Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=en http://hdl.handle.net/11449/130399 |
Resumo: | Este estudo baseou-se no pressuposto de que os professores constituem importantes modelos e funcionam como ambiente social relevante para a emissão de comportamentos de seus alunos. Nessa perspectiva, avaliou o efeito de um programa instrucional desenvolvido com duas professoras do ensino fundamental sobre a aquisição, por seus alunos, de repertórios fundamentais para o desenvolvimento de relações interpessoais condizentes com o exercício da cidadania. O programa consistiu na apresentação de comportamentos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo e pedir mudança de comportamento, que visavam instruir as professoras à aplicação e habilidades requeridas em áreas do funcionamento socioafetivo coerentes com comportamentos pró-éticos e pró-sociais de seus alunos. Os efeitos do procedimento de capacitação foram verificados a partir das avaliações de desempenho dos alunos antes e depois da etapa de intervenção. Os resultados obtidos sugerem que a intervenção com as professoras foi efetiva no desenvolvimento de repertório de comportamentos pró-éticos das crianças. |
id |
UNSP_d500aacb33ac55411879f6c58d15e7ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/130399 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-alunoFormación ética para la ciudadanía: reorganizando contingencias en la interacción profesor-alumnoEthical development to the citizenship: reorganizing contingencies in interaction teacher-studentCidadaniaPolíticas públicasHabilidades sociaisCiudadaníaPolíticas públicasHabilidades socialesCitizenshipPublic policiesSocial skillsEste estudo baseou-se no pressuposto de que os professores constituem importantes modelos e funcionam como ambiente social relevante para a emissão de comportamentos de seus alunos. Nessa perspectiva, avaliou o efeito de um programa instrucional desenvolvido com duas professoras do ensino fundamental sobre a aquisição, por seus alunos, de repertórios fundamentais para o desenvolvimento de relações interpessoais condizentes com o exercício da cidadania. O programa consistiu na apresentação de comportamentos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo e pedir mudança de comportamento, que visavam instruir as professoras à aplicação e habilidades requeridas em áreas do funcionamento socioafetivo coerentes com comportamentos pró-éticos e pró-sociais de seus alunos. Os efeitos do procedimento de capacitação foram verificados a partir das avaliações de desempenho dos alunos antes e depois da etapa de intervenção. Os resultados obtidos sugerem que a intervenção com as professoras foi efetiva no desenvolvimento de repertório de comportamentos pró-éticos das crianças.Este estudio se basa en el supuesto de que los profesores constituyen importantes modelos y funcionan como ambiente social relevante para la emisión de comportamientos de sus alumnos. Bajo esta perspectiva, se evaluó el efecto de un programa instructivo desarrollado con dos profesoras de enseñanza básica sobre la adquisición, por parte de sus alumnos, de repertorios fundamentales para el desarrollo de relaciones interpersonales coherentes con el ejercicio de ciudadanía. El programa consistió en la presentación de comportamientos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo y pedir cambio de comportamiento, que buscaban instruir las profesoras para la aplicación de habilidades requeridas en áreas de funcionamiento socio-afectivo coherentes con comportamientos pro-éticos y pro-sociales de sus alumnos. Los efectos del procedimiento de capacitación se verificaron a partir de las evaluaciones de rendimiento de los alumnos antes y después de la etapa de intervención. Los resultados obtenidos sugieren que la intervención con las profesoras fue efectiva en el desarrollo de repertorio de comportamientos pro-éticos de los niños.In this work we argue that teachers are important and relevant standards that may influence on their students behavior. In this sense, we evaluate a teaching program, developed with Elementary school teachers. We observe the purchase by students of important fundamental repertoire to the development of interpersonal relation according to the citizenship practice. The program was made by a presenting skilful social behavior such as, praising, giving positive feedback, asking a behavior's change that aimed to teach teachers how to apply the desired skills on affective social work., according to pro-ethical and pro-social behaviou with their students. The students' procedures were verified before and after the intervention's stage. The results suggest that the interaction with teachers were effective on the childen's pro-ethics repertoire.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista curso de Formação de PsicólogosUNESP Departamento de Psicologia Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e AprendizagemUniversidade Estadual Paulista curso de Formação de PsicólogosUNESP Departamento de Psicologia Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e AprendizagemAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Juliana Ferreira da [UNESP]Carrara, Kester [UNESP]2014-05-20T15:17:00Z2014-05-20T15:17:00Z2011-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article221-230application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=enPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 15, n. 2, p. 221-230, 2011.1413-8557http://hdl.handle.net/11449/13039910.1590/S1413-85572011000200004S1413-85572011000200004S1413-85572011000200004.pdf4654377716651363SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia Escolar e Educacional0,225info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T18:36:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/130399Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T18:36:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno Formación ética para la ciudadanía: reorganizando contingencias en la interacción profesor-alumno Ethical development to the citizenship: reorganizing contingencies in interaction teacher-student |
title |
Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno |
spellingShingle |
Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno Rocha, Juliana Ferreira da [UNESP] Cidadania Políticas públicas Habilidades sociais Ciudadanía Políticas públicas Habilidades sociales Citizenship Public policies Social skills |
title_short |
Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno |
title_full |
Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno |
title_fullStr |
Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno |
title_full_unstemmed |
Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno |
title_sort |
Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno |
author |
Rocha, Juliana Ferreira da [UNESP] |
author_facet |
Rocha, Juliana Ferreira da [UNESP] Carrara, Kester [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carrara, Kester [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Juliana Ferreira da [UNESP] Carrara, Kester [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Políticas públicas Habilidades sociais Ciudadanía Políticas públicas Habilidades sociales Citizenship Public policies Social skills |
topic |
Cidadania Políticas públicas Habilidades sociais Ciudadanía Políticas públicas Habilidades sociales Citizenship Public policies Social skills |
description |
Este estudo baseou-se no pressuposto de que os professores constituem importantes modelos e funcionam como ambiente social relevante para a emissão de comportamentos de seus alunos. Nessa perspectiva, avaliou o efeito de um programa instrucional desenvolvido com duas professoras do ensino fundamental sobre a aquisição, por seus alunos, de repertórios fundamentais para o desenvolvimento de relações interpessoais condizentes com o exercício da cidadania. O programa consistiu na apresentação de comportamentos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo e pedir mudança de comportamento, que visavam instruir as professoras à aplicação e habilidades requeridas em áreas do funcionamento socioafetivo coerentes com comportamentos pró-éticos e pró-sociais de seus alunos. Os efeitos do procedimento de capacitação foram verificados a partir das avaliações de desempenho dos alunos antes e depois da etapa de intervenção. Os resultados obtidos sugerem que a intervenção com as professoras foi efetiva no desenvolvimento de repertório de comportamentos pró-éticos das crianças. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 2014-05-20T15:17:00Z 2014-05-20T15:17:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=en Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 15, n. 2, p. 221-230, 2011. 1413-8557 http://hdl.handle.net/11449/130399 10.1590/S1413-85572011000200004 S1413-85572011000200004 S1413-85572011000200004.pdf 4654377716651363 |
url |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=en http://hdl.handle.net/11449/130399 |
identifier_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 15, n. 2, p. 221-230, 2011. 1413-8557 10.1590/S1413-85572011000200004 S1413-85572011000200004 S1413-85572011000200004.pdf 4654377716651363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional 0,225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
221-230 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128184622776320 |