Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Juliana Ferreira da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carrara, Kester [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
http://hdl.handle.net/11449/130399
Resumo: Este estudo baseou-se no pressuposto de que os professores constituem importantes modelos e funcionam como ambiente social relevante para a emissão de comportamentos de seus alunos. Nessa perspectiva, avaliou o efeito de um programa instrucional desenvolvido com duas professoras do ensino fundamental sobre a aquisição, por seus alunos, de repertórios fundamentais para o desenvolvimento de relações interpessoais condizentes com o exercício da cidadania. O programa consistiu na apresentação de comportamentos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo e pedir mudança de comportamento, que visavam instruir as professoras à aplicação e habilidades requeridas em áreas do funcionamento socioafetivo coerentes com comportamentos pró-éticos e pró-sociais de seus alunos. Os efeitos do procedimento de capacitação foram verificados a partir das avaliações de desempenho dos alunos antes e depois da etapa de intervenção. Os resultados obtidos sugerem que a intervenção com as professoras foi efetiva no desenvolvimento de repertório de comportamentos pró-éticos das crianças.
id UNSP_d500aacb33ac55411879f6c58d15e7ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/130399
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-alunoFormación ética para la ciudadanía: reorganizando contingencias en la interacción profesor-alumnoEthical development to the citizenship: reorganizing contingencies in interaction teacher-studentCidadaniaPolíticas públicasHabilidades sociaisCiudadaníaPolíticas públicasHabilidades socialesCitizenshipPublic policiesSocial skillsEste estudo baseou-se no pressuposto de que os professores constituem importantes modelos e funcionam como ambiente social relevante para a emissão de comportamentos de seus alunos. Nessa perspectiva, avaliou o efeito de um programa instrucional desenvolvido com duas professoras do ensino fundamental sobre a aquisição, por seus alunos, de repertórios fundamentais para o desenvolvimento de relações interpessoais condizentes com o exercício da cidadania. O programa consistiu na apresentação de comportamentos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo e pedir mudança de comportamento, que visavam instruir as professoras à aplicação e habilidades requeridas em áreas do funcionamento socioafetivo coerentes com comportamentos pró-éticos e pró-sociais de seus alunos. Os efeitos do procedimento de capacitação foram verificados a partir das avaliações de desempenho dos alunos antes e depois da etapa de intervenção. Os resultados obtidos sugerem que a intervenção com as professoras foi efetiva no desenvolvimento de repertório de comportamentos pró-éticos das crianças.Este estudio se basa en el supuesto de que los profesores constituyen importantes modelos y funcionan como ambiente social relevante para la emisión de comportamientos de sus alumnos. Bajo esta perspectiva, se evaluó el efecto de un programa instructivo desarrollado con dos profesoras de enseñanza básica sobre la adquisición, por parte de sus alumnos, de repertorios fundamentales para el desarrollo de relaciones interpersonales coherentes con el ejercicio de ciudadanía. El programa consistió en la presentación de comportamientos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo y pedir cambio de comportamiento, que buscaban instruir las profesoras para la aplicación de habilidades requeridas en áreas de funcionamiento socio-afectivo coherentes con comportamientos pro-éticos y pro-sociales de sus alumnos. Los efectos del procedimiento de capacitación se verificaron a partir de las evaluaciones de rendimiento de los alumnos antes y después de la etapa de intervención. Los resultados obtenidos sugieren que la intervención con las profesoras fue efectiva en el desarrollo de repertorio de comportamientos pro-éticos de los niños.In this work we argue that teachers are important and relevant standards that may influence on their students behavior. In this sense, we evaluate a teaching program, developed with Elementary school teachers. We observe the purchase by students of important fundamental repertoire to the development of interpersonal relation according to the citizenship practice. The program was made by a presenting skilful social behavior such as, praising, giving positive feedback, asking a behavior's change that aimed to teach teachers how to apply the desired skills on affective social work., according to pro-ethical and pro-social behaviou with their students. The students' procedures were verified before and after the intervention's stage. The results suggest that the interaction with teachers were effective on the childen's pro-ethics repertoire.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista curso de Formação de PsicólogosUNESP Departamento de Psicologia Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e AprendizagemUniversidade Estadual Paulista curso de Formação de PsicólogosUNESP Departamento de Psicologia Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e AprendizagemAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Juliana Ferreira da [UNESP]Carrara, Kester [UNESP]2014-05-20T15:17:00Z2014-05-20T15:17:00Z2011-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article221-230application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=enPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 15, n. 2, p. 221-230, 2011.1413-8557http://hdl.handle.net/11449/13039910.1590/S1413-85572011000200004S1413-85572011000200004S1413-85572011000200004.pdf4654377716651363SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia Escolar e Educacional0,225info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T18:36:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/130399Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T18:36:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno
Formación ética para la ciudadanía: reorganizando contingencias en la interacción profesor-alumno
Ethical development to the citizenship: reorganizing contingencies in interaction teacher-student
title Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno
spellingShingle Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno
Rocha, Juliana Ferreira da [UNESP]
Cidadania
Políticas públicas
Habilidades sociais
Ciudadanía
Políticas públicas
Habilidades sociales
Citizenship
Public policies
Social skills
title_short Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno
title_full Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno
title_fullStr Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno
title_full_unstemmed Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno
title_sort Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno
author Rocha, Juliana Ferreira da [UNESP]
author_facet Rocha, Juliana Ferreira da [UNESP]
Carrara, Kester [UNESP]
author_role author
author2 Carrara, Kester [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Juliana Ferreira da [UNESP]
Carrara, Kester [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Políticas públicas
Habilidades sociais
Ciudadanía
Políticas públicas
Habilidades sociales
Citizenship
Public policies
Social skills
topic Cidadania
Políticas públicas
Habilidades sociais
Ciudadanía
Políticas públicas
Habilidades sociales
Citizenship
Public policies
Social skills
description Este estudo baseou-se no pressuposto de que os professores constituem importantes modelos e funcionam como ambiente social relevante para a emissão de comportamentos de seus alunos. Nessa perspectiva, avaliou o efeito de um programa instrucional desenvolvido com duas professoras do ensino fundamental sobre a aquisição, por seus alunos, de repertórios fundamentais para o desenvolvimento de relações interpessoais condizentes com o exercício da cidadania. O programa consistiu na apresentação de comportamentos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo e pedir mudança de comportamento, que visavam instruir as professoras à aplicação e habilidades requeridas em áreas do funcionamento socioafetivo coerentes com comportamentos pró-éticos e pró-sociais de seus alunos. Os efeitos do procedimento de capacitação foram verificados a partir das avaliações de desempenho dos alunos antes e depois da etapa de intervenção. Os resultados obtidos sugerem que a intervenção com as professoras foi efetiva no desenvolvimento de repertório de comportamentos pró-éticos das crianças.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
2014-05-20T15:17:00Z
2014-05-20T15:17:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 15, n. 2, p. 221-230, 2011.
1413-8557
http://hdl.handle.net/11449/130399
10.1590/S1413-85572011000200004
S1413-85572011000200004
S1413-85572011000200004.pdf
4654377716651363
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
http://hdl.handle.net/11449/130399
identifier_str_mv Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 15, n. 2, p. 221-230, 2011.
1413-8557
10.1590/S1413-85572011000200004
S1413-85572011000200004
S1413-85572011000200004.pdf
4654377716651363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional
0,225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 221-230
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128184622776320