaces, and environments of museums, and museology from a sociocultural perspective. The technical pole elucidates the methodological procedures, in which it has a qualitative approach of the exploratory and bibliographical type, using the ethnographic method for the collection, analysis, and discussion of the results. museums have integrated technological elements into their daily lives, which brought the necessity to rethink access, representation, and use of information in these environments. The informational volumes that are presented and represented through exhibitions and museum objects are interconnected, through different channels, media, spaces, environments holistically linked by information and require an effective structure in order to the subjects can locate and use these environments effectively. The investigation that we propose in this thesis is guided by a theoretical and methodological foundation based on the knowledge of information science and museology, having as general objective the proposal of a model of complex informational ecology for museums. The specific objectives are: to relate the museum structural functions with complex informational ecologies; present and describe the complex informational ecology model for museums, and apply the proposed model in the Museum of Sexual Diversity in the city of São Paulo, seeking to understand a possible ecological functioning in this environment. Certainly, a structuring of environments in museums through studies of complex informational ecologies allow informational subjects to have access to cross-channel experiences in museums, through optimized access. In the context of the morphological pole, we present the relationship of museums in the context of complex informational ecologies, as well as the subareas of museology in this context. In this specific dialogue, we highlight museological communication as a subarea that dialogues with all structures of ecology. The proposed model, in turn, presents four stages in its composition in order to allow the systematization in small and medium-sized museums. The application of the ecology model in the Museum of Diversity made it possible to know the reality of the Museum of Sexual Diversity, as well as to propose guidelines for improving its complex informational ecology. It is concluded that the structuring of complex informational ecologies when applied in the context of museums expand the possibilities of optimizing access to informational subjects who use digital and analog environments and technologies.Esta tesis doctoral presenta la propuesta de un modelo procedimental de ecología informacional compleja para museos, denominado MEIC-M. La investigación se plantea a través del método cuadripolar, representado por cuatro polos investigativos, polo epistemológico, polo teórico, polo técnico y polo morfológico, a través de un aporte teórico de las ciencias de la información y la museología. El polo epistemológico presenta una reflexión sobre las ciencias de la información y el paradigma social de la información, el polo teórico discute la arquitectura de la Información y las ecologías informacionales complejas, las estructuras, espacios y ambientes de los museos, y la museología desde una perspectiva sociocultural. El polo técnico aclara los procedimientos metodológicos, en los que tiene un enfoque cualitativo, de tipo exploratorio y bibliográfico, utilizando el método etnográfico para la recolección, análisis y discusión de los resultados. Los museos han integrado elementos tecnológicos en su vida cotidiana, lo que trajo la necesidad de repensar el acceso, la representación y el uso de la información en estos entornos. Los volúmenes informativos que se presentan y representan a través de exposiciones y objetos de museo están interconectados, a través de diferentes canales, medios, espacios, entornos vinculados holísticamente por la información y requieren una estructura efectiva para que los sujetos puedan ubicar y utilizar estos entornos de manera efectiva. La investigación que proponemos en esta tesis guiada por una fundamentación teórica y metodológica basada en conocimientos de ciencias de la información y museología, tiene como objetivo general proponer un modelo de ecología informacional compleja para museos. Los objetivos específicos son: relacionar las subáreas de la museología con las ecologías informacionales complejas; presentar y describir el modelo de ecología informacional compleja para museos y aplicar el modelo propuesto en el Museo de la Diversidad Sexual de la ciudad de São Paulo, buscando comprender un posible funcionamiento ecológico en este ambiente. Ciertamente, una estructuración de ambientes en museos a través de estudios de ecologías informacionales complejas, permite que los sujetos informacionales tengan acceso a experiencias de canales cruzados en museos, a través de un acceso optimizado. En el contexto del polo morfológico, presentamos la relación de los museos en el contexto de las ecologías informacionales complejas, así como las subáreas de la museología en este contexto. En este diálogo específico, destacamos la comunicación museológica como una subárea que dialoga con todas las estructuras de la ecología. El modelo propuesto, a su vez, presenta cuatro etapas en su composición para permitir la sistematización en museos pequeños y medianos. La aplicación del modelo de ecología en el museo de la diversidad permitió conocer la realidad del Museo de la Diversidad Sexual, así como proponer pautas para mejorar su compleja ecología informacional. Se concluye que la estructuración de ecologías informacionales complejas cuando se aplica en el contexto de los museos amplía las posibilidades de optimizar el acceso a los sujetos informacionales que utilizan entornos y tecnologías digitales y analógicas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martínez-Ávila, Daniel [UNESP]Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Jean Fernandes2023-05-24T20:03:26Z2023-05-24T20:03:26Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBRITO, Jean Fernandes. Ecologia informacional complexa em museus: tessituras teóricas e proposta de modelo. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24366333004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:32:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243663Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:32:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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